Uma garota ganhou de seu namorado um buquê de rosas e sem querer tocou em um “espinho” de uma das flores. Imediatamente, de forma automática, ela recolheu o braço. A respeito dessa reação, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Os alunos do 2º ano arrecadaram brinquedos para doar para as crianças de uma creche. Veja os resultados da arrecadação registrados na tabela a seguir.
Enunciado:
1. De acordo com as informações da tabela, responda:
a) Quantos brinquedos cada turma arrecadou na semana?
b) Que turma arrecadou mais brinquedos?
c) Qual foi o dia em que houve mais arrecadação de brinquedos?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(IME) Uma corda mista sobre o eixo horizontal tem uma densidade linear para a coordenada x < 0 e outra para X > 0. Uma onda harmônica, dada por A.sen (ωt-k1.x) onde t é o instante de tempo, propaga-se na região onde x < 0 e é parcialmente refletida e parcialmente transmitida em x = 0. Se a onda refletida e a transmitida são dadas por B.sen(ωt + k1x) e C.sen(ωt – k2x), respectivamente, onde k1 e k2 são constantes, então a razão entre as amplitudes da onda refletida e da incidente, dada por IB/AI é igual a:
- História
O cristianismo, na sua origem, está repleto de heranças (em geral modificadas) da religião judaica; mas há, também, elementos que não são partilhados por essas duas concepções religiosas. Dentre eles, podemos destacar
- Geografia | 5.3 Urbanização
O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do solo no Brasil sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.
QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).
Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a