(UESC) A taxa ou frequência de permutação entre pares de genes que estão ligados é constante e depende da distância que esses genes se encontram uns dos outros. O geneticista Alfred Sturtevant imaginou que seria possível construir mapas gênicos, que mostrariam a distribuição dos genes ao longo do cromossomo e as distâncias relativas entre eles.
O quadro a seguir mostra um exemplo desse tipo de mapa gênico.
Com base nas informações contidas no quadro, é possível afirmar que os valores corretos para as taxas de permutação em X e Y são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Em um jogo há duas urnas com 10 bolas de mesmo tamanho em cada urna. A tabela a seguir indica as quantidades de bolas de cada cor em cada urna.
Uma jogada consiste em:
1º) o jogador apresenta um palpite sobre a cor da bola que será retirada por ele da urna 2;
2º) ele retira, aleatoriamente, uma bola da urna 1 e a coloca na urna 2, misturando-a com as que lá estão;
3º) em seguida ele retira, também aleatoriamente, uma bola da urna 2;
4º) se a cor da última bola retirada for a mesma do palpite inicial, ele ganha o jogo.
Qual cor deve ser escolhida pelo jogador para que ele tenha a maior probabilidade de ganhar?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST 2005 1ª FASE) Considere as seguintes atividades humanas:
I. Uso de equipamento ligado à rede de energia gerada em usinas hidrelétricas.
II. Preparação de alimentos em fogões a gás combustível.
III. Uso de equipamento rural movido por tração animal.
IV. Transporte urbano movido a álcool combustível.
As transformações de energia solar, por ação direta ou indireta de organismos fotossintetizantes, ocorrem exclusivamente em
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UECE) Assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado: “Muitas substâncias orgânicas têm em sua estrutura um ciclo formado por _____________1 átomos de carbono com três ligações duplas _____________2. Compostos que têm esse ciclo são chamados de _____________3”.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Papel sulfite branco 12x14 cm
- Papel sulfite Branco 6x12 cm
- Lápis pastel a óleo
- Pincel
- Tintas guache (cor branca, preta e coloridas)
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Lápis
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai pedir aos alunos para desenhar uma cidade no papel sulfite 6x12 cm.
Certifique-se de que os edifícios estão se tocando. Em seguida adicione detalhes e
texturas nos prédios.
- Reserve.
Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
- Se o professor achar necessário, pode fazer um download do folheto abaixo para servir de inspiração.
Disponível: https://www.teacherspayteachers.com/Product/Architectural-Elements-Handout-3529677
- O professor vai instruir os alunos para começar a pintar o céu da cidade.
- Neste momento o professor vai falar com os alunos que eles vão começar a trabalhar a escala monocromática para fazer esta pintura.
- O professor vai pedir para os alunos para escolherem uma cor para o céu. Converse com os alunos mostrando que eles podem escolher cores variadas, não utilizando somente o azul. Por exemplo: se ele quiserem retratar a cidade à tarde, escolher uma cor mais quente, se for a noite, cores mais escuras, ou escolher uma cor totalmente diferente para pintar o céu.
- Depois da cor escolhida o professor vai pedir aos alunos para começar a pintar no topo do papel. Pintar com uma cor sólida (a cor escolhida). Em seguida, adicione um toque de branco e pinte outra faixa para o céu, na horizontal. Continue este processo até que a última linha seja preenchida na folha com a cor mais clara.
- Lembre sempre aos alunos que quanto mais branco se adiciona, mais claro fica a cor.
- Faça uma pintura monocromática para o fundo do seu trabalho.
- Espere secar.
- Voltando ao desenho dos prédios, agora o professor vai pedir aos alunos para começarem a adicionar cor à cidade.
- Para isso eles deverão criar sombras e destaques com a mesma cor de pastel a óleo que foi usada para pintar o céu. Peça os alunos para começarem na borda esquerda de cada prédio e desenhar uma linha reta para baixo. Manchar para a direita com o polegar, dando um sombreado.
- Use apenas um dedo para sombrear o pastel a óleo. Isto irá manter o resto dos
edifícios nítidos e brancos. Passe spray para fixação do desenho.
- Quando terminar de espalhar o pastel a óleo, recorte a cidade como uma peça e cole
no fundo do papel, onde foi feita a pintura monocromática.
- Expor os trabalhos.
- Fonte:http://www.paintedpaperart.com/2017/12/winter-cityscapes/
O UNIVERSO DA COR
- Física
A perspectiva de uma pessoa que usa uma garrafa térmica é que esta não permita a troca de calor entre o meio ambiente e o conteúdo da garrafa. Porém, em geral, a própria garrafa já provoca uma pequena redução de temperatura quando nela colocamos um líquido quente, como o café, uma vez que a capacidade térmica da garrafa não é nula.Numa garrafa térmica que está a 24ºC colocam-se 500g de água (c=1cal/gºC) a 90ºC e, após algum tempo, nota- se que a temperatura estabiliza em 84ºC Pode-se afirmar que a capacidade térmica desta garrafa é, em cal/ºC