Em relação à classificação dos seres vivos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Plantas que pertencem ao mesmo gênero pertencem também à mesma espécie.
( ) Categorias taxonômicas são utilizadas em sistemas de classificação de animais.
( ) Organismos classificados dentro da mesma classe têm maior semelhança entre si do que os classificados dentro da mesma família.
( ) Zea mays, na nomenclatura biológica, é o nome genérico do milho.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2011 1° FASE) Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.
Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.
Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UFRGS) Identity is about belonging, about what you have in common with some people and what differentiates you from the others. At its most basic it gives you a sense of personal location, the stable 1core to your individuality. But it is also about your social relationships, your complex involvement with others, and in the modern world these have become even more complex and confusing. Each of us lives with a variety of potentially contradictory identities, which battle within us allegiance: as men or women, black and white, straight or gay, able-bodied or disabled. 2The list if potentially infinite, and so therefore are our possible belongings. Which of them we focus on, bring to the fore, “identify” with, depends on a host of factors. At the center, however, are the values we share with others.
Identities are not neutral. the quest for identity are different, and often conflicting values. By saying who we are, we are also 3striving to express what we are, what we believe and what we desire. (…)
All this makes debates over values particularly 4fraught and delicate: they are not simply speculations the world and our place in it; they touch on fundamental, and 5deeply felt issues about who we are and what we want to become. They also 6pose political questions: how to achieve reconciliation between our collective needs as human beings and our specific needs as individual sand members of diverse communities, how to balance the universal and the particular. These are not new questions, but they are likely, nevertheless, to loom ever-larger 7as we engage with the certainty of uncertainty that characterizes ‘new times’.
The basic issue can be stated simply: by what criteria can we choose between the conflicting claims of differences? To ask the question immediately underlines the poverty of our thinking about this. Can the rights of a group obliterate the rights of an individual? Should the morality of one sector be allowed to limit the freedom of others? To what extent should one particular definition of the good and the just prevail over others? These are ancient questions, but 8the alarming fact is that one still lacks a common language for addressing them, 9let alone resolving them.
WEEKS, J. The Value of Difference. In: RUTHEFORD, J. ed. Identity, Culture, Difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 88.
Considere as propostas de reescrita do segmento The list is [...] infinite, and so therefore are our belongings (ref. 2).
I. The list is [...] infinite and consequently our belongings are also infinite.
II. The list is [...] infinite and the list of our belongings may also be infinite.
III. The list is [...] infinite and hence our belongings are infinite, too.
Quais poderiam substituir o segmento acima, sem prejuízo do sentido literal e da correção gramatical?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/shF3ef>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
A imagem representa as medidas realizadas pelo governo norte-americano para superar os anos de depressão através do New Deal, um programa que tinha como objetivo
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UNIFACS) Uma das maiores conquistas na área da saúde pública no século 20 foi a remoção do chumbo, um material útil,mas extremamente tóxico presente nos combustíveis, tintas, tubulações e alimentos enlatados. As crianças são particularmente vulneráveis aos danos provocados pelo chumbo, que afeta, principalmente, as células nervosas.Os novos estudos mostram preocupação com as velhas gerações que acumularam chumbo nos ossos ainda durante a era em que o metal estava nas tintas e na gasolina, na forma de tetraetilchumbo. Toda vez que o metal chega aos ossos de uma pessoa, atinge os tecidos vivos em duas formas principais: interfere na produção de moléculas de hemoglobina nos glóbulos vermelhos e mimetiza o comportamento do cálcio. O cérebro e as células nervosas precisam do cálcio para transmitir sinais elétricos; quando o chumbo está presente, ele interfere na comunicação entre os neurônios.O estudo dos efeitos de longo prazo provocados por baixa concentração de chumbo no organismo só se tornou possível depois que os Estados Unidos suprimiram gradualmente o metal dos combustíveis entre 1976 e 1996, que resultou em redução drástica da quantidade do metal presente no sangue dos americanos. Em todo o país, a concentração de chumbo caiu de 130μg/dL nos anos 70 para 12μg/dL em 2010.Uma revisão cientifica feita em 2012 pelo Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos estabeleceu que concentrações equivalente a do metal entre 50 e 100μg/dL de sangue podem provocar pressão alta, entre outros problemas.
(CHEN. 2013. p. 24-25)
Os efeitos toxicológicos produzidos pelo chumbo no corpo humano apresentam um importante fator agravante que pode ser caracterizado pelo fato de esse metal
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia a curiosidade sobre a centopeia publicada no Guia dos curiosos. Curiosidade A centopeia não tem 100 pernas. De acordo com a espécie, a centopeia pode ter de 28 a 354 patinhas. Ainda assim, é o animal com mais pernas do mundo. Guia dos curiosos. Disponível em: <http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1975/1/bichos.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
De acordo com essa informação, a menor centopeia tem 28 patas. Quantos pares de patas ela tem?