Explicaê

01

Materiais:

 

 

  • Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
  • Fitas finas coloridas
  • Linhas grossas coloridas
  • Espumas
  • Tesoura

     

   

   

Desenvolvimento:  

   

1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.  

   

2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.  

]  

3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.  

   

3 – Reunir as crianças em duplas.  

   

4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.  

   

5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.            

   

   

   

Imagem

Imagem

   

  Referências:  

     

  Imagens de Ernesto Neto:  

     

  http://www.google.com.br/search?pq=esculturas+com+tecidos&hl=pt-BR&cp=12&gs_id=1a&xhr=t&q=ernesto+neto&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&biw=1360&bih=667&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi  

     

  Biografia do artista:  

     

  http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:ltFT7GnTae4J:www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm%3Ffuseaction%3Dartistas_biografia%26cd_verbete%3D1677%26cd_idioma%3D28555+ernesto+neto&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br  

     

  http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html  

     

     

  Observações:  

     

  1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.  

     

  2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.