O termo Assim, na linha 19 do texto, pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Os bilhetes são usados para comunicar algo a alguém. No texto, o bilhete se transforma em poema-bilhete, criando uma nova função, comunicar o amor do eu lírico a pessoa amada. No poema, há a justificativa da falha dessa função, porque
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O escravo tinha de prover diretamente ao senhor e a si próprio no ganho de rua. Do ganho dependia inclusive sua chance de comprar a liberdade. O próprio ganho vinha muitas vezes de fontes ocultas, do batuque, da capoeira, da adivinhação. Não eram poucos os escravos que viviam de adivinhar, curar feitiço ou fabricar amuletos muçulmanos, ocupações lucrativas que na Bahia favoreceram muitas alforrias.
REIS, J. J. Greve negra de 1857 na Bahia. Revista USP, n. 18, 1993 (adaptado).
Conforme descritas no texto, algumas práticas culturais afro-brasileiras atuais surgiram em nossa história como estratégias para
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Uma cidade está ampliando seus limites e novos bairros estão nascendo. A seguir, é possível visualizar um esboço de parte de três ruas de um dos novos bairros, com algumas de suas dimensões definidas pela prefeitura.
O perímetro do terreno triangular ABC, definido pelos pontos em que as ruas se cruzam, é igual a:
- História | 2.2 Período Regencial
(UPF) As revoltas provinciais do período Regencial, que varreram o país de norte a sul, tiveram distintos atores sociais e propostas.
“As províncias, desprezadas pela corte, curtindo o exílio dentro do país, e insatisfeitas com a Regência, reagem...”
(FAORO, Raymundo. Os donos do poder. v.1, 5. Ed., 2012, p. 320)
Sobre essas revoltas, considere as afirmações a seguir.
I. A Cabanagem ocorreu no Pará e teve ampla participação de elementos de baixa condição social (índios, seringueiros, lavradores e caboclos), os quais não tinham um programa sistemático de reivindicações, mas demonstravam seu ódio aos portugueses.
II. A Guerra dos Farrapos foi liderada pela elite dos estancieiros e teve como principal proposta a abolição incondicional da escravidão no Rio Grande do Sul e a defesa do trabalho assalariado.
III. A Sabinada reuniu uma base ampla de apoio, incluindo integrantes da classe média e do comércio de Salvador. Uma de suas bandeiras de luta foi a adoção do federalismo.
IV. A Balaiada caracterizou-se por sucessivos levantes, inclusive de escravos, sem unidade entre si, o que levou a ser vencida pelas tropas legalistas com relativa facilidade. O separatismo não foi proposto pelos rebeldes.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Para o estudo de uma determinada substância, um cientista criou uma nova escala de temperatura denominada Petrus (°P), em que o ponto de solidificação da água é 35°P e o ponto de ebulição da água é 185°P, a nível do mar.
Para apresentar os resultados de sua pesquisa, o cientista precisou converter a escala Petrus em Celsius e, para isso, considerou os pontos de solidificação e ebulição da água a nível do mar nas duas escalas. Sabe-se que, a nível do mar, o ponto de solidificação da água na escala Celsius é 0°C e o ponto de ebulição da água é 100°C.
A relação de conversão de grau Celsius para grau Petrus usada pelo cientista foi: