¿Cuáles son las fechas que más te gustan, o menos te gustan? Escribe dos (por extenso: tres de marzo, por ejemplo) y, enseguida, explica por qué te gusta o no cada una de ellas.
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB) Um motor de combustão interna, semelhante ao motor de um carro, requer 2.000J de energia química para funcionar durante 20s e produzir 400J de energia útil de movimento.
De acordo com essa informação, o rendimento do motor, em percentagem, é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Texto base: Texto para à questão. Imprensa francesa não perdoa Thiago Silva após PSG levar seis do Barcelona O jornal L’équipe disse que o brasileiro não pode ser considerado um líder e frisou que ele não estava em campo na primeira partida, quando o time francês fez 4 a 0 A virada histórica realizada na última quarta-feira (8 de março) pelo Barcelona em cima do Paris Saint-Germain ainda está dando muito o que falar. Pelo lado francês, a mídia local tem sido extremamente crítica ao futebol apático apresentado por toda a equipe, principalmente da dupla de zaga brasileira, Marquinhos e Thiago Silva. O jornal Le Figaro relembrou o choro de Thiago Silva nas oitavas de final, antes das disputas de penalidades contra o Chile na Copa do Mundo e o chamou de covarde. “Desde o ocorrido na Copa de 2014, o zagueiro conhecido como O Monstro tem sido chamado de medroso pelos críticos. Entenda como covarde. Que some nos jogos grandes”, escreveu o jornal. Já o L’équipe foi ainda mais crítico em relação ao zagueiro brasileiro. Segundo o jornal, Thiago Silva não pode ser considerado um líder, além disso, não estava em campo na primeira partida quando o time francês fez 4 a 0 no Barça e também rememorou o choro de 2014. Disponível em:<www.foxsports.com.br/news/295574-imprensa-francesa-nao-perdoa-
thiago-silva-apos-psg-levar-seis-do-barcelona>. Acesso em: 21 mar. 2017.
Enunciado:
Assinale a afirmação correta:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ITA) Os trechos a seguir, que estão fora de ordem, fazem parte de um texto coeso e coerente.
I. Estudos feitos com várias profissões que trabalham em turnos mostram que ficar acordado por mais de 19 horas ou ter uma jornada de trabalho superior a 12 horas provoca sintomas semelhantes ao de um porre.
II. Se essas duas condições se sobrepõem numa madrugada, as consequências negativas se potencializam ao extremo.
III. As reações ficam mais lentas e o julgamento da realidade é comprometido.
IV. Um piloto dormir no manche do avião é uma cena muito mais rara do que um motorista de ônibus ou caminhão cochilar no volante. Mas pode acontecer.
V. No caso da aviação, há ainda o agravante de que os pilotos trabalham a 10 mil metros do solo, no comando de aeronaves complexas e delicadas, às vezes com mais de uma centena de passageiros a bordo.
(Em: Pesquisa Fapesp, agosto/2009. Adaptado)
Assinale a opção que apresenta a melhor sequência.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Construção Chico Buarque Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego [...] Disponível em: <www.letras.mus.br/chico-buarque/45124/>.
Acesso em: 06/03/2017.
Enunciado:
Os versos “Subiu a construção como se fosse máquina” e “Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago” anunciam:
a precariedade das leis trabalhistas no país.
- História
"No Oriente Médio, em uma península árida banhada pelo Oceano Índico e pelo mar Vermelho, nasceu em 630 o Islão, como resultado das guerras santas empreendidas por Maomé. Em pouco tempo, se expandiria por extenso território, conquistando terras na Ásia, na África e na Europa (...). Em terras do Islão, era difícil separar o Estado da religião (...), dos que acreditam em um só deus e obedecem a um só chefe, Maomé, e a seus sucessores, os califas."
PILETTI e ARRUDA. "Toda a História". 8. ed São Paulo: Ática, 2000 p.114.
Sobre o Islamismo, pode-se afirmar que
I - resultou na defesa da organização de um Estado teocrático e militarizado.
II - a expansão islâmica difundiu a cultura árabe, enriquecendo o patrimônio cultural e técnico ocidental, como os equipamentos náuticos utilizados nas Grandes Navegações europeias dos séculos XV e XVI.
III - surgiram os fundamentalistas islâmicos dentro da facção xiita que, além de desprezarem os valores do Ocidente, defendiam a utilização de ações violentas e a "guerra santa" em seus extremos, com o fim de criar um Estado muçulmano.
Está(ão) correta(s)