Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/cruzada-movimentos.htm>. Acesso em: 25 nov. 2012.
- Apresente pelo menos duas mudanças econômicas introduzidas na Europa após o movimento de Cruzadas.
- Explique por que estas mudanças contribuíram para a crise do Feudalismo.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(UDESC) A equação 3sen2x + (m-1)senx – 4(m-1)2 = 0 admite solução para os valores de m pertencentes ao intervalo:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016) Em uma empresa de móveis, um cliente encomenda um guarda-roupa nas dimensões 220cm de altura, 120cm de largura e 50cm de profundidade. Alguns dias depois, o projetista, com o desenho elaborado na escala 1:8, entra em contato com o cliente para fazer sua apresentação. No momento da impressão, o profissional percebe que o desenho não caberia na folha de papel que costumava usar. Para resolver o problema, configurou a impressora para que a figura fosse reduzida em 20%.
A altura, a largura e a profundidade do desenho impresso para a apresentação serão, respectivamente:
- Matemática | 15.2 Reta
(FUVEST) Considere o triângulo ABC no plano cartesiano com vértices A = (0,0), B = (3,4) e C = (8,0). O retângulo MNPQ tem os vértices M e N sobre o eixo das abscissas, o vértice Q sobre o lado AB e o vértice P sobre o lado BC. Dentre todos os retângulos construídos desse modo, o que tem área máxima é aquele em que o ponto P é:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Em uma aula de química da universidade um professor pediu a um grupo de alunos que lhe trouxessem um oxiácido mineral forte e diprótico para que o mesmo pudesse ser utilizado em procedimento de titulação de uma base forte alcalina. Ao chegar no almoxarifado encontrou uma lista com estoque de substâncias existentes.
Substância
Grau de dissociação / ionização
HNO3
62%
H2SO4
60%
HCl
92%
NaOH
100%
H2S
< 5%
Para atingir o objetivo da missão solicitada pelo professor o grupo de alunos deverá escolher a substância
- Química | A. Cálculos Químicos
No Brasil, os postos de combustíveis comercializavam uma gasolina com cerca de 22% de álcool anidro. Na queima de 1 litro desse combustível são liberados cerca de 2 Kg de CO2 na atmosfera. O plantio de árvores pode atenuar os feitos dessa emissão de CO2. A quantidade de carbono fixada por uma árvore corresponde a aproximadamente 50% de sua biomassa seca, e para cada 12 g de carbono fixados,44 g de CO2 são retirados da atmosfera. No Brasil, o plantio de eucalipto (Eucalyptus grandis) é bem difundido, sendo que após 11 anos essa árvore pode ter a massa de 106 kg. dos quais 29kg são água. Uma única árvore de Eucalyptus grandis, com as características descritas, é capaz de fixar a quantidade de CO2 liberada na queima de um volume dessa gasolina mais próximo de