Dos vários tipos de colágeno presentes no corpo humano, o colágeno do Tipo I é o mais abundante. Uma doença genética caracterizada por problemas na produção de colágeno do Tipo I é a chamada Osteogenesis Imperfecta, ou doença dos ossos de cristal. Pessoas acometidas dessa doença apresentam fragilidade óssea, ossos curvados e baixa estatura, entre outros sintomas. Os acometimentos do tecido ósseo na Osteogenesis Imperfecta se devem ao fato de que o colágeno.
Questões relacionadas
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UNIFACS) O uso de um gerador de eletricidade nos hospitais ajuda a manter seus serviços em perfeito funcionamento no caso de apagão. Tratando-se da teoria que fundamenta o funcionamento de um gerador — constituído por ímã fixo em um eixo móvel, no qual se encontram acopladas bobinas —, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O gerador de eletricidade é um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica.
( ) A variação do fluxo de indução magnética, em função do tempo, em bobinas, produz força eletromotriz induzida nesses dispositivos.
( ) O sentido do campo magnético da corrente induzida em uma bobina é concordante com a variação do fluxo de indução magnética através dessa bobina.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(FPS) Relacione os termos utilizados na parasitologia, com seus respectivos significados.
1. Agente etiológico.
2. Ectoparasita.
3. Parasita heteroxeno.
4. Pandemia.
( ) Uma epidemia de âmbito mundial.
( ) O parasita causador da doença.
( ) Aquele que efetua o ciclo obrigatoriamente em dois ou mais hospedeiros.
( ) Aquele que se fixa externamente ao corpo do hospedeiro.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIT)
Químicos descobriram que as flores de crisântemos contêm algumas substâncias de ação inseticida, como as piretrinas, a exemplo da representada pela fórmula estrutural, que faz parte da composição de inseticidas dissolvidos em determinado solvente líquido, acondicionados no interior de embalagens de spray.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.
RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará. Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).
Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Apesar de suas utilidades como agente bacteriostático, o cobre pode ser tóxico, quando em excesso. Na Doença de Wilson, há um defeito no metabolismo desse elemento, fazendo com que se acumule em determinados tecidos. São vários os sintomas dessa doença, entre eles, problemas neurológicos e hepáticos, sendo estes últimos tão graves que podem requerer um transplante de fígado. A Doença de Wilson é caracterizada por mutações no gene ATP7B. No esquema a seguir, encontra-se a representação da hereditariedade da doença.
Os indivíduos representados em cinza possuem o gene, porém não manifestam a doença, enquanto que o branco apresenta a Doença de Wilson. O indivíduo preto não possui o gene mutado.
Trata-se, portanto, de uma herança do tipo: