Considere as sentenças abaixo.
É(São) verdadeira(s)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem, promete tornar o acesso à informação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) — unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braille dinâmico, ao lado do teclado.
KIFFER, D. Inclusão ampla e irrestrita. Rio Pesquisa, n. 36, set. 2016 (adaptado).
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação e contribui para sua “inclusão científica”
Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de vídeos.
A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.
KIFFER, D. Comunicação sem barreiras. Rio Pesquisa, n. 37, dez. 2016 (adaptado).
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração "Noites do Terror", de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A seguir há um trecho retirado da Revista Fon-Fon!, que surgiu no Rio de Janeiro, em 1907, cujo nome é uma onomatopeia do barulho feito pela buzina dos automóveis.
Olhem só o que aconteceu com o café, depois do Convênio de Taubaté. Era demais, era excessivo, os mercados não podiam mais recebê-lo; veio o Convênio, restringiu a produção, reteve a exportação, o produto valorizou-se e os seus magníficos resultados aí estão como exemplo salutar. Ora, depois do café, não se pode negar que o verso é o produto que mais domina e abarrota os nossos jornais. Portanto, os Srs. Poetas, ávidos de publicidade, podiam ir produzindo, mas, guardá-los-iam nas suas estantes, mas com a condição indispensável de guardá-los inéditos. As gavetas das redações teriam assim tempo de esgotar a superprodução que as abarrota, o produto começava a escassear e, portanto, a valorizar-se. No fim de quatro ou cinco anos, estaria a poesia perfeitamente valorizada, como aconteceu com o café.
Não acham boa ideia a do Convênio?
Adaptado para a nova ortografia da Língua Portuguesa. Revista Fon-Fon!, ano V, n. 33.
19 ago. 1911. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/
div_periodicos/fonfon/fonfon_1911/fonfon_1911.htm>.
Acesso em: 9 dez. 2014. Adaptado.
Vocabulário:
salutar – construtivo; que contribui para a resolução de problemas.
O autor consegue garantir o humor no texto ao
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
(PUC-RS) Dada a sequência numérica (a, - a, a, - a, a, -a,...) com a ∈ R a soma de seus termos só existirá se:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Por que é falso o discurso de que o povo brasileiro não participa da vida política do país?
b) Elabore um cartaz reivindicando alguns direitos dos cidadãos brasileiros na atualidade.