Conte e escreva o número em cada figura.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia-o com atenção.
Órgão da reprodução sexuada das plantas superiores (fanerógamas). Cada flor consiste em um ovário cercado de outras estruturas, como os órgãos masculinos ou estames, que produzem o pólen. A maioria das flores tem pétalas em forma de folhas. que podem ser muito coloridas, e sépalas que frequentemente protegem a flor em botão. As flores podem ser solitárias, como as tulipas, ou nascer em grupos, que são chamados inflorescências. Em muitas árvores e em algumas plantas herbáceas, as flores são unissexuais, tendo ou ovários ou estames. Quando os órgãos sexuais ocorrem em plantas diferentes diz-se que eles são dioicos (como a maioria dos animais). Quando juntos no mesmo indivíduo, na mesma flor ou não, diz-se que são monoicos.
As flores podem ter menos de 1 mm, como em algumas árvores, ou até 1 m, como no parasita Rafflesia amo/di, uma planta rara de Sumatra. As inflorescências podem ter muitos metros de altura em algumas palmeiras. O que geralmente é chamado de flor em plantas da família do girassol e em alguns outros grupos é, na verdade, uma inflorescência. A função das flores é apresentar os gametas para reprodução cruzada. que é efetuada pela dispersão dos grãos do pólen. Nas plantas cujo pólen é levado pelos insetos, as flores são sempre grandes, muito coloridas e com perfume, para atrair esses polinizadores. A maioria produz néctar, do qual os insetos se alimentam.
Nova enciclopédia ilustrada. São Paulo: Publifolha, 1996. v. 2. p. 352.
O objetivo de apresentar a imagem acompanhada do texto verbal é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cuento a seguir, escrito por Pedro Pablo Sacristán.
El niño súper campeón
Había una vez un niño al que lo que más le gustaba en el mundo era ganar. Le gustaba ganar a lo que fuera: al fútbol, a los cromos, a la consola... a todo. Y como no soportaba perder, se había convertido en un experto con todo tipo de trampas. Así, era capaz de hacer trampas prácticamente en cualquier cosa que jugase sin que se notara, e incluso en los juegos de la consola y jugando solo, se sabía todo tipo de trucos para ganar con total seguridad.
Así que ganaba a tantas cosas que todos le consideraban un campeón. Eso sí, casi nadie quería jugar con él por la gran diferencia que les sacaba, excepto un pobre niño un poco más pequeño que él, con el que disfrutaba a lo grande dejándole siempre en ridículo.
Pero llegó un momento en que el niño se aburría, y necesitaba más, así que decidió apuntarse al campeonato nacional de juegos de consola, donde encontraría rivales de su talla. Y allí fue dispuesto a demostrar a todos sus habilidades, pero cuando quiso empezar a utilizar todos esos trucos que sabía de mil juegos, resultó que ninguno de ellos funcionaba. ¡Los jueces habían impedido cualquier tipo de trampa!
Entonces sintió una vergüenza enorme: él era bueno jugando, pero sin sus trucos, fue incapaz de ganar a ninguno de los concursantes. Allí se quedó una vez eliminado, triste y pensativo, hasta que todo terminó y oyó el nombre del campeón: ¡era el niño pequeño a quien siempre ganaba!
Entonces se dio cuenta de que aquel niño había sido mucho más listo: nunca le había importado perder y que le diera grandes palizas, porque lo que realmente hacía era aprender de cada una de aquellas derrotas, y a base de tanto aprender, se había convertido en un verdadero maestro.
Y a partir de entonces, aquel niño dejó de querer ganar siempre, y pensó que ya no le importaría perder algunas veces para poder aprender, y así ganar sólo en los momentos verdaderamente importantes.
Disponible en: <http://cuentosparadormir.com/infantiles/cuento/el-nino-super-campeon>. Acceso el: 06 mar. 2014. (Fragmento)
Según el texto, el niño que siempre hacía trampas aprendió que es mejor:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UNIMONTES) A luz propaga-se com velocidade de módulo c = 3 x108 m/s no vácuo; no entanto, quando a propagação se dá em um meio material, a velocidade será de módulo V < c. O índice de refração é definido como sendo c/V. Considerando que a luz é uma onda eletromagnética, imagine um feixe de luz monocromática que passa de um meio para outro, mudando, assim, o módulo V de sua velocidade.
Nessa mudança de meio, a(s) propriedade(s) do feixe que não sofrerá(ão) alteração é(são)
- Ciências - Fundamental | 2.2 Ciclo da Vida das Plantas
Qual é o gás absorvido pelas plantas durante a respiração?
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) A figura a seguir apresenta um diagrama p x V que ilustra um ciclo termodinâmico de um gás ideal. Este ciclo, com a realização de trabalho de 750 J, ocorre em três processos sucessivos. No processo AB, o sistema sofre um aumento de pressão mantendo o volume constante; no processo BC, o sistema se expande mantendo a temperatura constante e diminuindo a pressão; e, finalmente, no processo CA, o sistema retorna ao estado inicial sem variar a pressão.
O trabalho realizado no processo BC e a relação entre as temperaturas TA e TB são, respectivamente,