Na Mata Atlântica vemos grande diversidade de seres vivos e de fatores abióticos.
Visitando uma mata, observamos que ela se compõe de seres vivos e fatores abióticos.
Um ser vivo que poderia fazer parte do ambiente apresentado é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“O computador, dando prioridade à busca pela própria felicidade, parou de trabalhar para os humanos”. E assim que termina o conto O dia em que um computador escreveu um conto, escrito por uma inteligência artificial com a ajuda de cientistas humanos.
Os cientistas selecionaram palavras e frases que seriam usadas na narrativa, e definiram um roteiro geral da história, que serviria como guia para a inteligência artificial. A partir daí, o computador criou o texto combinando as frases e seguindo as diretrizes que os cientistas impuseram. Os juízes não sabem quais textos são escritos por humanos e quais são feitos por computadores, o que mostra que o conto estava bem escrito. O dia só não passou para as próximas etapas porque, de acordo com os juízes, os personagens não foram muito bem descritos, embora o texto estivesse estruturalmente impecável.
A ideia dos cientistas é continuar desenvolvendo a criatividade da IA para que ela se pareça cada vez mais com a humana. Simular esse tipo de resposta é difícil, porque o computador precisa ter, primeiro, um banco de dados vasto vinculado a uma programação específica para cada tipo de projeto – escrita, pintura, música, desenho e por aí vai.
DANGELO, H. Disponível em: https: /isuper.abril.com.br.Acesso em: 5 dez. 2018.
O êxito e as limitações da tecnologia utilizada na composição do conto evidenciam a
- História - Fundamental | 05.3.O período neolítico e suas características.
A palavra tecnologia vem do grego τεχνη que significa técnica, arte, ofício e λογια que significa estudo. É um termo que envolve as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos. Disponível em http://www.wikipédia.com.br Acesso em 15 de fevereiro 2013 Os romanos, árabes, gregos e outras civilizações antigas desenvolveram técnicas que contribuíam significativamente para a resolução de várias necessidades do homem a milhões de anos. Um exemplo disso foi o desenvolvimento de técnicas agrícolas. O Homem descobriu que podia plantar e cultivar sementes. Tais técnicas passaram a produzir mais grãos, alimentar mais pessoas e manter um solo produtivo ao longo de várias estações, dando condições para a criação das cidades.
A. Nos dias atuais, as necessidades do ser humano permanecem as mesmas em relação à época das primeiras civilizações? Justifique.
B. Que invenções foram criadas para atender as necessidades atuais do ser humano? Cite um exemplo e o benefício desta criação para a vida.
- Língua Portuguesa
Pela forma como as informações estão organizadas. observa-se que, nessa peça publicitária, predominantemente, busca-se
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
29. Texto base: .
Enunciado:
Observe la viñeta a seguir para contestar a las cuestiones
Disponible en: http://www.canarias7.es/i/morgan/morgan091007.jpg Acceso el 18 de abril de 2011
En la viñeta el verbo me conformaré expresa una idea en el
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
T E X T O
IDENTIFICAN PARTE DEL CEREBRO QUE NOS HACE HUMANOS
Está en la parte delantera del cerebro,
justo por encima de las cejas. Allí
identificaron científicos de la Universidad de
Oxford, en Reino Unido, una región del
[05] cerebro humano única, que no aparece en el
cerebro de nuestros parientes más
cercanos, los monos.
Los investigadores de la universidad
británica compararon para su estudio
[10] tomografías cerebrales de 25 humanos y 25
macacos y observaron un área específica –
generalmente relacionada con los procesos
de toma de decisiones, la capacidad de
hacer varias tareas de forma simultánea y
[15] de anticipar estrategias -, que no está
presente en los cerebros de los monos
analizados.
“Encontramos un área en el cerebro
humano que no está bastante adelante,
[20] justo por encima de las cejas, que no
coincidía con ninguna región del cerebro del
mono, que parecía en el cerebro humano
bastante distintiva y muy diferente de todas
las regiones en el cerebro del mono”,
[25] explica Franz-Xaver Neubert, experto en
psicología experimental y autor del estudio
publicado en la revista especializada
Neuron.
“Toda clase de funciones se han
[30] atribuido a esta región, pero en general creo
que la gente tiende a pensar que puede
estar involucrada en lo que algunos llaman
multitarea (o la capacidad de hacer varias
cosas a la vez)”, dice Neubert. También está
[35] relacionada con la capacidad de planificar, o
de anticiparse a los acontecimientos, algo
que nos permite “tener en mente
estrategias que no estás usando en el
momento pero que puedes usar más tarde”.
[40] Sin embargo, otro de los hallazgos de
este estudio no se basa en lo que diferencia,
sino en lo que nos une. “Una de las cosas
sorprendentes es que encontramos enormes
similitudes en la organización de estas áreas
[45] en el cerebro humano y en de los monos”,
dice Neubert.
“Alguna gente puede pensar que el
lenguaje es una habilidad exclusivamente
humana, por lo tanto debe estar apoyada en
[50] áreas y conexiones que son exclusivamente
humanas. Pero estos resultados sugieren
que ese no es el caso, que quizás las
regiones que están involucradas en el
lenguaje de los humanos hacen algo
[55] diferente en los monos, incluso aunque ellos
no tienen la habilidad del lenguaje”, explica
el investigador.
Por lo tanto, dice Neubert, aunque se
podría pensar que estas zonas del lenguaje
[60] y la flexibilidad cognitiva – que es la
capacidad de cambiar de forma dinámica
entre una tarea y otra – son un desarrollo
absolutamente nuevo en los humanos,
según estos resultados no lo son.
Extraído de www.lanación.com.ar
Asimismo dice el texto que la función humana de realizar multitareas