Leia o outdoor publicitário a seguir e responda às questões
Leia o trecho a seguir.
“ Faça como a Poliana, seja rápido com a água.”
Observando os verbos grifados nesse trecho, escreva o nome do modo verbal (indicativo, subjuntivo ou imperativo) muito usado nas propagandas para conquistar e indicar a ação que deve ser usada pelos clientes.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Leia o trecho abaixo e, depois, observe a imagem.
A quem interessavam as navegações?
Os impulsos básicos por trás do que se conhece como a ‘Era dos Descobrimentos’ sem dúvida surgiram de uma mistura de fatores religiosos, econômicos, estratégicos e políticos, é claro que nem sempre nas mesmas proporções.
BOXER, Charles. O império marítimo português. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 33.
Trecho do Atlas Miller, de 1519
Considerando o texto e os detalhes do mapa, é possível interpretar que os interesses da expansão marítima consistiam, principalmente, em [MISSING IMAGE: , ]
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(MACKENZIE) A respeito do coração, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Em uma disputa de rali, dois jipes partem de um lugarejo e deslocam-se por uma estrada de barro comum aos dois veículos. O gráfico a seguir mostra que distâncias foram percorridas pelos pilotos em função do tempo.
Ao observar o gráfico, pode-se concluir que primeiro o jipe que partir, foi alcançado pelo outro ao percorrer aproximadamente
- Física
Força do campo elétrico
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
(CFTRJ) O novo papel das moscas
Usos científicos de dípteros ajuda a mudar imagem negativa desses insetos.
Já imaginou ter a capacidade de sentir um odor a mais de 40 km de distância? Equivale a estar em Jacarepaguá e detectar um peixe assado na brasa no mercado São Pedro em Niterói. Esta façanha é facilmente realizada por algumas espécies de moscas. No entanto, as moscas sempre foram vistas como responsáveis por problemas de saúde pública, por carregar em seus corpos vários microrganismos que podem causar doenças muito graves no homem. Nos últimos tempos, porém, elas vêm exercendo um novo papel: seu uso na elucidação de crimes vem fazendo com que sejam vistas com outros olhos por pesquisadores e mesmo pela população.
A novidade está na ajuda preciosa que estes insetos fornecem na coleta de informações importantes na reconstrução da cena do crime. Um cadáver, de acordo com seu estado de decomposição, apresenta diferentes graus de “atratividade” para diferentes espécies de insetos necrófagos. Logo, ocorre uma sucessão ecológica de colonização do cadáver, e ao se identificar as espécies presentes e/ou seu grau de desenvolvimento, pode-se inferir o tempo decorrido da morte, as condições ambientais e até o local. Por exemplo, a presença de determinada espécie de mosca implica um intervalo de morte de alguns dias, enquanto a presença de certos tipos de besouro pode indicar uma morte ocorrida há no mínimo dois meses.
Adaptado de http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2005/220
Sobre as moscas podemos afirmar que: