Vítima das crises internas e das pressões das tribos bárbaras, o Império Romano do Ocidente sucumbiu em 476. Entre os grupos bárbaros que invadiram o Império Romano estavam os germanos, que viviam nas fronteiras do império desde o século II. O contato entre romanos e germanos fez nascer uma sociedade que incorporou elementos dessas duas culturas, a sociedade medieval.
Entre os elementos germânicos herdados por essa sociedade medieval, podemos citar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
Fica claro que o texto é dirigido a um leitor de pouca idade no trecho
- Matemática | 09. Probabilidade
As fontes de origem vegetal podem ser pouco conhecidas como fornecedoras de ferro, porém, levantamentos apontam que pessoas que baseiam suas dietas em vegetais ingerem tanto quanto ou até mais ferro que pessoas que consomem mais carne.
Veja uma tabela de alimentos com a indicação da quantidade de ferro presente em uma porção de 100 g.
Sabe-se que, no Brasil, a ingestão diária recomendável de ferro é 14 mg.
Supondo que alguém selecione dois desses alimentos ao acaso, a probabilidade de que cada um deles atenda às necessidades diárias de ferro, em uma porção de 100 gramas, é
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
TEXTO I
Às ações de pensar que só têm a mente humana com a causa chamamos de volições. A mente humana, enquanto é concebida como causa suficiente para produzir tais ações, é chamada vontade. [...] Deve-se notar que, embora a alma humana seja determinada pelas coisas exteriores para afirmar ou negar, não é determinada a ponto de ser constrangida por elas, mas permanece livre, pois nenhuma coisa tem a capacidade de destruir a essência dela.
ESPINOSA, B. Pensamentos metafísicos. São Paulo: Clube dos Autores, 2020 (adaptado).
TEXTO II
Não é apenas nos fenômenos semelhantes ao seu, entre os homens e os animais, que reencontramos como essência íntima esta mesma vontade. (...) Pode-se vê-la na força que faz crescer e vegetar a planta e cristalizar o mineral; na comoção que ocorre no contato de dois metais heterogêneos (...) e até mesmo na gravidade que age com tanto poder sobre toda matéria e que atraia pedra para a Terra assim com a Terra para o Sol.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007 (adaptado).
Baruch Espinosa e Arthur Schopenhauer, notáveis filósofos, analisaram o que para eles seria “vontade”. Ao ler os trechos extraídos das obras desses teóricos, percebe-se que
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(CFTMG) As principais substâncias que compõem o sêmen humano são enzimas, ácido cítrico, íons (cálcio, zinco, e magnésio), frutose, ácido ascórbico e prostaglandinas, essas últimas de natureza lipídica. Tais compostos desempenham papel específico na reprodução, possibilitando o sucesso da célula apresentada abaixo.
Nessa célula, a substância que será utilizada na estrutura 2, permitindo a movimentação de 3, é um(a):