Uma pequena esfera de massa m é mantida comprimindo uma mola ideal de constante elástica k de tal forma que a sua deformação vale x. Ao ser disparada, essa esfera percorre a superfície horizontal até passar pelo ponto A subindo por um plano inclinado de 45° e, ao final dele, no ponto B, é lançada, atingindo uma altura máxima H e caindo no ponto C distante 3h do ponto A, conforme figura abaixo.
Considerando a aceleração da gravidade igual a g e desprezando quaisquer formas de atrito, pode-se afirmar que a deformação x é dada por
Questões relacionadas
- Matemática | 13.6. Circunferência
Torres de satélite são responsáveis por proporcionar, entre outras coisas, a transmissão do sinal para telefonia celular, sendo que a área de cobertura de uma torre é um círculo cujo raio é chamado raio de cobertura da torre. Em dada cidade, há 3 torres de satélite (A, B e C), de modo que as delimitações das áreas de cobertura delas se tangenciam, mas não se sobrepõem; assim, toda a cidade é coberta com o sinal de transmissão, exceto uma parte da área rural. Após reclamações dos moradores sem cobertura, a prefeitura decide aumentar o raio da torre C até um ponto D na divisa da cobertura das outras duas torres, de modo que toda a população passe a ser atendida. Sabe-se que, para isso, o raio da torre C deve ser aumentado em, pelo menos, 28 km.
Utilizando mapas da cidade, o engenheiro responsável pela obra traçou um triângulo a fim de determinar qual deve ser o novo raio da torre. O esquema feito por ele é ilustrado a seguir.
Considere que o raio de cobertura das torres A e B é de 40 km cada, qual deve ser, aproximadamente, o novo raio de cobertura da torre C?
- Física | B. Resistores
Uma espécie de peixe-elétrico da Amazônia, o Poraquê, de nome científico Electrophorous electricus, pode gerar diferenças de potencial elétrico (ddp) entre suas extremidades, de tal forma que seus choques elétricos matam ou paralisam suas presas. Aproximadamente metade do corpo desse peixe consiste de células que funcionam como eletrocélulas. Um circuito elétrico de corrente contínua, como o esquematizado na figura, simularia o circuito gerador de ddp dessa espécie. Cada eletrocélula consiste em um resistor de resistência R = 7,5 Ω e de uma bateria de fem ε.
Sabendo-se que, com uma ddp de 750 V entre as extremidades A e B, o peixe gera uma corrente I = 1,0 A, a fem ε em cada eletrocélula, em volts, é
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UFRGS) Observe a tira abaixo.
Considere as seguintes informações sobre a adrenalina (epinefrina).
I. É um dos neurotransmissores liberados pela extremidade do dendrito que pode participar da transmissão do impulso nervoso.
II. Possibilita o aumento da frequência cardíaca, o que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos.
III. Aumenta o metabolismo de proteínas e de gorduras, disponibilizando mais energia.
Quais estão corretas?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Hipertextualidade
O papel do hipertexto é exatamente o de reunir, não apenas os textos, mas também as redes de associações, anotações e comentários às quais eles são vinculados pelas pessoas. Ao mesmo tempo, a construção do senso comum encontra-se exposta e como que materializada: a elaboração coletiva de um hipertexto.
Trabalhar, viver, conversar fraternalmente com outros seres, cruzar um pouco por sua história, isto significa, entre outras coisas, construir uma bagagem de referências e associações comuns, uma rede hipertextual unificada, um texto compartilhado, capaz de diminuir os riscos de incompreensão.
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1992 (adaptado).
O texto evidencia uma relação entre o hipertexto e a sociedade em que essa tecnologia se insere. Constata-se que, nessa relação, há uma:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) Com base nos conhecimentos sobre Ondas que estão presentes em todo o cotidiano do homem, desde o acordar até o adormecer, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A refração é caracterizada pela mudança de direção de propagação da onda ao mudar de meio.
( ) O som é uma onda mecânica transversal ou longitudinal, a depender do meio em que se propaga.
( ) As ondas sonoras que vibram com frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz são naturalmente capturadas e processadas pelo sistema auditivo.
( ) Uma onda que se propaga em determinado meio terá uma velocidade que depende desse meio e uma frequência definida pela fonte da onda.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a