Para resolver as questões 36 e 37, leia o texto a seguir de Marcos Terena, fundador da União das Nações Indígenas.
O ponto de vista dos brancos em relação aos índios mudou ao longo da História? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
Para o governo era interessante trazer para o Brasil imigrantes europeus de países que estavam em guerra e onde a industrialização ainda não havia se desenvolvido totalmente. Havia uma pressão interna e outra externa para que se abolisse a escravidão. Dom Pedro I, os regentes do Período Regencial e, principalmente, Dom Pedro II tiveram a mesma linha de pensamento para atrair novos colonos.
Imigração no Sul do Brasil.GRINBERGK.; SALES, R. (org.). OBrasil Imperial. v. III. 1870-1889. Rio de Janeiro: CivilizaçãoBrasileira, 2009.
Considerando a conjuntura histórica do século XIX, essa política imigratória tinha como objetivo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado.Acesso em: 08 out. 2012.
Leia a frase a seguir.
“Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa...”
Identifique o referente do pronome suas na frase apresentada.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a seguir.
Enunciado:
a) Explique qual é a crítica apresentada na charge?
b) Explique quais medidas foram adotadas pelo governo brasileiro para solucionar esta situação.
- História | 3.3 Populista
(PUC-CAMPINAS) Na América Latina do século XX, em incontáveis momentos, a criação artística articulou-se com utopias ou perspectivas de transformação social. Em diferentes contextos, artistas usaram sua produção para corroborar determinados projetos políticos ou consentiram que suas criações fossem apropriadas e sustentadas por movimentos políticos, dentro ou fora do Estado.
(PRADO, Maria Ligia e PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 187-188)
A construção de Brasília contou com apaixonados simpatizantes e ferrenhos críticos do projeto, entre artistas e profissionais liberais de distintos ramos. Dentre as polêmicas que ainda hoje cercam o projeto conhecido como Plano Piloto, destaca-se:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Hay criminales que proclaman tan campantes “la maté porque era mía”, así no más, como si fuera cosa de sentido común y justo de toda justicia y derecho de propiedad privada, que hace al hombre dueño de la mujer. Pero ninguno, ninguno, ni el más macho de los supermachos tiene la valentía de confesar “la maté por miedo”, porque al fin y al cabo el miedo de la mujer a la violencia del hombre es el espejo del miedo del hombre a la mujer sin miedo, escribió Eduardo Galeano.
Internet: cosecharoja.org.
El término “violencia de género” hace referencia a cualquier acto con el que se busque dañar a una persona por su género. La violencia de género constituye una grave violación a los derechos humanos; al mismo tiempo, se trata de un problema de salud y protección que pone en riesgo la vida. Se estima que una de cada tres mujeres sufrirá violencia física o sexual en el transcurso de su vida. Sin embargo, la violencia de género puede prevenirse.
Internet: www.acnur.org.
Con base en las ideas de los textos, juzgue lo siguiente ítem.
Eduardo Galeano afirma que la mujer no es propiedad del hombre.