Analise o cartaz a seguir e responda às questões
Escreva o enunciado do cartaz com ortografia e coerência adequadas que atendam à proposta de sentido prevista no cartaz.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Leia a anedota de Ziraldo e indique a opção que corresponde aos tipos de predicado presentes na fala atribuída à professora, obedecendo à ordem em que eles aparecem no texto:
A inspetora da escola visitando todas as turmas quando o Juquinha levou um tombo no corredor e berrou todos os palavrões que conhecia.
Escandalizada, a inspetora perguntou:
– Onde essa criança aprendeu tanto palavrão?
E a professora, muito sem graça:
– Aprendeu nada! Isso é dom natural.
(Fonte: Ziraldo. Mais anedotinhas do Bichinho da Maçã. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1993. p. 10-11)
- História
Em meados do século o negócio dos metais não ocuparia senão o terço, ou bem menos, da população. O grosso dessa gente compõe-se de mercadores de tenda aberta, oficiais dos mais variados ofícios, boticários, prestamistas, estalajadeiros, taberneiros, advogados, médicos, cirurgiões-barbeiros, burocratas, clérigos, mestres-escolas, tropeiros, soldados da milícia paga. Sem falar nos escravos, cujo total, segundo os documentos da época, ascendia a mais de cem mil. A necessidade de abastecer-se toda essa gente provocava a formação de grandes currais; a própria lavoura ganhava alento novo.
(Sérgio Buarque de Holanda. “Metais e pedras preciosas”. História geral da civilização brasileira, vol. 2, 1960. Adaptado.)
De acordo com o excerto, é correto concluir que a extração de metais preciosos em Minas Gerais no século XVIII:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Comparando os direitos concedidos pela Constituição de 1988 aos povos indígenas e o processo histórico brasileiro, observamos avanços sociais e políticos na questão indígena, mas há também permanências.
Apresente um avanço e uma permanência social e política na questão indígena no Brasil atualmente.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como a escola descrita é classificada?
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UEL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A figura acima se insere em um momento histórico marcado por inúmeras transformações científicas, tecnológicas e culturais.
Com base nessas transformações e nos conhecimentos sobre cultura e ciência na Idade Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A imprensa de tipos ou caracteres móveis restringiu a disseminação das informações científicas e culturais por meio da censura realizada pelo aparato estatal.
II. Por meio do ensino do latim e da autorização da interpretação dos dogmas pelos fiéis, a Igreja Católica disseminou os conhecimentos bíblicos para a população.
III. O método científico baseado na experiência, na observação e na verificação buscou as regularidades, estabelecendo certezas científicas sobre a natureza.
IV. Os Bizantinos e os Islâmicos preservaram os valores clássicos da cultura greco-romana, e o antropocentrismo constituiu-se em um modelo de proporções exatas.
Assinale a alternativa correta.