Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.