Complete your family tree with the names of your family members. Fill in the leaves with the words BROTHER or SISTER.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Considere os gráficos e o fato de o território em questão não ter sido marcado por significativa imigração na segunda metade do século XX.
As variações temporais das proporções de católicos e protestantes estão vinculadas ao seguinte indicador demográfico:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNEAL) Por volta do século 1000 a.C. os egípcios já haviam suspeitado de uma analogia entre o desenvolvimento de um pintinho e o de um mamífero. Esse conhecimento foi completamente ofuscado com os escritos de Aristóteles sobre embriologia descritiva e comparada em animal, já estabelecendo o campo da Biologia reprodutiva e discutindo a natureza da masculinidade e da feminilidade. É quase inconcebível como já naquela época esse pioneiro do desenvolvimento animal pode escrever um relato tão completo do desenvolvimento animal baseado em observações comparativas tão amplas e governado por um julgamento tão excelente que precisou esperar o fim do século XIX para ser superado. Aristóteles percebeu a especificidade do embrião da rã que só evoluía para rã e assim em outras espécies observa as o que ele interpretou como a causa final que inequivocamente devia conduzir ao desenvolvimento da espécie. (MAYR, 2008, p. 209-210).
Considerando-se o estágio atual do conhecimento biológico, esse agente metafísico que foi chamado de “eidos” por Aristóteles pode ser identificado como
- História - Fundamental | 10. Povos antigos da américa
Os incas tinham uma maneira diferente de criar as crianças. Leia o texto a seguir e em seguida complete o quadro.
Infância dos Incas
A infância de um inca pode parecer severa para os padrões atuais. Ao nascer, os incas lavavam o bebê com água fria e o embrulhavam numa manta e o colocavam em uma cova feita no chão. Quando a criança alcançava um ano de idade, se esperava que andasse ou ao menos engatinhasse sem qualquer ajuda. Aos dois anos de idade, as crianças eram submetidas a ritual no qual se lhes cortavam os cabelos, determinando assim o fim da infância. Desde então, os pais esperavam que os filhos ajudassem em tarefas ao redor da casa. A partir daí as crianças eram severamente castigadas quando se portavam mal. Aos quatorze anos os meninos eram vestidos com uma tanga sendo então declarados adultos. Os meninos mais pobres eram submetidos a vários testes de resistência e de conhecimento, a fim dos quais lhes eram atribuídos adornos (brincos) coloridos e armas. As cores dos brincos determinavam o lugar hierárquico que ocupariam na sociedade.
Disponível em http://www.wikipédia.com.br Acesso 13 de fevereiro 2013.
Compare a vida de uma criança brasileira com a cultura de uma criança inca e escreva duas diferenças.
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UFPA) Em 29 de maio de 1919, em Sobral (CE), a teoria da relatividade de Einstein foi testada medindo-se o desvio que a luz das estrelas sofre ao passar perto do Sol. Essa medição foi possível porque naquele dia, naquele local, foi visível um eclipse total do Sol. Assim que o disco lunar ocultou completamente o Sol foi possível observar a posição aparente das estrelas.
Sabendo-se que o diâmetro do Sol é 400 vezes maior do que o da Lua e que durante o eclipse total de 1919 o centro do Sol estava a 151 600 000 km de Sobral, é correto afirmar que a distância do centro da Lua até Sobral era de
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Totens
Materiais:
- Embalagens de papelão e de plástico recicladas;
- Fitas adesivas coloridas;
- Tinta guache;
- Tesoura;
- Cola.
Atividade:
Os índios brasileiros são conhecidos pelos padrões geométricos que utilizam na cestaria, nas pinturas corporais e nas pinturas em cerâmica. Eles são muito variados, como os que podemos ver nas imagens a seguir:
Disponível em: <http://www.culturaniteroi.com.br/blog/imagens/984_obra1.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
Disponível em: <http://files.arthev.webnode.pt/200000312-c2e19c3e7f/art%20inigena%20-%20bonecakaraja.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014
Disponível em: <http://www.ecoera.com.br/wp-content/uploads/2011/04/vania2.jpg >. Acesso em: 20 out. 2014.
Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-kfmL0liO03A/Tm1uvxnr1oI/AAAAAAAAAbo/tvmiUOBmZIo/s1600/aldeia_urbana_08x%255B1%255D.jpg >. Acesso em: 20 out. 2014
Outros povos indígenas do mundo, como os da América do Norte, tinham por hábito e ritual a construção de enormes colunas com motivos decorativos e vários rostos e animais, chamados "totem", representados nas imagens a seguir. Eram monumentos que cultuavam espíritos protetores e seus ancestrais.
Disponível em: <http://images.forwallpaper.com/files/images/d/df80/df80b5fe/363433/seven-indians-totems-for-chef1ne.jpg >. Acesso em: 20 out. 2014.
Disponível em: <http://www.destination360.com/contents/pictures/vancouver/stanley-park-totem-poles.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
A atividade de hoje propõe a construção de um totem com motivos abstratos como os dos índios brasileiros.
1 - Mostre as imagens para os alunos.
2 - Forme grupos com quatro alunos.
3 - Cada grupo deve montar um totem utilizando os materiais recicláveis para formar as colunas.
4 - As tintas e as fitas adesivas devem ser usadas para a decoração.
5 - Todos os totens devem ficar no centro da sala para uma exposição.
6 - Conversem sobre os resultados.