Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
A escravidão é um fenômeno que existe desde tempos imemoriais em inúmeras sociedades pela história. [...]. Caracteriza-se por escravidão a privação do livre arbítrio, a restrição da liberdade de trânsito e a perda da soberania sobre o próprio corpo. A escravidão existiu na África bem antes das incursões portuguesas naquele continente.
Disponível em:< https://cpantiguidade.wordpress.com/2010/06/16/2056/> Acesso em: 11 abr. 2015.
Enunciado:
Cite três situações em que o africano poderia se tornar um escravo, antes da chegada dos europeus.
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Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre o território brasileiro.
I – Não possui dobramentos de formação geológica recente.
II – A posição geográfica, ocupando a porção Centro-Oriental da Plataforma Sul-Americana, explica a sua relativa estabilidade geológica.
III – Os crátons, estruturas geológicas datadas da era Pré-Cambriana, predominam na maior parte da superfície do território nacional.
IV – Em geral, as bacias e coberturas sedimentares coincidem com as planícies brasileiras, sobretudo na porção sul do território nacional.
Assinale a única alternativa abaixo que lista todas as afirmativas corretas.
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Considere que (a, b, 3, c) é uma progressão aritmética de números reais, e que a soma de seus elementos é igual a 8.
O produto dos elementos dessa progressão é igual a
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Porém, no interior do terreno tem uma granja hexagonal regular ABCDEF em que A, C e E são os pontos médios de PR, PQ e QR, respectivamente. Segundo o testamento do avô, as meninas não podiam mexer na granja. Assim, coube a elas apenas a partilha do restante do terreno, área em destaque na imagem. Seguindo as instruções do testamento, cada neta recebeu
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Observe o desenho.
O desenho faz referência a uma situação comum no Brasil. Sobre essa situação, pode-se afirmar que
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Leia o texto que conta como era o relacionamento entre dois irmãos: Pedro e Joana.
Resolva a questão.
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Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana. Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites. E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos. Por exemplo...
Pedro pegava a bola para ir jogar futebol, lá vinha Joana:
- Eu também quero jogar!
Pedro danava:
- Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
- Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artista de televisão! E mesmo que não visse... Uma vez é a primeira!
- Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
- E eu estou ligando para o que os seus amigos vão dizer?
- Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada.
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondia Joana de maus modos.
Às vezes Pedro chegava da rua todo esfolado, chorando.
- Que é isso? – espantava-se seu Setúbal. – O que foi que aconteceu?
- Foi o Carlão! Foi o besta do Carlão! Me pegou na esquina – choramingava Pedro.
- E você? O que foi que você fez? (...) E vamos parar com essa choradeira! Homem não chora!
Pedrinho desapontava:
- Eu estou chorando é de raiva! É de ódio!
Joana se metia:
- Homem é assim mesmo! Quando a gente chora é porque é mole, é boba, é covarde. Agora, homem quando chora é de ódio...
Pedro ficava furioso, queria bater na irmã. Dona Brites entrava no meio:
- Que é isso, menino? Numa menina não se bate nem com uma flor...
Pedro ia embora, pisando duro. (...)
E as brigas se repetiam sempre.
Quando Joana subia na árvore para apanhar goiaba, Pedro implicava:
- Mãe, olha a Joana encarapitada na árvore. Parece um moleque!
- Moleque é o seu nariz! – gritava Joana. –Você toda hora está em cima da árvore, por que é que eu não posso?
- Não pode porque é mulher! Por isso é que não pode. E não adianta vir com conversa mole, não! Mulher é mulher, homem é homem! (...)
Mas nas outras coisas eles eram bem amigos: jogavam cartas, viam televisão juntos, iam ao cinema...
ROCHA, Ruth. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. p.1-7.
(A) Quem fazia parte dessa família?
(B) Escreva um adjetivo que revele uma característica de cada membro da família.