Analise o cartaz a seguir e responda às questões
Escreva o enunciado do cartaz com ortografia e coerência adequadas que atendam à proposta de sentido prevista no cartaz.
Questões relacionadas
- História | B. Roma
(UFTM) Imperador de Roma entre 253 e 260, Valeriano escreveu:
Não consideramos que os coloni [colonos] tenham a liberdade de abandonar a terra à qual estão presos por sua situação e nascimento. Se o fizerem, que sejam trazidos de volta, acorrentados e castigados.
(Apud Gordon V. Childe. O que aconteceu na história, 1973.)
A determinação imperial ocorreu
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Tensoativos são compostos orgânicos que possuem comportamento anfifílico, isto é, possuem duas regiões, uma hidrofóbica e outra hidrofílica. O principal tensoativo aniônico sintético surgiu na década de 1940 e teve grande aceitação no mercado de detergentes em razão do melhor desempenho comparado ao do sabão. No entanto, o uso desse produto provocou grandes problemas ambientais, dentre eles a resistência à degradação biológica, por causa dos diversos carbonos terciários na cadeia que compõe a porção hidrofóbica desse tensoativo aniônico. As ramificações na cadeia dificultam sua degradação, levando à persistência no meio ambiente por longos períodos. Isso levou a sua substituição na maioria dos países por tensoativos biodegradáveis, ou seja, com cadeias alquílicas lineares.
PENTEADO, J. C. P.; EL SEOUD, O. A.; CARVALHO, L. R. F. [ ... ]:uma abordagem ambiental e analítica. Química Nova, n. 5, 2006 (adaptado).
Qual a fórmula estrutural do tensoativo persistente no ambiente mencionado no texto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Ainda no primeiro quadrinho, é correto afirmar que, na fala de Sally,
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
O kite é um esporte incrível que cresce e ganha popularidade pelos ‘cantinhos com vento’ ao redor do mundo. Liberdade, adrenalina, saúde e contato com a natureza...são muitos os motivos para aprender o kitesurf! Vamos enumerar alguns desses motivos para encorajar e motivar a galera que ainda está se perguntando alguns ‘POR QUÊS’!
1º Contato com a natureza
O kite, em sua essência, conecta as pessoas com a água e com o vento. Dois elementos e forças poderosíssimas da natureza que revigoram as energias de qualquer ser vivo.
2º Desbravar e conhecer novos picos
O velejador sempre busca diferentes maneiras para viver sua experiência preferida: velejar!
Por isso, vai em busca de novos destinos, lugares onde o vento sopra e, consequentemente, desfruta de paisagens alucinantes e únicas que fazem tudo valer a pena.
(photo: Albrecht Fietz em Pixabay)
3º Conhecer novas culturas e amizades
No pico de kite, o interesse comum da galera é: ‘e aí...que horas entra o vento?!’.
Nesse ambiente, novas amizades e boas risadas acabam surgindo. O alto astral está sempre presente e a troca de conhecimento e bons momentos é fruto de quem vive o kite.
4° Um esporte democrático e inclusivo
Desde crianças que parecem ‘super heróis atômicos’ até os mais idosos que, com certeza, também são super guerreiros! Homens, mulheres, baixos, altos, magrinhos e gordinhos, o kitesurf abrange diferentes portes físicos e uma faixa etária enorme, garantindo diversão a todos. Basta ter força de vontade para aprender!
5º ‘Cabeça feita’, com certeza!
Dar um velejo é ‘fazer a cabeça’. Bastam alguns bordinhos para lá e para cá, que a pessoa já se sente mais leve e relaxada. O kite proporciona uma satisfação para o corpo e mente, ótimo para desestressar da rotina e liberar tensões. Uma válvula, perfeitamente, saudável.
6º Adrenalina máxima ou puro relax
São muitas as modalidades dentro do esporte. Das piruetas mais malucas às corridas mais velozes, dos saltos que são verdadeiros voos aos ‘tubos’ das ondas mais insanas. Ou também, só descer ‘de boa’ no sentido do vento, vislumbrando as paisagens mais paradisíacas em um fantástico downwind. A verdade é que o kite pode trazer diferentes experiências para diferentes gostos. Vale ir provando e descobrindo do que mais curte!
7º Hobby, lifestyle ou trabalho
O kite pode ser um passatempo, um esporte para relaxar e curtir nas férias ou tempo livre. Mas tem aqueles (tipo a gente!) que o ‘bichinho pica’ e pronto! Bate uma brisinha, tem um tempinho sobrando: bóra velejar! Lifestyle total.
Fora quem escolhe o esporte como profissão, trabalhar com aulas, organizar trips e ‘viver de vento’!
8º Um esporte bonito, sustentável e único
Aquelas pipas colorindo o céu formam um cenário alucinante quando harmonizam com o pôr do sol. Já viu ou imaginou isso?!
O esporte é sustentável, usa energia limpa, alavanca a economia em diversas regiões através do turismo de aventura, gera renda para muitas pessoas e famílias e fomentar em seu público a essa consciência ambiental e social.
Só quem dá aquele ‘primeiro bordo’ sobre a água, vive uma sensação que não dá para esquecer nunca mais: é kitesurf!
Disponível em: https://localkiteboarding.com. Acesso em: 15 maio 2021.
O esporte pode ser considerado de diferentes maneiras por quem o pratica: uma ferramenta para a promoção da saúde, um estilo de vida, uma forma de interação social, por exemplo. O kitesurf pode ser considerado modalidade que minimiza discursos de intolerância quando
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Um laboratório realizou um teste para calcular a velocidade de reprodução de um tipo de bactéria. Para tanto, realizou um experimento para observar a reprodução de uma quantidade x dessas bactérias por um período de duas horas. Após esse período, constava no habitáculo do experimento uma população de 189.440 da citada bactéria. Constatou-se, assim, que a população de bactérias dobrava a cada 0,25 hora. A quantidade inicial de bactérias era de