Um laboratório realizou um teste para calcular a velocidade de reprodução de um tipo de bactéria. Para tanto, realizou um experimento para observar a reprodução de uma quantidade x dessas bactérias por um período de duas horas. Após esse período, constava no habitáculo do experimento uma população de 189.440 da citada bactéria. Constatou-se, assim, que a população de bactérias dobrava a cada 0,25 hora. A quantidade inicial de bactérias era de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado.Acesso em: 08 out. 2012.
Leia a frase a seguir.
“Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa...”
Identifique o referente do pronome suas na frase apresentada.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Seu nome científico é Bombusterrestris, e ela já tem uma alcunha popular nacional antes mesmo de desembarcar por aqui: mamangava-de-cauda-branca. Nativa do continente europeu, essa abelha está a caminho do Brasil e motivou uma ação inusitada. Em busca de informações para estudar os riscos ambientais trazidos pela chegada da espécie invasora, pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (Biocomp), da Universidade de São Paulo (USP), lançaram uma campanha para monitorar sua entrada no país. B. terrestrischegou à América do Sul na década de 1970 pelas mãos de produtores rurais chilenos, atraídos por sua grande capacidade de polinização. Apesar de contribuir para o aumento da produção de vegetais, como tomate, berinjela e pimentões, essa abelha — assim como ocorre com outras espécies invasoras — pode ameaçar plantas e animais nativos. “Elas competem por recursos com outras abelhas e transmitem doenças às abelhas e às plantas que visitam”, explica o biólogo da USP e autor de um estudo sobre os possíveis impactos relacionados à vinda da espécie ao Brasil.
(SEU NOME..., 2015)
A Bombusterrestrispode causar um grande impacto devido:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
a o texto a seguir.
Disponível em: <http://potopublicitario.wordpress.com/2008/09/page/2/.>. Acesso em: 03 nov. 2014. Leia o trecho: “Tire da gaveta e estampe no peito”
Enunciado:
A relação que se constrói entre a primeira e a segunda oração do período selecionado, levando-se em conta a conjunção destacada, é de
- História - Fundamental | 06. A Formação das Cidades e do Estado
A cidade tem uma história que se esconde e se revela no seu nome, na lembrança de seus habitantes, na sua arquitetura, na organização de seu espaço.
Uma história não se revela sozinha. É preciso fazer perguntas, abrir arquivos, recolher dados, pesquisar, analisar e comparar informações. E, assim, a história vai se revelando.
A arquitetura é como se fosse um tecido que encobre a cidade. Um tecido feito de muitas cores, formas e desenhos geométricos.
Por que é importante conservar as construções antigas da cidade, isto é, a sua arquitetura?
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UPF) Com as elevadas temperaturas sendo uma constante no verão dos últimos anos, a instalação de exaustores eólicos como os da figura tem aumentado consideravelmente. Mais viáveis financeiramente do que os aparelhos de ar condicionado, eles proporcionam a renovação do ar no interior de um ambiente sem necessidade de energia elétrica. Isso ocorre em virtude do movimento das hélices desses exaustores.
Um dos fatores físicos necessários para ocorrer esse movimento e provocar a exaustão do ar é