01
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura