A definição de Aristóteles para enigma é totalmente desligada de qualquer fundo religioso: dizer coisas reais associando coisas impossíveis. Visto que, para Aristóteles,associar coisas impossíveis significa formular uma contradição,sua definição quer dizer que o enigma é uma contradição que designa algo real, em vez de não indicar nada, como é de regra.
COLLI, G. . Campinas: Unicamp, 1996 (adaptado).
Segundo o texto, Aristóteles inovou a forma de pensar sobre o enigma, ao argumentar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais Africanas
Texto base: MATERIAL - Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show) - Cartolina branca - Papéis coloridos - Penas - Tecido TNT - Tinta guache - Pincel - Cola - Tesoura PROCEDIMENTOS - O professor deverá iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor deverá apresentar imagens de diferentes tipos , formas e estilos de máscaras africanas. Disponível : http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/mascaras-africanas-recortar-colorir/ - No momento da apresentação das imagens o professor deverá fazer alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com a mesma finalidade? De que materiais são feitas as máscaras? Que cores estão mais presentes? - A partir das respostas do grupo, o professor deverá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos ,histórias e ou imagens (como sugerido na abertura da aula) - Como forma de registro deste momento, a sugestão é que as crianças representem através da escrita ou do desenho, algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana. - O professor vai propor a confecção de um tipo de máscara visto nas imagens. Junto com as crianças o professor deverá decidir qual o tipo de máscaras vão ser confeccionadas de acordo com o seu significado simbólico apresentado acima. - Entregar o material para as crianças. Forrar a mesa com o jornal e pedir para cada criança pintar o tecido com tinta guache. Instruir as crianças para darem pinceladas aleatórias ao longo do tecido. Deixar secar. - Enquanto o tecido seca , pedir as crianças para desenhar o modelo de um rosto na cartolina e recortar. Não recortar olhos e bocas, apenas o nariz. - Instruir as crianças a desenhar os olhos, bocas e enfeites nos papéis coloridos para recortar colar na frente da máscara. - Colar o tecido ao longo de toda a máscara deixando uma borda. Recortar a borda do tecido fazendo uma franja. - Pedir as crianças para escolher as cores das penas e depois colar na parte superior da máscara. - As crianças poderão brincar com as máscaras, inventando enredos como os elementos apresentados sobre a cultura africana: reis, bruxos, guerreiros, entre outros. - Faça uma exposição na escola. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22762
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Consumo
Os melhores brinquedos do ano
Teste feito com 540 brinquedos revela quais são os mais indicados para cada idade.
Você não fica indeciso quando entra em uma loja de brinquedos e precisa escolher apenas um deles para seu filho? Para ajudar os pais nessa tarefa, a revista Crescer publica, pelo quarto ano consecutivo, a lista com os 50 MELHORES BRINQUEDOS DO ANO. Em três meses de trabalho, foram escolhidos 540 lançamentos, testados por 40 crianças. Os pré-selecionados passaram depois pelo crivo de oito especialistas e da equipe da revista, que escolheu 50. Adiantamos dez para vocês. A lista completa, por faixa etária, está na próxima edição de Crescer (crescer.com.br), nas bancas em 4 de setembro.
ÉPOCA, São Paulo: Globo, n. 589, p. 119, ago. 2009. (Fragmento)
Assinale a alternativa que apresenta os leitores previstos para o texto.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Quando um campesinato afro-brasileiro surgiu no final do século XVIII, os agricultores do litoral da Bahia misturaram conhecimentos agrícolas e etnobotânicos da África e do Brasil para fazer proliferar o dendê africano. Mosaicos de mata atlântica e campos de mandioca transformaram o litoral da Bahia em um simulacro transatlântico do complexo de palmeiras da África Ocidental, criando uma paisagem afro-brasileira. A Costa do Dendê, no sul da Bahia, resultante desse processo, permanece como um testemunho de contribuições africanas e de afrodescendentes para o desenvolvimento econômico, ecológico e cultural das Américas.
(Adaptado de Case Watkins, "African Oil Palms, Colonial Socioecological Transformation and the Making of an Afro-Brazilian Landscape in Bahia, Brazil." Environment and History. Winwick Cambridgeshire: The White Horse Press, 2015, v. 21, p. 41.)
Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
“O que é legítimo afirmar, comprovado pela documentação dos preços, é que coma fase de grande crescimento da economia açucareira assistimos ao seu enquadramento nas linhas de força do sistema colonial; os preços sobem pouco na colônia, a elevação é acentuada na metrópole, isto é, geram-se lucros excedentes – lucros monopolistas – que se acumulam entre os empresários metropolitanos.”
NOVAIS. Fernando A. Portugal e Brasil na Crise do antigo Sistema Colonial. 1777 – 1808. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1983.p.80 A maior expansão da agromanufatura açucareira ocorreu no final do século XVI e na primeira metade do século XVII. A produção era realizada em mais de 250 engenhos.
Podemos afirmar que a elevação dos preços repercutiu no aumento de renda dos produtores coloniais? Explique.
- Física | 7.1 Relatividade
Em 1905, Albert Einstein propôs mudanças no estudo do movimento relativo entre corpos. A proposta de Einstein ficou conhecida como a Teoria da Relatividade Especial. Sobre a Teoria da Relatividade Especial de Einstein é correto afirmar que:de a soma correta: