Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
A escravidão é um fenômeno que existe desde tempos imemoriais em inúmeras sociedades pela história. [...]. Caracteriza-se por escravidão a privação do livre arbítrio, a restrição da liberdade de trânsito e a perda da soberania sobre o próprio corpo. A escravidão existiu na África bem antes das incursões portuguesas naquele continente.
Disponível em:< https://cpantiguidade.wordpress.com/2010/06/16/2056/> Acesso em: 11 abr. 2015.
Enunciado:
Cite três situações em que o africano poderia se tornar um escravo, antes da chegada dos europeus.
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(UEFS)
Dois blocos, A e B, de massas, respectivamente, iguais a 10,0 kg e 30,0 kg, são unidos por meio de um fio ideal, que passa por uma polia, sem atrito, conforme a figura. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e as superfícies de apoio igual a 0,2, sen 37° = cos 53° = 0,6 e sen 53° = cos 37° = 0,8, é correto afirmar que o módulo da tração no fio que liga os dois blocos, em kN, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Texto 2
O texto que você lerá a seguir – o poema “Outro verde”, foi retirado da obra Delírio da Solidão, do escritor cearense de Quixeramobim Jáder de Carvalho, que nasceu em 29 de dezembro de 1901 e faleceu no dia sete de agosto de 1985. Jáder de Carvalho foi jornalista, advogado, professor e escritor: poeta e prosador. Sua obra mais conhecida é o romance Aldeota.
Outro verde
Teus olhos mostram o verde
que não é do mar.
[60] Não lembram viagens sem fim
nem o céu a abraçar-se com as águas,
num horizonte parado,
que os marujos não alcançam.
Qual o verde dos teus olhos,
[65] se não é o do oceano?
Não é também o das florestas
onde cabem mistérios e distâncias.
Teu olhar não tem a cor
da enseada que eu amo.
[70] Nele não gritam tempestades,
nem afundam ou se perdem veleiros.
Não escondem braços em naufrágios
nem vozes que não se ouvem
na despedida.
[75] O verde dos teus olhos é subjetivo.
Não sugere portos nem a foz de um rio.
Pintores, dizei-me:
qual de vós se atreveria
a copiar a cor desses olhos?
[80] Ainda não sofreste.
Ainda não conheces a saudade.
Um dia, entre lembranças doridas,
o verde dos teus olhos mudará.
Já li nas linhas da tua mão esquerda:
[85] tu, sem a estrela dos navegantes,
esperas
pelo navio perdido do meu amor.
(Jáder de Carvalho. Delírio da Solidão. p. 46-47.)
Sujeito lírico ou eu poético é um ser de ficção, como o é o narrador na prosa. Para que o texto literário tenha a consistência necessária a despertar uma reação emotiva no leitor, é preciso ser validado pela própria materialidade textual – um universo feito de palavras que apresenta nexo ou harmonia entre os elementos textuais.
Considere o que se afirma sobre essa validação no poema. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) Tem-se um enunciador que fala diretamente a uma mulher, e o faz com certa intimidade, uma vez que a trata na segunda pessoa do singular.
( ) Quando se fala diretamente a uma pessoa, numa comunicação face a face, existe a certeza de uma resposta. Isso, porém, não ocorre no poema, o que o empobrece.
( ) Percebe-se que o enunciador, no caso, o sujeito lírico, ao opor o verde indefinido dos olhos da musa do poema a outros verdes já referidos na literatura, expressa-se de um ponto de vista moderno, o que é também mostrado pela própria estrutura do poema: versos livres e brancos.
( ) O vocabulário não oferece dificuldade, mas ainda não é o vocabulário dos tempos atuais. O poeta ainda não emprega a linguagem quase prosaica que se aproxima da linguagem do povo, mas também não usa mais um vocabulário recheado de preciosismos, isto é, de palavras pouco usadas e até desconhecidas.
( ) A sintaxe também é simples e direta, sem as inversões que caracterizaram os poemas do fim do século XIX e início do século XX, época em que floresceu o simbolismo, o parnasianismo e o pré-modernismo.
( ) Pelo tom do texto, conclui-se que o sujeito lírico enuncia, provavelmente, de um lugar amplo, onde muitas pessoas podem escutar as palavras de amor que ele diz à amada.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
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Sobre uma bancada, há cinco frascos de soluções aquosas de um ácido, bases e sais na temperatura de 25°C. Nessa temperatura, o produto iônico da água (Kw) é 1,0 x 10-14. Assim, a concentração de H+, em mol L-1, representada por [H+], na solução de
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O menininho de cinco anos pede para a mãe:
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O vocativo foi usado na frase:
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Leia a reportagem sobre a Conferência “Vamos cuidar do Planeta” que ocorreu no Brasil em 2010.
Conferência Internacional Infanto-Juvenil – "Vamos Cuidar do Planeta" (Confint2010)
A Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, é uma iniciativa e um convite do governo brasileiro para adolescentes e jovens do mundo inteiro virem ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.
O evento reunirá 900 pessoas, vindos de mais de 50 países, em sua maioria adolescentes entre 12 e 15 anos, educadores e lideranças dos movimentos de juventude.
Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/crosscutting-mainstreaming-principal-priorities-and-special-themes-of-the-unesco-brasilia-office/education-for-sustainable-development-in-brazil/confint-2010-children-and-youth-international-conference-lets-take-care-of-the-planet/. Acesso em 23/11/2010.
O que podemos concluir sobre essa reportagem é que
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Conferência Internacional Infanto-Juvenil – "Vamos Cuidar do Planeta" (Confint2010)
A Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, é uma iniciativa e um convite do governo brasileiro para adolescentes e jovens do mundo inteiro virem ao Brasil debater alternativas para a construção de sociedades ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.
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Disponível em: http://www.unesco.org/pt/brasilia/crosscutting-mainstreaming-principal-priorities-and-special-themes-of-the-unesco-brasilia-office/education-for-sustainable-development-in-brazil/confint-2010-children-and-youth-international-conference-lets-take-care-of-the-planet/. Acesso em 23/11/2010.
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