Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um “espinho” de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Os gráficos abaixo representam as funções receita mensal R(x) e custo mensal C(x) de um produto fabricado por uma empresa, em que x é a quantidade produzida e vendida. Qual o lucro obtido ao se produzir e vender 1350 unidades por mês?
- Arte - Fundamental | 07. Música Afro-Brasileira
Materiais necessários
- Data show completo ou música gravada com o canto africano sugerido.
- Vídeo do coral cantando a música africana Tchotcholôsa (EMAC UFG). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9BSt7bXHsSo>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qdi-L9fAtEI>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Cartaz com a letra da música em tamanho grande para os alunos acompanharem.
- Filmadora.
Procedimentos
1 º.Outra atividade de canto para os alunos, só que agora envolvendo uma música de tradição africana. Conte para os alunos que a música africana Tchotcholôsa é um canto de trabalho e que ela é muito famosa no mundo, é cantada em vários locais e já é uma música cantada por corais pelo mundo todo. Trazer uma música assim para eles, é mostrar a diversidade de ritmos e melodias que estão presentes no mundo. Da mesma forma que cantamos canções de outros países, nossa música também está presente em toda parte e é apreciada pelas pessoas.
2 º.Apresente os vídeos, com o coral e o outro grupo cantando a música escolhida. Deixe que os alunos se familiarizem com ma letra, que possui palavras mais difíceis.
3 º.Agora peça a eles que acompanhem a música com palmas, tentando marcar o ritmo.
4 º.Peça a primeira tentativa de cantar.
5 º.Peça a eles que percebam que existe uma primeira voz e o coro. Eleja quem gistaria de fazer a primeira voz.
6 º.Ensaie com os alunos a música várias vezes. Peça a eles que identifiquem nos colegas, timbres parecidos e se agrupem, como a formar um coral.
7 º.Depois de muito ensaiar, planeje e execute uma apresentação.
Letra da música e tradução para o português.
Tchotcholôsa (letra com a pronúncia abrasileirada das palavras em Zulu)
.
Tchotcholôsa
Kulê zontaba
Stímela cipume South Africa (pronunciar o nome do país em inglês)
Uên’ uiabalêka
Kulê zontaba
Stímela cipume South Africa
.
(No coro, os Baixos cantam uma letra diferente, onomatopéica: iê-ham-ham, com “h” aspirado.)
.
Tchotcholôsa (tradução para o português)
.
Corra rápido
por sobre as montanhas,
trem que vem da África do Sul.
Vá embora
por sobre as montanhas,
trem que vem da África do Sul.
8 º. Se você filmou, é a hora de mostrar aos alunos o desempenho deles.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base:
Enunciado:
Que função esse gênero textual tem, especificamente, na vida de um estudante?
- Biologia
(UDESC) Assinale a alternativa correta, quanto aos poríferos, cnidários, platelmintos e nematelmintos.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] El Park Güell parece sacado de un cuento de hadas. Es
un lugar extraño, peculiar, incluso onírico, pero sin duda bello.
Un paseo por el parque despierta incluso a las imaginaciones
[4] más adormiladas. Las curiosas formas y las atrevidas
combinaciones de colores, mezcladas con la vegetación, crean
un mundo diferente al que el visitante se siente
[7] irremediablemente atraído.
En todos los rincones se percibe la pasión de Gaudí
por las formas de la naturaleza. El arquitecto quería que la
[10] intervención humana en ese bosque se integrase en el paisaje,
lo complementase, y sin duda lo consiguió. Caracoles, setas,
hojas, flores, troncos o elefantes aparecen constantemente en
[13] los mosaicos, en las formas arquitectónicas.
Al entrar en el parque nos topamos con una curiosa
você sabe que você nos previene de que accedemos ao mundo dos los
[16] Cuentos de Hadas. Era la casa de los conserjes y es ahora la
encargada de recibir a los visitantes. Desde allí una escalinata
da acceso al recinto, y en ella se encuentra uno de los símbolos
[19] del Park Güell y también de Barcelona: el famoso dragón
Policromo, cubierto de pequeños trozos de baldosas de colores.
Esta técnica tan característica de la obra de Gaudí y que se
[22] Encuentra por todo el parque se conoce como Trencadís, y
utiliza pedaços, irregulares de azulejos e outros materiais, como
recubrimiento. Los trozos usados provenían de piezas rotas a
[25] Propósito o de restos de otras construcciones.
Internet: <www.spain.info> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo siguiente ítem.
En el texto, los términos "baldosas" (l.20), "trencadís" (l.22) y "azulejos" (l.23) fueron empleados como sinónimos de ladrillo.