(FUVEST 2006 1ª FASE) As reações, em fase gasosa, representadas pelas equações I, II e III, liberam, respectivamente, as quantidades de calor Q1 J, Q2 J e Q3 J, sendo Q3 > Q2 > Q1.
I) 2NH3 + 5/2O2 →\to 2NO + 3H2O ............∆H1 = - Q1J
II) 2NH3 + 7/2O2 →\to 2NO2 + 3H2O...........∆H2 = - Q2J
III) 2NH3 + 4O2 →\to N2O5 + 3H2O........... ∆H3 = - Q3J
Assim sendo, a reação representada por
IV) N2O5 →\to 2NO2 +1/2O2........................∆H4 será:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Olá! Negro
Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro ioruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreendo agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá, Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!
LIMA, J. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958 (fragmento).O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir todas as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
COLASANTI, M. Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
A progressão é garantida nos textos por determinados recursos linguísticos, e pela conexão entre esses recursos e as ideias que eles expressam. Na crônica, a continuidade textual é construída, predominantemente, por meio:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O quadro apresenta dados sobre viagens distintas, realizadas com o mesmo veículo, por diferentes motoristas. Em cada viagem, o veículo foi abastecido com combustível de um preço diferente e trafegou com uma velocidade média distinta.
Sabe-se que esse veículo tem um rendimento de 15 km por litro de combustível se trafegar com velocidade média abaixo de 75 km/h. Já se trafegar com velocidade média entre 75 km/h e 80 km/h, o rendimento será de 16 km por litro de combustível. Trafegando com velocidade média entre 81 km/h e 85 km/h, o rendimento será de 12 km por litro de combustível e, acima dessa velocidade média, o rendimento cairá para 10 km por litro de combustível.
A motorista que realizou a viagem que teve o menor custo com combustível foi o de número:
- Língua Portuguesa
O novo ouro do centro de São Paulo
Roubo e receptação de celulares acontecem à luz do dia na capital paulista, assim como na era dos trombadinhas, nos anos 1980 e 1990.
Existe uma tendência no mundo ocidental de que em determinados períodos da história o centro das grandes cidades fica decadente. Em um primeiro momento, perdem-se os moradores tradicionais, que buscam novas regiões afluentes. Depois, é a vez do comércio chique, que acompanha os endinheirados. Com isso, as regiões centrais se transformam em locais de escritórios, de cortiço e comércios mambembes. Ao mesmo tempo, elas continuam sendo áreas onde existe um grande fluxo de pessoas durante o dia, todos anônimos e desconhecidos. É o cenário ideal para criminosos, que se aproveitam desse anonimato para agir.
MINGARDI, G. Época. 20 mar. 2019. [Fragmento]
A introdução possibilita o primeiro contato com a tese a ser defendida. Esse aspecto é observado nesse trecho por meio da opção do articulista em recorrer a
- Matemática | 13.5 Polígonos
Pretende-se comprar uma mesa capaz de acomodar 6 pessoas, de modo que, assentadas em torno da mesa, cada pessoa disponha de, pelo menos, 60 cm de espaço livre na borda do tampo da mesa, que deverá ter a menor área possível. Na loja visitada há mesas com tampos nas formas e dimensões especificadas:
• Mesa I: hexágono regular, com lados medindo 60 cm;
• Mesa II: retângulo, com lados medindo 130 cm e 60 cm;
• Mesa III: retângulo, com lados medindo 120 cm e 60 cm;
• Mesa IV: quadrado, com lados medindo 60 cm;
• Mesa V: triângulo equilátero, com lados medindo 120 cm.
A mesa que atende aos critérios especificados é a