Nas figuras 1 e 2, abaixo, estão representados os ciclos de duas endemias que ocorrem no Brasil.
Quais são, respectivamente, as doenças representadas nas figuras 1 e 2?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
A palavra
Tanto que tenho falado, tanto que tenho escrito − como não imaginar que, sem querer, feri
alguém? Às vezes sinto, numa pessoa que acabo de conhecer, uma hostilidade surda, ou uma
reticência de mágoas. Imprudente ofício é este, de viver em voz alta.
Às vezes, também a gente tem o consolo de saber que alguma coisa que se disse por acaso
[5] ajudou alguém a se reconciliar consigo mesmo ou com a sua vida de cada dia; a sonhar um
pouco, a sentir uma vontade de fazer alguma coisa boa.
Agora sei que outro dia eu disse uma palavra que fez bem a alguém. Nunca saberei que palavra
foi; deve ter sido alguma frase espontânea e distraída que eu disse com naturalidade porque
senti no momento − e depois esqueci.
[10] Tenho uma amiga que certa vez ganhou um canário, e o canário não cantava. Deram-lhe receitas
para fazer o canário cantar; que falasse com ele, cantarolasse, batesse alguma coisa ao piano;
que pusesse a gaiola perto quando trabalhasse em sua máquina de costura; que arranjasse para
lhe fazer companhia, algum tempo, outro canário cantador; até mesmo que ligasse o rádio um
pouco alto durante uma transmissão de jogo de futebol... mas o canário não cantava.
[15] Um dia a minha amiga estava sozinha em casa, distraída, e assobiou uma pequena frase melódica
de Beethoven − e o canário começou a cantar alegremente. Haveria alguma secreta ligação entre
a alma do velho artista morto e o pequeno pássaro cor de ouro?
Alguma coisa que eu disse distraído − talvez palavras de algum poeta antigo − foi despertar
melodias esquecidas dentro da alma de alguém. Foi como se a gente soubesse que de repente,
[20] num reino muito distante, uma princesa muito triste tivesse sorrido. E isso fizesse bem ao coração
do povo; iluminasse um pouco as suas pobres choupanas e as suas remotas esperanças.
RUBEM BRAGA PROENÇA FILHO, Domício (org.). Pequena antologia do Braga. Rio de Janeiro: Record, 1997
Às vezes, também (l. 4)
Ao estabelecer coesão entre os dois primeiros parágrafos, a palavra “também”, nesse
contexto, expressa determinado sentido.
Considerando esse sentido, “também” poderia ser substituído pela seguinte expressão:
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
Porta dos Fundos: contrato vitalício
Diretor: Ian SBF;
Tempo: 1 h 46 min;
Brasil, 2016.
O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos, conhecido por seus mais de 12 milhões de assinantes no YouTube, estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet. O desafio do grupo foi transformar os vídeos curtos em um longa para o cinema, que, apesar de grande investimento do elenco e dos produtores, não empolga tanto. O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier), que, vencedores em Cannes, no auge de suas carreiras, decidem assinar um contrato vitalício em que o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel. A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos: uma famosa blogueira, um jornalista de fofoca, um agente de celebridades, uma diretora de elenco radical, um detetive, um ajudante e atores. O ponto forte do filme é satirizar justamente o mundo das celebridades da internet e do cinema, ou seja, eles mesmos neste momento.
Disponível em: www.criticasdefilmes.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).
Nesse texto, um trecho que traz uma marca linguística da função avaliativa da resenha é
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Essa imagem foi feita pelo pintor alemão Johann Moritz Rugendas, que esteve no Brasil no século XIX. O pintor produziu um grande material sobre a fauna, a flora e os habitantes do Brasil. Na imagem reproduzida acima, Rugendas retrata:
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