Disponível em: <http://cultura.culturamix.com/arte/obras-de-arte-de-debret>. Acesso em: 10 out. 2014
Qual é a relação da frase com a imagem? Escreva um pequeno texto explicando o que você observa.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os elefantes emitem e percebem os infrassons. Muitas histórias surgiram em torno da audição desse mamífero na ocasião do tsunami, que devastou vários países do continente asiático. Os elefantes perceberam os infrassons emitidos durante o abalo sísmico, que aconteceu no Oceano Índico. Segundo narrativas de donos de elefantes daquela região, os animais emitiam sons parecidos com choro alertando e salvando muitas pessoas. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/tapf/v18n1_Rui.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2015.
O som emitido e percebido pelos elefantes possui
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Texto base:
Para que o menino consiga chutar a bola é necessário que o sistema:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
. Leia o artigo da Constituição Brasileira, observe a imagem e responda:
Art. 7º inciso XIII – “ duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Disponível em: www.radarsindical.com.br/.../07/trabalho-3.gif. Acesso em 3/11/2009
A imagem confirma as informações do texto? Explique sua resposta.
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: Studiare 107305
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens – (youtube)
- Papel color set (cores variadas)
- Cartolina branca
- Cola
- Tesoura sem ponta
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre Henri Matisse.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
-
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Matisse
- Passar um vídeo mostrando algumas de suas obras.
- Disponível:
- https://www.youtube.com/watch?v=hy4DUpsC22c (vídeo em inglês)
- https://www.youtube.com/watch?v=VSLovU-d9k0 (vídeo em português)
- Após a exibição do vídeo, o professor vai propor para a turma um trabalho utilizando colagem com formas coloridas, inspirado nas obras de Matisse.
- Pedir para cada criança escolher as cores que querem trabalhar. Incentive-as a escolher cores vibrantes como nas obras de Matisse.
- Cada criança deverá fazer desenhos livres, utilizando formas variadas. Estes desenhos deverão ser feitos utilizando várias cores de papéis.
- Recortar as formas.
- O professor deverá dividir a folha da cartolina ao meio e entregar para as crianças.
- Explicar as crianças que agora elas deverão pegar as formas que já estão recortadas e montar uma composição na cartolina branca (usada como fundo).
- Neste momento, o professor deverá auxiliar as crianças.
- Instruir as crianças para primeiramente colocar as formas no papel e só depois de definirem a composição, começar a colar.
- Incentivar as crianças a utilizar toda a folha, mostrando os espaços que ficaram vazios e ensinando como se faz a sobreposição de formas.
- Peça as crianças para colocar nome nas suas obras.
- Exponha os trabalhos.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos de cadeias saturadas contendo de 8 a 12 átomos de carbono. Além disso, a gasolina de alto desempenho deve conter elevados teores de hidrocarbonetos de cadeias ramificadas, de forma a resistir à compressão e entrar em ignição apenas quando a vela aciona uma centelha elétrica no motor. No quadro, estão apresentados compostos que podem ser utilizados como combustíveis.
Entre esses compostos, aquele que conferirá maior desempenho como combustível é o: