Explicaê

01

 A pesquisadora Cileine de Lourenço, professora da Bryant University, de Rhoad Island, nos Estados Unidos, atribui ao pensamento dos colonizadores boa parte da origem do preconceito: "Eles precisavam justificar o tráfico das pessoas e a escravidão nas colônias e para isso ‘animalizaram’ os negros". Ela conta que, no século 16, alguns zoológicos europeus exibiam negros e indígenas em jaulas, colocando na mesma baia indivíduos de grupos inimigos, para que brigassem diante do público. Além disso, a Igreja na época considerava civilizado somente quem era cristão.

Uma das balelas sobre a escravidão é a ideia de que o processo teria sido fácil pela condição de escravos em que muitos africanos viviam em seus reinos. Essa é uma invenção que não passa de bode expiatório: a servidão lá acontecia após conquistas internas ou por dívidas - como em outras civilizações. Mas as pessoas não eram

afastadas de sua terra ou da família nem perdiam a identidade.

 

Disponível em: http://novaescola.org.br/historia/pratica-pedagogica/africa-todos-511551.shtml. Acesso em: 23 jun. 2016.

 

  1. a) Relacione a ação dos colonizadores e da igreja europeia à origem do preconceito em relação aos africanos.

  2. b) Explique a diferença entre a escravidão praticada pelos europeus e a escravidão que já existia na África antes da chegada dos colonizadores.