Leia os textos a seguir.
Texto 1
A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na produção açucareira, estimulando a escravidão. Na época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca de oito anos nesse regime.
Disponível em: http://vejahistoria1.blogspot.com/2009/08/escola-professor-lordao-2-ano-c-e-3-ano.html
Texto 2
Havia basicamente dois tipos de empresas mineradoras: a lavra e a faiscação. A lavra consistia numa exploração de dimensão relativamente grande de jazida e utilizava amplamente o trabalho escravo. À medida que essas jazidas iam se esgotando e sua exploração tornava-se antieconômica, ocorria deslocamento das lavras para outra jazidas, deixando o que restara da anterior para a faiscação, praticada por pequenos mineradores.
Disponível em: http://oficiodahistoria.blogspot.com/2008/11/economia-colonial.html
A respeito da economia colonial é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 03. Aspectos Físicos da Europa
Leia o fragmento a seguir.
[...] é um dos principais rios da Europa, passando pela Suíça, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, França e Países Baixos. Seus principais afluentes são os rios Aar, Neckar, Main, Mosel, Lahn, Sieg, Ruhr e Lippe, sendo uma das principais vias fluviais na União Europeia, principalmente para navegação comercial, já que, durante seu percurso, ele passa por diversos países-membros desse bloco econômico. Além de toda a sua potência econômica pelo seu transporte de produtos e pessoas, ele é considerado também um rio turístico, realizando diversas excursões e cruzeiros ao longo de seu percurso. Em suas margens estão localizadas diversas hidroelétricas, estações de tratamento e adução de água potável, indústrias e instalações portuárias.
Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia>.
Acesso em: 9 mar. 2018.
O rio a qual o fragmento se refere e o tipo de relevo que predomina em seu curso são, respectivamente:
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticias de sustentação, foram sofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades. Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas, por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1907. No desenho de Niemeyer, das colulas do Palácio da Alvorada, observa-se
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
— Não, mãe. Perde a graça. Este ano, a senhora vai ver. Compro um barato.
— Barato? Admito que você compre uma lembrancinha barata, mas não diga isso a sua mãe. É fazer pouco-caso de mim.
— Ih, mãe, a senhora está por fora mil anos. Não sabe que barato é o melhor que tem, é um barato!
— Deixe eu escolher, deixe...
— Mãe é ruim de escolha. Olha aquele blazer furado que a senhora me deu no Natal!
— Seu porcaria, tem coragem de dizer que sua mãe lhe deu um blazer furado?
— Viu? Não sabe nem o que é furado? Aquela cor já era, mãe, já era!
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1998.
O modo como o filho qualifica os presentes é incompreendido pela mãe, e essas escolhas lexicais revelam diferenças entre os interlocutores, que estão relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: Leia o texto Desajuste Lá no fundo da sala um olharzinho redondo, quieto, parece estar ouvindo o que a professora explica. Mas do lado de dentro passa um filme de protagonistas desvairados. Gritos, tapas, estresse, escassez de fartura, barraco no barraco, gato de luz, gota de água... Roda a fita, roda a cabeça sem rumo. Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida. E a professora explicando, preparando para a vida. GODINHO, Jussara C. Disponível em: <http://www.minicontos.com.br/?apid=4985&tipo=2&dt=0&wd=&titulo=Desajuste>. Acesso em: 30 mar. 2015.
Enunciado:
O sujeito de uma oração pode ser classificado como indeterminado (quando não pode ser identificado pelo contexto), oculto (se está implícito na frase), oracional (quando uma oração funciona como sujeito) ou mesmo inexistente (no caso de verbos impessoais).
No período “Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida.”, o sujeito é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la foto sacada de uno de los espectáculos del Cirque du Soleil y di cuál es la expresión de reacción adecuada a la imagen.
http://img.limao.com.br/fotos/CB/D8/B2/CBD8B255B9DF40B98DC13A4997829FBC.jpg
Prepara el INBA "Pasaporte al Arte" para adolescentes
La institución prevé poner en marcha el próximo año un programa similar a "Pasaporte del Arte" para niños, pero ahora enfocado a los adolescentes, reveló su directora, Teresa Vicencio.
El Instituto Nacional de Bellas Artes prevé poner en marcha el próximo año un programa similar a "Pasaporte del Arte", pero ahora enfocado a los adolescentes, reveló su directora, Teresa Vicencio, al clausurar de manera oficial dicho programa infantil, en la Plaza Ángel Salas del Centro Cultural del Bosque (CCB).
En el acto, la funcionaria manifestó su preocupación por aquellos niños que año tras año participan en el programa, pero que con el paso del tiempo se convierten en adolescentes, imposibilitándolos para volver al mismo.
"Sabemos que el programa tiene una edad límite y de pronto nos preguntamos qué vamos hacer con los niños que ya no son tan niños y que están creciendo; por ello las próximas ediciones tendremos un programa para los adolescentes, con la idea de acércalos a las diferentes manifestaciones artísticas", dijo.
Vicencio expresó su beneplácito por el cierre de esta edición dedicada al Bicentenario de la Independencia y Centenario de la Revolución.
"Es un motivo de satisfacción haber contado con la participación entusiasta de poco más de dos mil 300 niñas y niños de entre 6 y 12 años de edad que participaron en la segunda temporada del programa Pasaporte del Arte 2009. Te lleva al Bicentenario, con el que buscamos acercarlos al arte y descubrir nuestro patrimonio cultural mediante el juego, la creatividad y la fantasía", indicó.
El programa "Pasaporte del Arte" cerró con broche de oro su segunda temporada 2009 e invitó a las compañías Dúo Ross, Coquín y su mundo mágico, La gran pompa y La Trouppé, para ofrecer a los niños y sus papás una jornada de diversión y esparcimiento.
La jornada final, que comenzó desde temprana hora, transcurrió en un ambiente de algarabía, música, colores y ritmos musicales que hicieron que el público disfrutara de los espectáculos, principalmente de "La fábula de la vaca", que quería volar y correr, a cargo de La gran pompa.
Ante más de mil 500 personas, en su mayoría familias completas con los niños que participaron en el programa citado, la funcionaria destacó las actividades que realizaron los menores en el tiempo de vigencia de su pasaporte, con el que pudieron ingresar a museos, galerías y teatros de esta capital.
"Estoy segura de que Pasaporte del Arte, ha contribuido a sembrar en los niños el germen de una nueva pasión: la que nace de la efervescencia interior que nos producen los sonidos de un instrumento; el movimiento del cuerpo de los bailarines; los intensos colores de los murales y de la pintura de caballete o la pasión de quienes actúan y representan un personaje", expresó.
Tras el acto, "La Trouppé" estrenó su espectáculo "Sketcheando" un show teatral con el que apelan a la imaginación de los niños.
Caracterizados como payasos y magos, esta agrupación uno de los más antiguos de teatro para niños, ofreció un recorrido integrado por 10 "sketches", mismos que forman parte de su repertorio teatral.
A través de la pantomima, el "clown" y títeres, cautivaron la atención de decenas de pequeños en un ambiente lleno de risas, gritos y mucha diversión.
"No se trata de cuentos o historias, sino un espectáculo donde los niños juegan, a partir del carácter lúdico de cada uno de los ïsketchesï", dijo a Notimex Mauro Mendoza, director de la compañía.
"La corrida de toros", "La opera", "El látigo", "El periódico", "El equilibrista", fueron algunos de los números que presentó está compañía, de la mano de sus cuatro integrantes: Silvia Guevara, Carmen Luna, Marco Antonio Serna y el propio Mauro Mendoza.
La idea, señaló Mendoza, es apelar a la imaginación y creatividad de los niños a través del juego, sobre todo ahora en tiempos en los que estos juegos con pies y manos ya no son tan conocidos y están siendo remplazados por el video juego.
http://www.milenio.com/node/309395