Observe o gráfico.
Indústria e agricultura – % de participação no PIB (1950-1965)
O Plano de Metas foi um programa de industrialização e modernização do país implementado no governo de Juscelino Kubitschek. A política desenvolvimentista dos anos 1950 em que se inseriu demonstra a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Em todas as datas cívicas a máquina é agora uma parte importante das festividades. Você se lembra que antigamente os feriados eram comemorados no coreto ou no campo de futebol, mas hoje tudo se passa ao pé da máquina. Em tempo de eleição todos os candidatos querem fazer seus comícios à sombra dela, e como isso não é possível, alguém tem de sobrar, nem todos se conformam e sempre surgem conflitos. Felizmente a máquina ainda não foi danificada nesses esparramos, e espero que não seja. A única pessoa que ainda não rendeu homenagem à máquina é o vigário, mas você sabe como ele é ranzinza, e hoje mais ainda, com a idade. Em todo caso, ainda não tentou nada contra ela, e ai dele. Enquanto ficar nas censuras veladas, vamos tolerando; é um direito que ele tem.
VEIGA, J. J. A máquina extraviada. In: MORICONI, I. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (fragmento).
A presença do inusitado ou do fantástico na vida cotidiana é frequente na obra de José J. Veiga.
No fragmento, a situação de singularidade experimentada pelas personagens constrói-se a partir do:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A verdade sobre o envelhecimento das populações
Tem se tornado popular produzir grandes projeções de redução de prosperidade baseada no envelhecimento demográfico. Mas será que isso é realmente um problema?
A média de idade nos Estados Unidos é atualmente de 36 anos. Na Etiópia, a média é de 18 anos. O país com maior número de idosos é a Alemanha, onde a média de idade é de 45 anos. Países em que a população mais jovem domina são mais pobres, e aqueles com a população dominante mais idosa são mais ricos. Então por que temer o envelhecimento da população?
Existem pelo menos duas razões. A primeira é psicológica: em analogia ao envelhecimento das pessoas, sugere que, à medida que as populações envelhecem, tornam-se mais fracas e perdem acuidade mental. A segunda decorre dos economistas e de um indicador conhecido como razão de dependência, que pressupõe que todos os adultos com menos de 65 anos contribuem para a sociedade, e todos com mais de 65 anos são um peso. E a proporção de pessoas com mais de 65 anos tende a aumentar.
LUTZ, W. Azul Magazine, ago. 2017 (adaptado).
A articulação entre as informações do texto leva à compreensão de que ele propõe um(a)
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Por volta de 610 Maomé retirou-se às montanhas para rezar e meditar, vivendo como eremita. Em seguida, começou a pregar a existência de um deus único, Alá, e a prática do Islã, submissão total a deus. Poucos acreditam em Maomé, e os primeiros que se converteram foram seus parentes mais próximos. Conseguiu seguidores entre as pessoas mais humildes, que viam na nova religião a possibilidade de se libertar do domínio da aristocracia. [...] Pautados nos preceitos da nova religião, os seguidores de Maomé promoveram, em 630, a primeira guerra santa, contra Meca. Entraram triunfalmente na cidade e destruíram ídolos de pedra, menos a pedra negra.
ORDOÑEZ, Marlene; QUEVEDO, Júlio. Horizontes da História. São Paulo: IBEP, 2005. p. 67.
Podemos apontar como consequências iniciais do islamismo:
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UEFS)
• Causada por um helminto.
• A transmissão se dá pela ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
• Possui somente um hospedeiro, o próprio homem.
Essas características são da seguinte doença parasitária do homem:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A utilização dos métodos da Revolução Verde (RV) fez com que aumentasse dramaticamente a produção mundial de alimentos nas quatro últimas décadas, tanto assim que agora se produz comida suficiente para alimentar todas as pessoas do mundo. Mas o fundamental é que, apesar de todo esse avanço, a fome continua a assolar vastas regiões do planeta.
LACEY , H.; OLIVEIRA, M. B. Prefácio. In: SHIVA, V. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.
O texto considera que para erradicar a fome é necessário