A PROFESSORA ESTELA PEDIU AOS ALUNOS QUE LEVASSE TAMPINHAS DE PLÁSTICO PARA A SALA PARA PARTICIPAREM DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA. E SENTOU OS ALUNOS EM DUPLA.
JOÃO PEDRO LEVOU 17 TAMPINHAS E MARIA CLARA LEVOU 13 TAMPINHAS.
DISPONÍVEL EM:< HTTPS://BR.VAZLON.COM/TAMPINHAS-PET-PARA-ARTESANATO-E-DECORACAO>. ACESSO EM 27 DE DEZ. 2018.
A PROFESSORA COLOCOU AS TAMPINHAS NA MESA DE CADA DUPLA E PEDIU PARA OS ALUNOS RESPONDEREM:
A) QUANTAS TAMPINHAS ESTÃO SOBRE A MESA, CONTE AS TAMPINHAS NA FIGURA?
B) AGORA É A SUA VEZ, QUANTAS TAMPINHAS ESTÃO SOBRE A MESA DA DUPLA, JOÃO PEDRO E MARIA CLARA E QUANTAS TAMPINHAS JOÃO PEDRO LEVOU A MAIS QUE MARIA CLARA?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
14.MATERIAL
- Papel formato A3
- Revistas e jornais para recorte
- Caderno para anotações
- Cola
- Tesoura
- Aparelho de som
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Movimento Tropicalista.
Disponível: https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3- professor-alexandro-lima.html
- O movimento tropicalista enfocava a brasilidade num contexto de rebeldia, de busca de liberdade e identidade. Por exemplo, Caetano Veloso compôs uma música intitulada Tropicália, influenciada por outras criações culturais da época.
- Esta atividade deverá ser feita em duplas.
- Esta parte da atividade poderá ser feita no laboratório de informática.
- Leia atentamente a letra da música com a turma, e peça aos alunos para anotar os trechos que eles percebam aspectos de brasilidade.
- Partindo desses trechos que foram selecionados por cada aluno, peça eles para escreverem dois textos: um escrito e o outro visual.
- No texto escrito ,eles irão construir uma reflexão relacionando o contesto político e social da época em que Caetano compôs Tropicália e o contexto político e social dos dias de hoje.
- Se tiver necessidade, peça auxílio ao professor de História para que lhe indique material complementar.
- Elabore um texto em que apareçam algumas semelhanças e também diferenças entre as duas épocas.
- Pesquise se atualmente são feitas músicas que tratam dos mesmos temas que as canções do Tropicalismo.
- No texto visual, selecione apenas um dos trechos em que os alunos identificaram aspectos de brasilidade. Use este trecho como título e tema para seu trabalho.
- Para a solução prática de seu texto visual ,o professor vai instruir os alunos a usar a técnica de colagem, aliada ao desenho ou a pintura, caso desejarem.
- Instrua os alunos para recortar de revistas e jornais várias imagens que tenham relação com o trecho escolhido e faça uma montagem sobre o papel A3.
- Reserve um espaço na folha para escrever o excerto da música.
- Faça uma exposição dos trabalhos. Durante todo o tempo da exposição, deixe a música Tropicália tocando ao fundo.
Disponível: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/tropicalia.html
Fonte: https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3-professor-alexandro-lima.html
LETRA DA MÚSICA TROPICÁLIA- CAETANO VELOSO
Disponível: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/tropicalia.html
Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés, os caminhões
Aponta contra os chapadões, meu nariz
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país
Viva a bossa, sa, sa
Viva a palhoça, ça, ça, ça, ça
O monumento é de papel crepom e prata
Os olhos verdes da mulata
A cabeleira esconde atrás da verde mata
O luar do sertão
O monumento não tem porta
A entrada é uma rua antiga,
Estreita e torta
E no joelho uma criança sorridente,
Feia e morta,
Estende a mão
Viva a mata, ta, ta
Viva a mulata, ta, ta, ta, ta
No pátio interno há uma piscina
Com água azul de Amaralina
Coqueiro, brisa e fala nordestina
E faróis
Na mão direita tem uma roseira
Autenticando eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam
A tarde inteira entre os girassóis
Viva Maria, ia, ia
Viva a Bahia, ia, ia, ia, ia
No pulso esquerdo o bang-bang
Em suas veias corre muito pouco sangue
Mas seu coração
Balança a um samba de tamborim
Emite acordes dissonantes
Pelos cinco mil alto-falantes
Senhoras e senhores
Ele pões os olhos grandes sobre mim
Viva Iracema, ma, ma
Viva Ipanema, ma, ma, ma, ma
Domingo é o fino-da-bossa
Segunda-feira está na fossa
Terça-feira vai à roça
Porém, o monumento
É bem moderno
Não disse nada do modelo
Do meu terno
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Que tudo mais vá pro inferno, meu bem
Viva a banda, da, da
Carmen Miranda, da, da, da da.
https://docplayer.com.br/6179658-Artes-tropicalismo-8-ano-volume-3-professor-alexandro-lima.html
TROPICALISMO:UM AMPLO MOVIMENTO CULTURAL
- Ciências - Fundamental | 07. Reprodução Sexuada nas Plantas
Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:
- Geografia - Fundamental | 2.01 Os Mapas e Os Instrumentos Cartográficos
Observe o mapa do Brasil para responder à questão.
A) De acordo com a escala 1Cm no mapa equivale a quantos quilômetros no espaço real? 745 Km
B) A distância entre as cidades de Boa Vista e Salvador no mapa é de 6Cm, qual é a distância entre estas cidades no espaço real?
- Geografia | A. Globalização
Na década passada, a demanda por determinadas mercadorias aumentou muito, puxada, principalmente, pelo crescimento acelerado da China. Isso influenciou os preços, que ficaram mais altos e favoreceu os países produtores. Foi um período de bom crescimento do PIB brasileiro, mesmo com a crise mundial de 2008. A atual queda em seus preços globais começou com a desaceleração da China, por volta de 2011. O país asiático vive um processo de transição para um novo modelo econômico, que valoriza o mercado interno em detrimento da produção industrial para exportação.
(www.nexojornal.com.br. Adaptado.)
De grande importância para a economia brasileira, as mercadorias, negociadas globalmente, a que o excerto se refere correspondem a
- Ciências - Fundamental | 06. O Tempo Passa (Calendário, Dias, Meses)
A IMPORTÂNCIA DO CRESCIMENTO DE UMA CRIANÇA .
CONHEÇA A HISTÓRIA CONTADA POR MARCELO.
MARCELO NASCEU NO ANO DE 2014.
COMEÇOU ANDAR COM 1 ANO, TROUXE MUITA ALEGRIA PARA SUA FAMÍLIA.
FALOU AS PRIMEIRAS PALAVRAS COM OITO MESES.
QUANDO COMPLETOU 2 ANOS ENTROU PARA ESCOLA. MARCELO É UMA CRIANÇA MUITO FELIZ.
MARCELO COMEÇOU A ANDAR COM