Gustavo e seus colegas estão jogando um jogo composto por várias cartas numeradas e um dado. A pontuação de cada jogador será a soma das cartas que possuir na mão multiplicada pelo número que sair no dado. Gustavo possuía as seguintes cartas:
Sabendo que Gustavo tirou 3 no dado, o número de pontos que ele obteve foi:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Um material didático, usado para estudar a identificação de figuras geométricas e o cálculo de perímetros e áreas, foi construído seguindo as instruções a seguir.
O triângulo, representado pela peça 1, deve possuir todos os lados congruentes e iguais a x cm.
O quadrado, representado pela peça 2, deve ter lado igual a (2x + 1) cm.
Enunciado:
a) Escreva, na forma simplificada, a expressão algébrica que representa o perímetro da peça 1. Em seguida, classifique essa expressão algébrica como monômio, binômio ou trinômio.
b) Escreva, na forma simplificada, a expressão algébrica que representa a área da peça 2. Em seguida, classifique essa expressão algébrica como monômio, binômio ou trinômio.
- Filosofia | 2.2 Clássica
Alguns pensam que Protágoras de Abdera pertence também ao grupo daqueles que aboliram o critério, uma vez que ele afirma que todas as impressões dos sentidos e todas as opiniões são verdadeiras, e que a verdade é uma coisa relativa, uma vez que tudo o que aparece a alguém ou é opinado por alguém é imediatamente real para essa pessoa.
KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
O grupo ao qual se associa o pensador mencionado no texto se caracteriza pelo objetivo de
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(PUC-PR) Discutiu-se muito, no segundo semestre de 2015, no Brasil, a problemática do aumento dos impostos devido ao deficit de 30 milhões nas contas públicas. Nesse debate é possível visualizar recorrências a episódios da história política brasileira, conforme observamos na charge a seguir:
A charge faz menção:
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(IFBA) Mercosul debaterá espionagem e segurança da internet
No momento em que novas denúncias de espionagem foram trazidas a público (...), dessa vez envolvendo quebra de sigilo das comunicações de e-mail, SMS, chamadas telefones e até mesmo navegação na Internet da presidente Dilma Rousseff e seus assessores diretos, os ministros do Interior – o equivalente à Casa Civil no Brasil – e da Justiça dos países que compõem o Mercosul e outros associados ao bloco se preparam para discutir as denúncias de espionagem e a segurança da Internet.
Os ministros dos países membros e associados se reunirão no dia 8 de novembro, nas Ilhas Margarita, na Venezuela, e debaterão também outras questões, como fluxos migratórios, jogos de futebol, delitos cibernéticos e integração de dados entre os países do bloco.
Disponível em http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mercosuldebatera- espionagem-e-seguranca-da-internet (adaptado)
Acesso em: 09 de setembro de 2013.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o Mercosul, analise as sentenças abaixo:
I. Atualmente, o Mercosul é formado por quatro países membros: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela. Em 2012, o Paraguai foi expulso devido ao processo de impeachment do presidente Fernando Lugo.
II. As reuniões do Mercosul, além de tratarem de questões comerciais, também são voltadas para temas das esferas política, cultural e esportiva, o que demonstra o objetivo de integração entre os países membros.
III. Atualmente, o bloco se classifica como um mercado comum, depois te ter passado pelos estágios de união aduaneira e de área de livre comércio. Esse atual estágio é caracterizado pela livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.
IV. Esse bloco econômico foi criado com a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Com isto, objetivavam a integração dos quatro Estados membros por meio do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC).
Estão corretas apenas as alternativas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Como a percepção do tempo muda de acordo com a língua
Línguas diferentes descrevem o tempo de maneiras distintas — e as palavras usadas para falar sobre ele moldam nossa percepção de sua passagem.
O estudo “Distorção temporal whorfiana: representando duração por meio da ampulheta da língua”, publicado no jornal da APA (Associação Americana de Psicologia), mostra que conceitos abstratos, como a percepção da duração do tempo, não são universais.
Os autores não só verificaram uma mudança da percepção temporal conforme a língua falada como observaram que a transição de uma língua para outra por um mesmo indivíduo modificava sua estimativa de uma duração de tempo. Isso implica que visões diferentes de tempo convivem no cérebro de um indivíduo bilíngue.
“O fato de que pessoas bilíngues transitam entre essas diferentes formas de estimar o tempo sem esforço e inconscientemente se encaixa nas evidências crescentes que demonstram a facilidade com que a linguagem se entremeia furtivamente em nossos sentidos mais básicos, incluindo nossas emoções, percepção visual e, agora, ao que parece, nossa sensação de tempo”, disse o pesquisador ao site Quartz.
LIMA, J. D. Disponível em: www.nexojornal.com.br.Acesso em: 24 ago. 2017.
O texto relata experiências e resultados de um estudo que reconhece a importância