Uma partícula é lançada verticalmente para cima a partir da superfície da Terra, atingindo uma altura máxima (em relação ao ponto de lançamento) igual ao próprio raio da Terra, RT. Desprezando os atritos e o movimento de rotação terrestre, e denotando a aceleração da gravidade na superfície da Terra por g, com que velocidade a partícula foi lançada?
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe) Observe a imagem a seguir:
Valendo-se do conteúdo sociológico contido nessa imagem, é INCORRETO afirmar que, no Brasil,
- Biologia
(COL. NAVAL) Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2006 1ª FASE) As reações, em fase gasosa, representadas pelas equações I, II e III, liberam, respectivamente, as quantidades de calor Q1 J, Q2 J e Q3 J, sendo Q3 > Q2 > Q1.
I) 2NH3 + 5/2O2 →\to 2NO + 3H2O ............∆H1 = - Q1J
II) 2NH3 + 7/2O2 →\to 2NO2 + 3H2O...........∆H2 = - Q2J
III) 2NH3 + 4O2 →\to N2O5 + 3H2O........... ∆H3 = - Q3J
Assim sendo, a reação representada por
IV) N2O5 →\to 2NO2 +1/2O2........................∆H4 será:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNIT) Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Mais recentemente, foi formulada a Teoria Sintética da Evolução, também denominada Neodarwinismo.
Sobre essa teoria, é correto afirmar:
- Literatura
(CFTMG) A questão a seguir refere-se ao texto abaixo.
Que diversas que são, Marília, as horas,
que passo na masmorra imunda e feia,
dessas horas felizes, já passadas
na tua pátria aldeia!
Então eu me ajuntava com Glauceste;
e à sombra de alto cedro na campina
eu versos te compunha, e ele os compunha
à sua cara Eulina.
Cada qual o seu canto aos astros leva;
de exceder um ao outro qualquer trata;
o eco agora diz: Marília terna;
e logo: Eulina ingrata.
Deixam os mesmos sátiros as grutas:
um para nós ligeiro move os passos,
ouve-nos de mais perto, e faz a flauta
cos pés em mil pedaços.
— Dirceu — clama um pastor — ah! bem merece
da cândida Marília a formosura.
E aonde — clama o outro — quer Eulina
achar maior ventura?
Nenhum pastor cuidava do rebanho,
enquanto em nós durava esta porfia;
e ela, ó minha amada, só findava
depois de acabar-se o dia.
À noite te escrevia na cabana
os versos, que de tarde havia feito;
mal tos dava e os lia, os guardavas
no casto e branco peito.
Beijando os dedos dessa mão formosa,
banhados com as lágrimas do gosto,
jurava não cantar mais outras graças
que as graças do teu rosto.
Ainda não quebrei o juramento;
eu agora, Marília, não as canto;
mas inda vale mais que os doces versos
voz do triste pranto.
GONZAGA, Tomás Antônio. Tomás Antônio Gonzaga [Org. Lúcia Helena] Rio de Janeiro: Agir, 1985. p. 114. [Coleção Nossos Clássicos, v.114].
Considere as seguintes afirmativas sobre o conteúdo do poema e sua relação com o contexto em que foi produzido:
I. Na primeira estrofe, o texto alude a um fato histórico: a prisão de Tomás Antônio Gonzaga por sua atuação na Inconfidência Mineira.
II. No poema, o eu lírico contrapõe passado e presente, rememorando o tempo em que quebrou o juramento feito a Marília.
III. No trecho que vai da segunda à quinta estrofes, encena-se uma espécie de duelo poético entre os autores árcades brasileiros Cláudio Manoel da Costa, o Glauceste, e Tomás Antônio Gonzaga, o Dirceu.
IV. De acordo com as estrofes seis e sete, Marília reage com repulsa ao fato de ser galanteada pelo eu lírico.
Estão corretas apenas as afirmativas