(CFTMG) Apesar das diferenças na estrutura das células eucariotas e procariotas, o processo descrito a seguir é semelhante em ambas.
Em eucariotos, a etapa que ocorre principalmente no núcleo está representada pelo número
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.1 Frase, Oração e Período
Leia o texto.
A escola do Marcelo
Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola.
A Aninha está no pré. Eu e o Cata estamos na 1.a série. Nossa professora chama Márcia. [...]
Outro dia nós fomos ao pátio para brincar de gato e rato. Foi muito divertido. Depois a professora leu pra nós a história do rato do campo e do rato da cidade.
Aí a gente teve aula de ciências e foi observar um rato de verdade. [...]
É um ratinho branco, que está numa gaiola. Cada um de nós observa o ratinho e toma nota no caderno.
Alguns de nós, que sabem escrever, escrevem. Os outros desenham. Desenham o ratinho, a comidinha dele, a hora que ele dorme, tudinho!
Depois, a gente conversa na roda e cada um diz o que viu e o que anotou.
ROCHA, Ruth. A escola do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001. (Fragmento)
A ordem em que acontecem as atividades de que a turma do Marcelo participou é:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UPE) A água de coco se torna imprópria para o consumo poucos dias após ser retirada do fruto. Sua exposição ao ar atmosférico permite a ação de microrganismos e, principalmente, de substâncias químicas, que desencadeiam uma série de reações, como o escurecimento, alterações no valor nutritivo, na aparência e no sabor. Por isso, para se evitar esse tipo de ação, essas substâncias são removidas da solução, por métodos térmicos ou outra técnica, seguida por microfiltrações.
Que substâncias químicas causam esse problema na água de coco? - História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o texto a seguir.
Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles o Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente. E do modo com que se há com eles depende tê-los bons ou maus para o serviço. [...] Uns chegam ao Brasil muito rudes e muito fechados e assim continuam por toda a vida. Outros, em poucos anos saem ladinos e espertos, assim para aprenderem a doutrina cristã, como para buscarem modo de passar a vida [...].
ANTONIL, André João. Cultura e opulência no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. p. 89.(Fragmento)
O texto procura evidenciar que escravidão no Brasil
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A imagem refere-se a uma campanha que incentiva o uso de um combustível obtido a partir da cana-de-açúcar.
A mensagem transmitida pela imagem estimula o desenvolvimento sustentável, pois durante a produção desse combustível ocorre a
- História | 6.05 Revoluções Liberais
A ordem europeia do Congresso de Viena entrou em crise já com a Unificação Alemã de 1871, mas desmoronou, definitivamente, no processo turbulento das duas guerras mundiais do século XX. A tentativa nazista de realizar o “império universal” marcou o colapso final do equilíbrio pluripolar europeu, que seria substituído, depois da Segunda Guerra Mundial, pelo sistema bipolar da Guerra Fria.
Demétrio Magnoli. O mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 2004, p. 77.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o contexto histórico e social mundial dos séculos XIX e XX, julgue o seguinte item.
A ordem europeia a que se refere o texto reporta-se ao cenário vigente na Europa pós-1815. Sem a influência de Napoleão, prevaleceram o liberalismo defendido pela Revolução de 1789 e o equilíbrio de poder entre os países, situação assegurada pela hegemonia alemã.