Texto base: Para responder as questão , leia a seguir o primeiro capítulo do livro A terra dos meninos pelados, do escritor brasileiro Graciliano Ramos.
Enunciado:
No texto, há palavras que podem ser consideradas como regionalismos, utilizadas em apenas algumas regiões do Brasil. De acordo com o contexto, identifique os sentidos possíveis para elas: mangavam – aperreavam.
Escreva um parágrafo apresentando esse sentido
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UFPE) O fluxo total de sangue na grande circulação, também chamado de débito cardíaco, faz com que o coração de um homem adulto seja responsável pelo bombeamento, em média, de 20 litros por minuto. Qual a ordem de grandeza do volume de sangue, em litros, bombeado pelo coração em um dia?
- História | 2.3 Segundo Reinado
A cessação do tráfico lançou sobre a escravidão uma sentença definitiva. Mais cedo ou mais tarde estaria extinta, tanto mais quanto os índices de natalidade entre os escravos eram extremamente baixos e os de mortalidade, elevados. Era necessário melhorar as condições de vida da escravaria existente e, ao mesmo tempo, pensar numa outra solução para o problema da mão de obra.
COSTA, E. V. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Unesp, 2010.
Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Política de valorização do café: Conjunto de medidas adotadas pelo poder público durante a Primeira República como forma de assegurar ao setor cafeeiro brasileiro condições para enfrentar a queda de preços do produto no mercado internacional.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/glossario/politica_de_valorizacao_do_cafe>. Acesso em: 16 out. 2012.
A política de valorização do café durante a República Oligárquica
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O glifosfato (C3H8NO5P) é bastante utilizado no cultivo da soja, um dos pilares do agronegócio mundial. Em 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o produto como “provavelmente cancerígeno para seres humanos”, o que causou eventual efervescência no mercado e interferiu na legislação dos países. No Brasil, o limite de glifosfato aceito é de 10ppm. As concentrações de glifostato, informadas nos rótulos de três produtos comercializados para a cultura da soja, estão indicadas no quadro a seguir:
Produto
Concentração de glifostato
I
480 g/L
II
2,80 x 10-4 M
III
0,9 g/mL
Considerando que todos os produtos recomendam diluição de 1 para 100 L antes da aplicação na lavoura da soja, está(ao) de acordo com a legislação atual apenas
Dados: C = 12g/mol; H = 1 g/mol; N = 14 g/mol; O = 16 g/mol; O = 31 g/mol
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(FUVEST 2011 1° FASE) A figura abaixo é uma representação esquemática da geopolítica atual (1991-2009), segundo o autor Philip S. Golub.
Considerando seus conhecimentos sobre a atual geopolítica mundial, identifique a alternativa que contém um título adequado para a figura bem como informações que completam, corretamente, os itens 1, 2 e 3 da legenda.