23. Luz e Sombra
INTRODUÇÃO à LUZ & SOMBRA (Chiaroscuro):
A luz e a sombra são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos. A técnica do chiaroscuro (claro e escuro) foi desenvolvida principalmente por Da Vinci no alto renascimento (século XVI), quando os artistas e arquitetos desenvolveram consideravelmente as técnicas de representação aplicadas à arte e à arquitetura.
O volume no desenho depende da luz, e por consequência das sombras que este produz. A definição correta do volume dum objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.
Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas.
As sombras próprias são as que originam o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria. Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
Para melhorar os efeitos de luz e sombra deve-se observar os lápis usados. Para áreas mais escuras dê preferência aos lápis mais macios (de 4B em diante); para áreas bem claras ou meios tons dê preferência aos mais duros da série B (do 2B ao 3B):
Os efeitos de luz e sombra podem ser conseguidos com passagens suaves entre os tons. O esfuminho é um bom material para quem gosta deste efeito (que pode também ser substituído pela ponta do dedo, ou tecido macio).
Desenho de André Lima
Observe como o desenhista conseguiu um efeito realista no desenho principalmente através do contraste entre áreas claras muito iluminadas e sobras profundas em pequenas regiões. Os meios tons foram esfumados o que ajudou no efeito fotográfico da imagem.
Outras formas de se trabalhar os volumes no desenho podem ser feitos através de traços mais caligráficos, como rabisco e hachuras e até pontos e manchas.
As tabelas acima mostram as correspondências entre a escala de cinza esfumada e algumas texturas hachuradas.
Exemplos de traços mais caligráficos
Desenho com carvão com traços mais caligráficos aplicados
Desenho do arquiteto russo Yakov Chernikhov (c. 1940)
Desenho de Christian Azevedo
http://auladedesenho.wordpress.com/aulas-e-tutoriais/luz-e-sombra/
Converse com a turma sobre o volume produzido no desenho e as técnicas que podemos desenvolver para produzir esse efeito. Compartilhe com os alunos o texto acima e principalmente mostre as gravuras que ilustram o texto, é um material rico e completo para se desenvolver o volume no desenho. Enfatize os conceitos de sombra própria e sombra projetada, e proponha aos alunos que realizem um estudo de hachuras, depois um estudo de sombreamento feito com lápis de grafite macia.
Depois de terem treinado algumas técnicas de claro e escuro para se produzir o volume no desenho, proponha aos alunos um exercício feito com recortes. Peça aos alunos que levem revistas que possam ser recortadas e escolham uma imagem fotográfica em preto e branco. Primeiramente cada aluno deverá colocar uma folha de papel vegetal por cima da gravura e copiar com linhas de contorno. Depois deverá pregar essa folha de papel vegetal em uma folha branca, tamanho A4 e sombrear conforme a gravura, com hachuras de acordo com a gravura. Depois peça aos alunos que recortem uma parte da gravura, cole sobre uma folha branca de papel tamanho A4 e preencha a parte recortada com sombreamento feito com lápis de grafite macia. Dessa forma o aluno estará aplicando as duas técnicas treinadas. Para completar o trabalho, oriente os alunos a realizar dois desenhos do mesmo objeto, um com ênfase no sombreamento do próprio objeto e o outro com ênfase na sombra projetada pelo objeto.