Texto base: Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder a questão. Disponível em: http://depositodocalvin.blogspot.com/search/label/Anivers%C3%A1rio%20da%20Susie. Acesso em 29 dez. 2011.
Enunciado:
O que causa o efeito de humor na tirinha?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da notícia a seguir, extraído da Folha Online de 18 de maio de 2010.
“O secretário assistente do Tesouro americano para a Finança Internacional, Charles Collyns, disse nesta terça que "seria importante" que os principais mercados do mundo criassem, por meio de taxas cobradas dos bancos, fundos para cobrir as despesas dos governos quando for preciso salvar o sistema financeiro, como vem acontecendo nos EUA e na Europa desde 2008.
(…) O secretário assistente dos EUA para a Finança Internacional disse também que não vê risco de dissolução do euro, "que trouxe muitos benefícios e foi um motor de crescimento" na Europa. Segundo ele, não bastam as reduções drásticas de gastos, como as anunciadas no continente desde a semana passada, para garantir a saúde das economias europeias. São necessárias também, afirmou, medidas "estruturais" que aumentem a competitividade e o dinamismo da região.
Nos EUA, onde o Banco Central tem tanto metas de inflação quanto de manutenção do nível de emprego, ele acha que ainda é "adequado" manter neste ano as medidas de estímulo adotadas pelo governo a partir de 2008. (…)”.
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro. Página acessada em 21 de maio de 2010.
O texto refere-se às medidas discutidas pelo governo norte-americano para minimizar os efeitos de crises financeiras como, por exemplo, as dos países da Europa, Grécia e Espanha. O papel do Estado em relação à economia tem variado no decorrer da história.
No pós-Guerra Fria, ao modelo econômico defendido, inicialmente pela Inglaterra e os EUA, denominou-se neoliberalismo.
É CORRETO afirmar que o neoliberalismo defende:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) A formação dos Estados foi certamente distinta na Europa, na América Latina, na África e na Ásia. Os Estados atuais, em especial na América Latina — onde as instituições das populações locais existentes à época da conquista ou foram eliminadas, como no caso do México e do Peru, ou eram frágeis, como no caso do Brasil —, são o resultado, em geral, da evolução do transplante de instituições europeias feito pelas metrópoles para suas colônias. Na África, as colônias tiveram fronteiras arbitrariamente traçadas, separando etnias, idiomas e tradições, que, mais tarde, sobreviveram ao processo de descolonização, dando razão para conflitos que, muitas vezes, têm sua verdadeira origem em disputas pela exploração de recursos naturais. Na Ásia, a colonização europeia se fez de forma mais indireta e encontrou sistemas políticos e administrativos mais sofisticados, aos quais se superpôs. Hoje, aquelas formas anteriores de organização, ou pelo menos seu espírito, sobrevivem nas organizações políticas do Estado asiático.
GUIMARÃES, S. P. Nação, nacionalismo, Estado. Estudos Avançados. São Paulo: EdUSP, v. 22, n.º 62, jan.- abr. 2008 (adaptado).
Relacionando as informações ao contexto histórico e geográfico por elas evocado, assinale a opção correta acerca do processo de formação socioeconômica dos continentes mencionados no texto.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERN) Algumas serpentes do gênero Thamniophissão capazes de sobreviver após a ingestão de salamandras-de-pele-rugosa, Tarichagranulosa da costa do Pacífico na América do Norte, capazes de armazenar uma forte neurotoxina em sua pele, denominada tetrodotoxina (TTX).
Isso se deve pelo fato de a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione os dados do gráfico com as informações do texto.
a) Explique o novo regime de imigração que elevou o número de imigrantes vindos para o Brasil entre as décadas de 1870 e 1890.
b) Enumere duas vantagens da mão de obra livre e assalariada para os cafeicultores.
- Biologia | 05. Embriologia
(UEG) O estudo da embriologia fornece subsídios para a compreensão dos processos biológicos envolvidos na formação e no desenvolvimento embrionário e fetal humano. Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar: