Para responder à questão, analise a figura que representa a concepção atual da biodiversidade no planeta, denominada “Os três domínios da vida”, e considere as afirmações a seguir, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Os cogumelos pertencem a Eukarya.
( ) Os organismos incluídos em Bacteria e Archaea são destituídos de núcleo.
( ) O Homo sapiens, por ser uma espécie antiga, pertence a Archaea.
( ) Eukarya somente inclui organismos pluricelulares.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIT)
No experimento esquematizado na figura, o corpo B é uma balança com massa de 1,0 kg, graduada em newtons. Os corpos A, C e D têm massas iguais a 3,0 kg, 8,0 kg e 4,0 kg, respectivamente. Considerando-se o fio e a polia ideais, o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando-se as forças dissipativas, enquanto os corpos C e D se deslocam, a leitura da balança, em newtons, é igual a
- Biologia | 03. Bioquímica
Considerando o esquema que representa, simplificadamente, algumas etapas do metabolismo do aminoácido fenilalanina, foram feitas as seguintes afirmativas.
I. Na falta da enzima 1, há o acúmulo do aminoácido fenilalanina, gerando também outras substâncias derivadas (ácido fenilpirúvico, fenilacético e fenil-láctico), característicos da doença metabólica fenilcetonúria.
II. O albinismo clássico é uma doença causada pela falta da enzima 2 que converte a tirosina em DOPA, substância intermediária na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.
III. A falta da enzima 3 leva ao acúmulo do ácido homogentísico que não é metabolizado em gás carbônico e água.
É válido o que se afirma em:
- Matemática | 12.4 Outras Funções
A equação com possui como solução o volume de uma pirâmide com base hexagonal de lado e altura . Sendo assim, é correto afirmar que o valor de é igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. As girafas com certeza se destacam na multidão. Seja no zoológico ou no seu habitat natural na África central, elas são mais altas que os outros animais e são o segundo maior animal terrestre que existe hoje em dia (o elefante africano é o maior). O tamanho do pescoço da girafa intriga os observadores há anos. “Como foi que a girafa ficou com este pescoço tão longo?”, alguns perguntam. Ao presenciar uma girafa de 3 metros de altura levantar seu pescoço de 2,5 metros até o limite e, então, somar outros 30 centímetros com sua língua comprida e gulosa, para pegar aquilo que parecia ser um galho fora do alcance no alto de uma árvore acácia, alguns podem acreditar que o processo de se esticar tenha levado ao processo de crescimento do pescoço da girafa. Mas, de fato, será que uma girafa é capaz de aumentar sua própria estatura? Se uma característica tivesse mudado, isso não iria afetar o todo? Vamos considerar o caso da girafa. A girafa é um mamífero; portanto, a maior parte de sua anatomia é semelhante a de outros mamíferos. Como a maioria dos outros mamíferos, a girafa tem sete ossos no pescoço. Mas, e se ela não tivesse sete ossos entre o corpo e a base do crânio? Bem, o pescoço curto do ser humano dá suporte para balancear perfeitamente a cabeça na postura ereta com muito pouco esforço. Já a cabeça grande da girafa precisa ser mantida no alto o tempo todo. Quando a girafa está em pé, metade dos seus músculos do pescoço (que pesam em torno de 225 kg) está tencionada. A quantidade de músculos necessária é diretamente ligada ao número de juntas que têm que ser suportadas. Se fossem reduzidas para apenas duas juntas, no crânio e no peito, seu peso iria reduzir consideravelmente e menos energia iria ser necessária para sobreviver. Se a diminuição dos alimentos disponíveis levou o pescoço a se transformar, a quantidade de ossos no pescoço e juntas não seria mutável também por esse processo de evolução? Claro que o problema com este design seria uma perda de flexibilidade e isso iria aumentar grandemente as chances de o pescoço se quebrar caso a girafa recebesse uma pancada na cabeça ou no pescoço. Por outro lado, um pescoço com muitas juntas necessitaria exatamente do oposto: maior utilização de energia e maior massa muscular a ser suportada. Isto faria o centro de gravidade da girafa deslocar-se para frente das patas dianteiras quando a cabeça estivesse estendida totalmente para frente, fazendo com que as patas traseiras saíssem do chão, supondo que as pernas da frente fossem fortes o suficiente. Sete ossos no pescoço é um design excelente. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/girafa-4.php. 25 set. 2011 (adaptado).
Enunciado:
Leia a oração a seguir.
“As girafas com certeza se destacam na multidão.”
Do ponto de vista sintático, classifique o sujeito da oração.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Sobre a história contemporânea da América Latina, marque a opção que define corretamente o populismo: