Texto base: Para responder as questão , leia a seguir o primeiro capítulo do livro A terra dos meninos pelados, do escritor brasileiro Graciliano Ramos.
Enunciado:
No texto, há palavras que podem ser consideradas como regionalismos, utilizadas em apenas algumas regiões do Brasil. De acordo com o contexto, identifique os sentidos possíveis para elas: mangavam – aperreavam.
Escreva um parágrafo apresentando esse sentido
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Em um determinado ano, os computadores da receita federal de um país identificaram como inconsistentes 20% das declarações de imposto de renda que lhe foram encaminhadas. Uma declaração é classificada como inconsistente quando apresenta algum tipo de erro ou conflito nas informações prestadas. Essas declarações consideradas inconsistentes foram analisadas pelos auditores, que constataram que 25% delas eram fraudulentas. Constatou-se ainda que, dentre as declarações que não apresentaram inconsistências, 6,25% eram fraudulentas.
Qual é a probabilidade de, nesse ano, a declaração de um contribuinte ser considerada inconsistente, dado que ela era fraudulenta?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
De acordo com o enunciado – ‘PODE ser Pepsi’ –, o principal Modo, Pessoa e Tempo Verbal destacado é classificado como
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
(UNIMONTES) Considerando as relações de afetividade e identidade que as pessoas passam a estabelecer através de vivências e vínculos criados, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) entendem que essa categoria geográfica permite que ocorra a comunicação entre o homem e o mundo. O texto faz referência a qual categoria geográfica?
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Reciclar é só parte da solução
O lixo é um grande problema da sustentabilidade. Literalmente: todos os anos, cada brasileiro produz 385 kg de resíduos — dá 61 milhões de toneladas no total. O certo seria tentar diminuir ao máximo essa quantidade de lixo. Ou seja, em vez de ter objetos recicláveis, o ideal seria produzir sempre objetos reutilizáveis, o que diminui os resíduos. Mas, enquanto isso não acontece, temos que nos contentar com a reciclagem. E é aí que vem um detalhe perigoso: reciclar o lixo também polui o ambiente e gasta energia. Reciclar vidro, por exemplo, é 15% mais caro do que produzi-lo a partir de matérias-primas virgens. Afinal, é feito basicamente de areia, soda e calcário, que são abundantes na natureza. Então, nenhuma empresa tem interesse em reciclá-lo. Já o alumínio é um supernegócio, porque economiza muita energia.
HORTA, M. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 25 maio 2012
O emprego adequado dos elementos de coesão contribui para a construção de um texto argumentativo e para que os objetivos pretendidos pelo autor possam ser alcançados. A análise desses elementos no texto mostra que o conectivo:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Los dictadores del mercado
“Si no les gusta a los jóvenes, murió.” Así de categórica es Beatriz Bonet, encargada de planificación estratégica de una agencia de publicidad chilena, para describir lo que ocurre con la vida de cualquier producto de consumo masivo que se lanza al mercado. Si el helado, el plan de llamadas por celular, las galletas o la cerveza no son de la preferencia de este creciente segmento, sus opciones de vida no son claras. Y ello no porque sean muchos en cantidad, o porque su poder adquisitivo sea alto y en crecimiento. Razones que por cierto influyen.
Sin embargo, el verdadero motivo de su fuerza es el poder de convocatoria que tienen. “Sus hermanos chicos ven en ellos sus ídolos. Y, como ellos, los adultos están aprendiendo constantemente los modos, palabras, gestos y comportamiento de sus hijos adolescentes” explica Bonet.
En otras palabras, sí a éstos no les gusta un producto, las posibilidades de que se venda son remotas. De hecho, según resalta la ejecutiva, aproximadamente un 80% de la publicidad de hoy es para ellos. “Son marcadores de tendencias y líderes de opinión, van a la vanguardia en tecnología, les interesa estar a la moda y estar vigentes. Ahora con toda la información, la globalización e Internet, saben lo que está pasando en todo el mundo, entonces, están muy informados” precisó.
“Apelando a la libertad, a la irreverencia, a la naturalidad y a la espontaneidad de los jóvenes” – recalca Bonet – las empresas ofrecen sus productos a este nicho. Los bancos, por ejemplo, se han orientado hacia este mercado ofreciendo cuentas jóvenes. “Son una estrategia a largo plazo, ya que son futuros cuentacorrentistas.
AVILES, M. de los Ángeles. Diario La Tercera, Chile, nº 2.732, p.30.( Adaptado)
Según el texto los bancos