Leia.
Dom Ratinho
Os olhinhos
espertinhos,
de focinho
alegrinho,
bigodinho
nervosinho,
de passinho
ligeirinho:
Dom Ratinho.
O menino camelô. Cyro de Mattos. São Paulo: Atual, 1991. p. 7.
Segundo o poema, algumas das características de Dom Ratinho são:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia o texto a seguir.
O casamento da Raposa
Um belo dia, a comadre Raposa, cansada de viver sozinha, resolveu se casar com o compadre Lobo!
Todo mundo comentava que o casamento não ia durar nada, mas todos os bichos foram dando os seus presentes com a devida licença do rei Leão. O rei Leão, por sua vez, como devia uns certos favores à comadre Raposa, resolveu que daria o melhor presente de todos. Daí, chamou a Raposa:
- Ó, minha comadre, o que é que você quer no dia do seu casamento, um dia de sol ou um dia de chuva? Você sabe que sou o rei dos animais, posso parar o sol ou soltar a chuva.
A Raposa ficou calada, pensando...
- Então, comadre, resolva logo, vamos... Resolva! Pense: se o dia for de sol o casamento vai ser muito concorrido. Se o dia for de chuva a festa vai ser desanimada, mas o povo diz que casamento em dia se chuva traz felicidade, comadre!
A Raposa, muito matreira, continuou calada, pensativa. O Leão já estava rosnando, impaciente, quando ela falou, toda sorridente:
- Sabe, compadre, eu estava aqui matutando se o nosso rei teria o poder de dar as duas coisas ao mesmo tempo, chuva e sol, no meu casamento!
O rei Leão rosnou com arrogância:
- Há! Há! Pensei que a comadre fosse bem informada. Um rei pode tudo! Eu dou a minha palavra de rei que no dia do seu casamento haverá sol e chuva ao mesmo tempo.
Como palavra de rei não volta atrás, assim aconteceu no dia do casório.
E, desse dia em diante, toda vez que uma raposa casa acontece o mesmo.
ROBATTO, Sonia. Uma história pra cada dia. Abril. São Paulo: Globo, 1993.
a) A Raposa estava se casando, e o rei Leão resolveu que queria dar o melhor presente de todos para ela. Por quê?
b) Qual foi o presente que ela ganhou do rei Leão?
c) A Raposa ficou satisfeita com o que ganhou? Por quê?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o texto a seguir.
Eu era um menino cor da terra. Não vou, porém, saber nunca de onde vieram os verdadeiros avós dos meus avós. Nisso, nós, os meninos brasileiros, somos diferentes dos meninos morenos da Guatemala, do México, da América Central ou de todo o planalto andino. Quando o homem branco chegou na minha terra, encontrou meninos com a carinha igual à de todos os meninos que viviam nas florestas úmidas da América ou nas altas montanhas dos Andes. Depois, eles trouxeram os negros, que não queriam vir. E vieram também os árabes e outras gentes da Ásia. E todos se misturaram, sem registro e sem cartório. E aqui ficamos todos da cor da nossa terra e viramos, todos, os brasileiros.
ZIRALDO. Os meninos morenos. Melhoramentos: Belo Horizonte, 2004. p. 6.
De acordo com o texto, a formação do povo brasileiro tem uma característica marcante. Assinale a alternativa que explicita tal característica
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Texto 2
O texto 1 critica o comportamento das pessoas que:
- Geografia | 3.1 Movimentos da Terra
Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter. Esse país encontra-se em uma extensa faixa da Costa Oeste da América do Sul. A causa desse e de outros terremotos deve-se ao fato do Chile estar situado
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta