What is the text about? Read it quickly and mark the best alternative.
The text is about
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
Tendo como referência inicial o mapa ao lado, que representa a rede rodoviária nacional, julgue o item.
Dado que as atividades agrícolas de subsistência de baixo nível tecnológico são predominantes na economia do Centro-Oeste e do Norte, o fluxo de mercadorias e de pessoas, conforme se verifica no mapa, é menos intenso nessas regiões do que no restante do país
- Geografia - Fundamental | 02. Localizando-se No Espaço
Observe as crianças que estão brincando nas imagens a seguir.
Agora COMPLETE as lacunas de acordo com as imagens.
A garota faz bolinhas de sabão usando a sua mão ______________________ .
A garota pula amarelinha e levanta a sua pena __________________________ .
O garoto segura o passaro com a sua mão ______________________________.
- Biologia | 13.9 Linkage
(UESC) A taxa ou frequência de permutação entre pares de genes que estão ligados é constante e depende da distância que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possível construir mapas gênicos, que mostrariam a distribuição dos genes ao longo do cromossomo e as distâncias relativas entre eles.
O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gênico.
Com base nas informações contidas no quadro, é possível afirmar que os valores corretos para as taxas de permutação em X e Y são, respectivamente:
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Expressando sensações
Materiais:
- Computador e projetor para exibir as imagens a seguir, do artista russo Wassily Kandinsky, ou imagens impressas para mostrar aos alunos:
KANDINSKY, Wassily. Blue painting, s/d.
Disponível em: <http://www.jackygallery.com/images/Blue%20Painting%20by%20Wassily%20Kandinsky%20OSA468.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014
KANDINSKY, Wassily. Composition IV, 1911.
Disponível em: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/kandinsky.comp-4.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
KANDINSKY, Wassily. Composition VIII, 1923.
Disponível em: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/kandinsky.comp-8.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014.
KANDINSKY, Wassily. Composition VII, 1913.
Disponível em: <http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/kandinsky/kandinsky.comp-7.jpg>. Acesso em: 20 out. 2014
- Copinhos para tinta e água;
- Pincéis;
- Bandejas de isopor para mistura de cores;
- Papéis ou toalhas para secar;
- Papéis brancos com uma linha desenhada dividindo a folha ao meio.
Atividade:
1 - Mostre para os alunos as pinturas abstratas de Wassily Kandinsky. Pergunte para eles o que veem. Vários alunos certamente responderão que as imagens parecem várias coisas, mas em nenhuma delas podemos afirmar que é uma coisa ou outra. Porém, por meio de comparações podemos pensar em sensações: quente e frio, equilíbrio e desequilíbrio, calma e agitação, alegria e tristeza, ordem e confusão, e várias outras.
2 - Para aplicar-se essas sensações na prática, peça aos alunos que façam quatro pinturas, duas em cada folha, utilizando misturas de tintas em cores e formas abstratas representando as duas sensações a seguir: quente e frio; peso e leveza.
3. Permita que os alunos compartilhem de suas produções, dizendo de que forma pensaram suas obras.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UNIPÊ) Ainda considerando-se as informações sobre o sistema nervoso, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os neurotransmissores liberados no espaço sináptico ligam-se a proteínas receptoras da membrana da célula pós-sináptica.
( ) Os neurotransmissores liberados pelo neurônio são rapidamente destruídos por enzimas, a fim de evitar uma estimulação na célula pós-sináptica além do necessário.
( ) A combinação do neurotransmissor com receptores na membrana da célula pós-sináptica resulta na mudança da permeabilidade da membrana e consequente entrada de ions Na+, que gera um potencial de ação e propagação do impulso nervoso.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a: