Texto base: TEXT Read the text and answer the question.
What's Stressful For You?
What's stressful for you may be quite different from what's stressful to someone else. For example: - Karen is terrified of getting up in front of people to perform or speak, while her best friend lives for the spotlight. - Phil thrives under pressure and performs best when he has a tight deadline, while his co-worker, Matt, shuts down when work demands escalate. - Anita enjoys helping her elderly parents. Her sister, Constance, helps out as well but finds the demands of caretaking very stressful. - Richard doesn’t hesitate to send food back or complain about bad service when eating out, while his wife, Miranda, finds it much too stressful to complain. Available at: http://www.helpguide.org/mental/stress_signs.htm. Access on: June 4th, 2012. Vocabulary: Thrive – prosperar Deadline – algo para um tempo estipulado Shut down – se fecha Escalate – intensifica
Enunciado:
The meaning of the expression “lives for the spotlight” is
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.09 Textos do Dia a Dia: Manual de Instrução, Aviso, Rótulo e Bula
Texto base: Leia o texto a seguir.
Arquitetura de Soluções IBM para Saúde
Disponível em: <http://www-01.ibm.com/software/br/industry/healthcare/>. Acesso em: 08 mar. 2015.
Enunciado:
O texto apresenta intertítulos e marcadores, comuns em matérias jornalísticas, bem como em manuais de instrução, textos didáticos. Esses elementos têm a finalidade de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Escolha somente os números que correspondem às características da civilização inca. 1. ( ) Construção de canais de irrigação
2. ( ) Civilização em torno da Espanha
3. ( ) Vasta rede de estradas
4. ( ) Tecelagem
5. ( ) Pouco desenvolvimento técnico
6. ( ) Terraços agrícolas
7. ( ) Falta de religião
8. ( ) Construção de Império
9. ( ) Poder distribuído igualmente pelo povo
10. ( ) Construção de cidades
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos números escolhidos.
- Matemática | 09. Probabilidade
Um escritório comercial enviou cinco correspondências diferentes, sendo uma para cada cliente. Cada correspondência foi colocada em um envelope, e os envelopes foram etiquetados com os cinco endereços distintos desses clientes.
A probabilidade de apenas uma etiqueta estar trocada é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
A epopeia dos irmãos Villas Bôas
Com sábia humildade, entregam ao País um documento
de inestimável proveito para o autoconhecimento.
Sérgio de Souza
A história desses três irmãos lendários começa em 1941. Orlando, Cláudio e Leonardo moravam em São Paulo: o primeiro era escriturário na Esso, o segundo entregava avisos da Prefeitura e o terceiro era funcionário de uma empresa distribuidora de gás para geladeira. Orlando tinha 27 anos, Cláudio, 25 e Leonardo, 23.
De uma família de onze filhos, pai fazendeiro de café, os três tiveram de interromper os estudos na adolescência, depois que o pai ficou doente, vendeu a fazenda e trouxe todos para São Paulo. No ano de 1941 o pai morre e, cinco meses depois, a mãe. Os três deixam o casarão que a família ocupava no bairro de Pinheiros, alugam uma casa menor para os irmãos e vão para uma pensão na Vila Buarque, bairro no centro de São Paulo.
Criados no interior, não viam futuro na cidade grande. À noite, na pensão, liam e conversavam sobre o sertão, Cláudio abrindo grandes mapas do Brasil sobre os quais os três se debruçavam, deixando o sonho correr livre.
Até que em 1943 ficam sabendo que o governo federal acabara de criar a Expedição Roncador-Xingu, com o objetivo principal de “conhecer e desbravar as áreas que aparecem em branco nos mapas”. O país contava então 43 milhões de habitantes.
Sem imaginar que iriam passar 40 anos na selva, Orlando, Cláudio e Leonardo decidem inscrever-se. Procuram a Fundação Brasil Central, criada na mesma ocasião para orientar e administrar os trabalhos da Expedição Roncador-Xingu. São recusados. Por ordem superior, só eram aceitos “sertanejos”, porque “têm mais resistência que gente da cidade”.
Os três resolveram então ir diretamente para Barra do Garças, onde estava sendo montada a base da Expedição. Vão disfarçados de “sertanejos” e ganham o emprego: Cláudio e Leonardo, na enxada; Orlando, auxiliar de pedreiro.
O encarregado de montar a base da Expedição, único que não era sertanejo ali, não tinha com quem discutir ou dividir os problemas. Até que um dia um avião atola no campo da base e são chamados para ajudar no desencalhe os dois trabalhadores que estão mais próximos. Eram Cláudio e Leonardo. Na conversa, revelam-se educados e alfabetizados. No dia seguinte, Cláudio é nomeado chefe do pessoal, Leonardo chefe do almoxarifado e Orlando secretário da base.
Daí em diante começará a epopeia, que Orlando e Cláudio narram num diário detalhado, no livro que batizaram de A Marcha para o Oeste.
Essa aventura, sem paralelo na história do país e com contorno de ficção, deixou números impressionantes: 1.500 km de picadas abertas, 1.000 km de rios percorridos, 43 vilas e cidades nascidas no roteiro da marcha, 19 campos de pouso, sendo que quatro se tornaram bases militares e pontos de apoio de rotas aéreas internacionais, 5 mil índios contatados.
E a criação do Parque Nacional do Xingu, uma “Sociedade de nações”, como disseram os Villas Bôas, onde vivem atualmente 6 mil índios falando dez línguas diferentes. Em suas 18 aldeias, o Parque abriga cuicuros, calapalos, nauquás, matipuís, meinacos, auetis, uaurás, iualapitis, camaiurás, trumaís, txicãos, suiás, jurunas, caiabis, metotires, mencragnontires e crenacarores.
Tudo isso valeu aos irmãos quatro comendas estrangeiras, onze nacionais, seis títulos e diplomas de honra ao mérito, inclusão no Who’s Who, indicação para o Prêmio Nehru da Paz e para o Nobel da Paz. Valeu também, a Orlando e a Cláudio, 200 malárias para cada um.
Até aqui, Orlando e Cláudio escreveram doze livros, extraídos de sua experiência indigenista, e fizeram inúmeras conferências, depois da aposentadoria em 1978, quando deixaram o Parque Nacional do Xingu e vieram morar em São Paulo, como assessores da presidência da Fundação Nacional do Índio.
A última obra dos irmãos, A Marcha para o Oeste, é simplesmente um relato de tudo o que foi vivido pela Expedição Roncador-Xingu, sem preocupação especial com a pesquisa científica, mesmo porque não era o caso e porque ao longo da marcha sempre abrigaram e orientaram os estudiosos que foram ao seu encontro. No entanto, com sábia humildade, deixaram implícita a preocupação científica, e entregam ao País um documento de inestimável proveito para o seu autoconhecimento.
* Sérgio de Souza é jornalista e editor da revista Caros Amigos.
Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br/cultura/10975-a-epopeia-dos-irmaos-villas-boas.html>.
Acesso em 19 mar. 2014.
Esta mensagem é de um relato do grande navegador Amyr Klink.
Depois de ter realizado uma de suas expedições à Antártida, ele escreveu o seguinte no diário de bordo: "Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura. Será que até aqui existem chineses fritando pastéis? Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo. Pensei em fotografar, mas falei pra mim mesmo: ‘Calma, você terá muito tempo pra isso [...]
Disponível em: <http://sawuelbruno.blogspot.com.br/2012/01/um-relato-amir-klink.html>. Acesso em: 28 mar. 2014.(Fragmento)
Reescreva o relato de Amir Klink em forma de narrativa.
- Ciências - Fundamental | 06.1. Alimentação de origem animal, vegetal e mineral
Os animais são classificados de acordo com a sua alimentação, que pode ser carnívora, herbívora, frugívora ou onívora. Os animais onívoros são aqueles que se alimentam tanto de plantas quanto de animais, e essa adaptação alimentar lhes permite obter uma variedade maior de nutrientes.
Qual das opções abaixo é um exemplo de animal onívoro?