Texto base: Leia o cartão a seguir para responder a questão. Disponível em:http://www.cartooes.com/cartoes.php?c=aniversario. Acesso em 08 jan. 2012.
Enunciado:
A intensidade da fala é representada no texto por
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
Entre os elementos químicos produzidos pelo homem, a obtenção do mendelévio (Md,Z = 101), a partir do einstênio (Es,Z = 99), talvez tenha sido a mais dramática. O Es foi obtido acidentalmente, pela explosão de uma usina nuclear no Oceano Pacífico, em 1952. Toda a quantidade existente desse elemento foi usada, para um bombardeamento com núcleos de hélio, no acelerador de partícula da Universidade de Berkeley. O resultado foi a formação de uma pequena quantidade do isótopo 256 do mendelévio, que tem meia-vida igual a 1,5 h.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O einstênio produzido na explosão da usina foi o isótopo 252.
II. Se inicialmente foram produzidos 0,05 g do mendelévio, após três horas, restariam 1,25 x 10-2 g do isótopo.
III. O mendelévio é um elemento químico hipotético, uma vez que faltam registros de reações químicas envolvendo os seus átomos.
IV. A fim de produzir novos elementos químicos, são necessários processos que envolvem uma pequena quantidade de energia, grande espaço físico e água para resfriamento do sistema.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
1 - Apresente para os alunos as fotografias de Thomaz Farkas. Há uma boa coleção de imagens, disponível no site <http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/thomaz-farkas/obras>. Acesso em: 05 jun. 2016. Comente sobre o uso de espaços cotidianos e sobre a luz e sombra presentes nas imagens.
2 - Os alunos trabalhar sozinhos ou em duplas. Devem percorrer e procurar fotografar, no espaço da escola, imagens com efeitos geométricos e desenhos interessantes, especialmente nas sombras, inspirados na obra do fotógrafo apresentado. Sugira que utilizem o modo preto e branco para melhor visualizarem os contrastes.
3 - Após fotografarem deverão escolher a melhor delas para ser exposta. Após a escolha e a impressão, fixem as imagens com fita adesiva em um papel cartão, com aproximadamente 10cm de margem.
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Udesc) Os tecidos vegetais fundamentais são aqueles encarregados de uma série de funções, como preenchimento e sustentação. A respeito destes tecidos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) O parênquima de reserva está presente em sementes, frutos, raízes e rizomas e tem como função o armazenamento de substâncias nutritivas.
( ) O parênquima clorofiliano é o principal tecido de preenchimento de folhas, tendo por função a realização da fotossíntese.
( ) O colênquima é formado por células vivas e é responsável pela sustentação de folhas, frutos e caules.
( ) O parênquima aquífero está presente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuabilidade desses vegetais.
( ) O esclerênquima é formado por células mortas, impregnadas de lignina, e é responsável pela sustentação de caules em crescimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-RS) Leia o seguinte trecho do conto A parasita azul, de Machado de Assis.
"Há cerca de dezesseis anos, desembarcara no Rio de Janeiro, vindo da Europa, o Sr. Camilo Seabra, goiano de nascimento, que ali fora estudar medicina e voltava agora com o diploma na algibeira e umas saudades no coração. Voltava depois de uma ausência de oito anos, tendo visto e admirado as principais coisas que um homem pode ver e admirar por lá, quando não lhe falta gosto nem meios. (...) Quando veio a hora de desembarcar fê-lo com a mesma alegria com que o réu transpõe os umbrais do cárcere. O escaler afastou-se do navio em cujo mastro flutuava uma bandeira tricolor; Camilo murmurou consigo:
– Adeus, França!
Depois envolveu-se num magnífico silêncio e deixou-se levar para terra.
O espetáculo da cidade, que ele não via há muito tempo, sempre lhe prendeu um pouco a atenção. Não tinha porém dentro da alma o alvoroço de Ulisses ao ver a terra da sua pátria. Era antes pasmo e tédio."
De acordo com o texto, não é correto afirmar que Camilo
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
(Pucrs) A levedura que processa a fermentação referida no texto é