Observe as figuras que representam os tipos de célula (animal, vegetal e bacteriana).
Observação: As figuras das células estão fora de proporção.
As células de quase todos os seres vivos apresentam três partes fundamentais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Sobre esses três tipos de célula, pode-se afirmar que:
Questões relacionadas
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
NASSAR, Emmauel. Arraial, 1984. Tinta Industrial sobre Chapa de Flandres, 100 cm x 200 cm. Acervo Particular do Artista – Belém-Pará.
Os temas frequentes nas pinturas de Emmanuel Nassar são objetos banais, detalhes de artesanatos encontrados nas feiras da cidade de Belém do Pará. O artista desloca elementos do campo da visualidade popular e suburbana para o campo da visualidade de suas pinturas. Ao traduzir esses elementos para as suas pinturas, o artista produz metáforas, onde essas imagens não se exaurem em si mesmas ou em conotações socioculturais. Nassar valoriza a diversidade artística, seja ela popular ou erudita, por meio da inter-relação de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais.
MATTAR, Denise. Catálogo da Exposição: Emmanuel Nassar — A Poesia da Gambiarra. Rio de Janeiro: CCBB, 2003 (adaptado).
Considerando-se as informações do texto e a pintura Arraial, do artista Emmanuel Nassar, percebe-se que
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UNIC)
O beribéri, doença causada por deficiência nutricional de vitamina B1, tiamina, se manifesta por meio de paralisia e atrofia muscular e inflamação dos nervos, além de outros sintomas. A deficiência ocorre por má absorção intestinal do nutriente produzida pela infecção do fungo Penicillium citreonigrum, que libera a toxina citreoviridina, inibidora da vitamina B1 e por dieta pobre em tiamina, ou pela ingestão de álcool.
O beribéri é raro em países desenvolvidos porque os alimentos mais consumidos pela população são enriquecidos pela vitamina.
Com relação à estrutura química e a deficiência nutricional de vitamina B1, é correto afirmar:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Uma coruja caça durante a noite e captura um morcego. Ambos são capturados por uma rede armada por pesquisadores. Após análise cuidadosa da coruja e do morcego, os pesquisadores encontraram, sob as penas da coruja, ácaros e piolhos, e sob os pelos do morcego, moscas hematófagas. As interações interespecíficas entre a coruja e o morcego, entre os ácaros e os piolhos e entre as moscas hematófagas e o morcego são denominadas, respectivamente:
- História | A. Grécia
(FGV) (...) a partir do século V a.C., a guerra tornou-se endêmica no Mediterrâneo. Foram séculos de guerra contínua, com maior ou menor intensidade, ao redor de toda a bacia. O trabalho acumulado nos séculos anteriores tornara possível um adensamento dos contatos, um compartilhamento de informações e estruturas sociais, uma organização dos territórios rurais que propiciava a extensão de redes de poder. Foram os pontos centrais dessas redes de poder que animaram o conflito nos séculos seguintes.
Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2013.
Sobre esses “séculos de guerra contínua”, é correto afirmar que
- Arte - Fundamental | 11. Matrizes Estéticas e Culturais
"Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito “prazer e devoção”, a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do rial que observavam de longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...)"
(Eduardo Bueno)
Este contato amistoso entre brancos e índios foi preservado: