Sobre esses dois gêneros textuais :
Questões relacionadas
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
Os principais elementos metálicos presentes no corpo humano são cálcio, sódio, potássio e magnésio.
Dentre esses elementos, o de maior raio atômico é encontrado, em maior quantidade, no seguinte fluido orgânico:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UECE) Ultimamente o futebol tem sido foco de noticiários em função da copa do mundo. Durante uma partida, suponha que a bola cai verticalmente sem girar e se choca com o solo. De modo simplificado, pode-se descrever esse choque como uma colisão entre dois corpos, sendo um a bola e o outro o planeta Terra. Caso se considere este evento como uma colisão elástica, é correto afirmar que há conservação
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir.
La Cumbia
Tonada, base de la música del litoral Atlántico y considerado como el ritmo más representativo en el exterior como símbolo de Colombia, se formó de la unión de melodías indígenas y ritmos africanos interpretados con gaitas costeñas, tambores, maracas y guacharaca.
La cumbia presenta dos tipos diferentes:
Cumbia clásica: Ésta nunca es cantada; sólo se utilizan los instrumentos musicales.
Cumbia moderna: En esta cumbia se encuentran parte de los instrumentos típicos y ésta es acompañada de canto. Entre las más populares se encuentran Yo me llamo Cumbia, Cumbia del Caribe, La pollera colorá y Colombia tierra querida.
Disponible en: <http://www.colombia-sa.com/musica/musica.html.>. Acceso el: 20 mar. 2014.
La cumbia, presentada en el texto es
- Matemática - Fundamental | 10. Grandezas e Medidas
A aula de Caio começa às 7h da manhã. Cada aula de Caio tem duração de 45 minutos e o intervalo ocorre após a 4ª aula. A que horas começa o intervalo de Caio?
- Filosofia | 2.2 Clássica
TEXTO I
Sócrates – Imagine, pois, homens que vivem em uma morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar à cabeça para ver algo que não esteja diante deles. A luz lhes vem de um fogo que queima por trás deles, ao longe, no alto. Entre os prisioneiros e o fogo, há um caminho que sobe. Imagine que esse caminho é cortado por um pequeno muro, semelhante ao tapume que os exibidores de marionetes dispõem entre eles e o público, acima do qual manobram as marionetes e apresentam o espetáculo.A Alegoria da caverna: A República. In: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: dos Pré-socráticos a Wittgenstein. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
TEXTO II
Sócrates – Agora, caro Glauco, é preciso aplicar toda esta alegoria a tudo o que dissemos antes. Compare o mundo visível à caverna e a chama ao Sol. A subida do cativo para contemplar a realidade superior, você não haveria de se desiludir, se a comparasse à alma que se eleva para o mundo inteligível. Ela (a ideia do bem) gerou no mundo visível a luz e as fontes, enquanto que no mundo inteligível ela mesma abre as portas da verdade e da inteligência e quem queira se portar sabiamente em particular e em público deve contemplar essa ideia.
PLATÃO. A República. São Paulo: Escala Educacional, 2006. p. 47.
“Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo Platão. Nesses excertos, esse pensador defende que o conhecimento verdadeiro é alcançado no mundo