(UFPR) Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(UESB)
O "plástico verde", proveniente de etanol produzido a partir da cana-de-açúcar, é uma alternativa ao polietileno de origem petroquímica. O eteno utilizado no processo de polimerização é obtido da reação química representada pela equação química.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar que o:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Laerte. Disponível em:
. Acesso em: 14 jul. 2008. Na tirinha acima, as expressões do segundo quadrinho:
- Literatura | 4.4 Parnasianismo
(ESPCEX) O projeto desse movimento literário baseava-se na crença de que a função essencial da arte era produzir o belo, e o lema escolhido para traduzir essa ideia foi "a arte pela arte". É possível observar, nesse contexto, características como a preocupação com a técnica (metro, ritmo e rima) e o resgate de temas da Antiguidade clássica (referências à mitologia e a personagens históricas). Essa escola literária é conhecida como
- História
“Quem construiu Tebas, a das sete portas? Nos livros vem o nome dos reis, mas foram os reis que transportaram as pedras? Babilônia, tantas vezes destruída, quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas da Lima Dourada moravam seus obreiros?”
Perguntas de um operário que lê. Bertold Brecht.
Heródoto de Halicarnasso, nascido no século V a.C., é comumente conhecido como “o Pai da História”. De acordo com o historiador François Hartog, Heródoto interessava-se, entre outras questões, pelas maravilhas e pelos monumentos considerados, muitas vezes, expressões da influência divina.
Considerando os questionamentos de Bertold Brecht, assinale a alternativa que contém a melhor interpretação para a frase de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(FAMEMA) A figura representa, no plano cartesiano, a trajetória de uma bola que foi chutada a partir do ponto P(-5, 0), localizado no chão, e seguiu em trajetória parabólica até bater na parede, no ponto Q(0, 2). Se não houvesse parede, a bola seguiria sua trajetória até o ponto R(1, 0), no chão.
Admitindo-se que a trajetória descrita pela bola é modelada pela função quadrática f(x) = ax2 + bx + c, então a + b + c é igual a