A palavra tecnologia vem do grego τεχνη que significa técnica, arte, ofício e λογια que significa estudo. É um termo que envolve as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos. Disponível em http://www.wikipédia.com.br Acesso em 15 de fevereiro 2013 Os romanos, árabes, gregos e outras civilizações antigas desenvolveram técnicas que contribuíam significativamente para a resolução de várias necessidades do homem a milhões de anos. Um exemplo disso foi o desenvolvimento de técnicas agrícolas. O Homem descobriu que podia plantar e cultivar sementes. Tais técnicas passaram a produzir mais grãos, alimentar mais pessoas e manter um solo produtivo ao longo de várias estações, dando condições para a criação das cidades.
A. Nos dias atuais, as necessidades do ser humano permanecem as mesmas em relação à época das primeiras civilizações? Justifique.
B. Que invenções foram criadas para atender as necessidades atuais do ser humano? Cite um exemplo e o benefício desta criação para a vida.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Na natureza, a grande maioria dos gafanhotos é verde. No entanto, uma mutação genética incomum e pouco conhecida, chamada eritrismo, provoca alteração na produção de pigmentos, o que resulta em gafanhotos cor-de-rosa. Descobertos em 1887, esses gafanhotos raramente são encontrados.
Os gafanhotos cor-de-rosa são raros porque
- Geografia | 4. Formação Territorial do Brasil
A história da Maré começa nos anos 40. No final dessa década, já havia palafitas – barracos de madeira sobre a lama e a água. Surgem as comunidades da Baixa do Sapateiro, Parque Maré e Morro do Timbau – este em terra firme. A construção da Avenida Brasil, concluída em 1946, foi determinante para a ocupação da área, que prosseguiu pela década de 50. Nos anos 60, um novo fluxo de ocupação teve início, quando moradores da Praia do Pinto, Morro da Formiga, Favela do Esqueleto e desabrigados das margens do rio Faria-Timbó foram transferidos para moradias “provisórias” construídas na Maré. O início dos anos 80, quando a Maré das palafitas era símbolo da miséria nacional, marca a primeira grande intervenção do governo federal: o Projeto Rio, que previa o aterramento e a transferência dos moradores das palafitas para construções pré-fabricadas. Em 1988, foi criada a 30ª Região Administrativa (R.A.), abarcando a área da Maré. A primeira R.A. da cidade a se instalar numa favela marcou seu reconhecimento como um bairro.
Adaptado de museudamare.org.br.
Composta hoje por 16 comunidades, a Maré é o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro. Sua história, em parte, está relacionada com as transformações na cidade entre meados do século XX e o momento atual.
Considerando tais transformações, a análise das fotos e do texto permite concluir que a história da Maré é marcada pelo seguinte processo urbano:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Reunindo-se as informações contidas nas duas charges, infere-se que:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Em uma cidade turística, três hotéis ofereceram promoções para o mês de abril de 2011 e compararam as taxas de ocupação nesse mês com as de abril de 2010. Os descontos praticados estão descritos a seguir:
• Hotel 1: Foi dado um desconto de 10% nas diárias, elevando a ocupação de 70% em 2010 para 80% em 2011.
• Hotel 2: Foi dado um desconto de 15% nas diárias, elevando a ocupação de 60% em 2010 para 100% em 2011.
• Hotel 3: Foi dado um desconto de 20% nas diárias, elevando a ocupação de 10% em 2010 para 60% em 2011.
• Hotel 4: Foi dado um desconto de 25% nas diárias, elevando a ocupação de 30% em 2010 para 90% em 2011.
• Hotel 5: Foi dado um desconto de 30% nas diárias, elevando a ocupação de 40% em 2010 para 60% em 2011.
Após o término de 2011, foi feita uma avaliação sobre os impactos desses descontos nos valores arrecadados pelos hotéis.
O hotel que apresentou a maior diferença na taxa de arrecadação de 2010 para 2011 foi o:
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
3. A maquiagem é um recurso extremamente necessário para caracterizar certos personagens e algumas transformações chegam a ser assustadoras. Compartilhe o texto abaixo com a turma e discutam a respeito.
Super 15 transformações das celebridades no cinema
Pessoas que suportam horas na cadeira sendo pintadas e coçando cada centímetro do seu corpo. E, no entanto, tudo vale a pena ao ver as transformações dessas estrelas, personagens dentro dos melhores exemplos da arte de maquiar, efeitos especiais, figurino e design.
01
Johnny Depp em
Alice no País das Maravilhas
Como Depp disse, "Eram várias horas na cadeira de maquiagem todos os dias, mas isso realmente ajudou. Você começa a entender o personagem cada vez mais, que é um tanto quanto louco".
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02
Helena Bonham Carter em
Alice no País das Maravilhas
O maquiador Vallie O'Reilly maquiou Helena Bonham Carter com pó branco, sombra azul, as sobrancelhas pintadas e lábios em forma de coração para transformá-la em a Rainha Vermelha. Na pós-produção, a equipe de efeitos especiais alargou a cabeça da atriz.
03
Rebecca Romijn a Mística em
X-Men e X-2
Tempo na cadeira de maquiagem: 8-9 horas / dia
Jogando com a mudança de forma, da cabeça aos pés azul, a Mística do X-Men não foi uma tarefa fácil para a ex-modelo Victoria Secret, Rebecca Romijn. Ela foi modelada de calcinha, para pintura de corpo e cobertura de escamas, ela não estava acostumada a um trabalho como esse.
04
Ron Perlman em
Hell boy
O tempo gasto na cadeira de maquiagem: 2,5-5 horas / dia
Jake Garber, o maquiador, tanto para 'Hellboy' e 'Hellboy 2', explicou como funciona a coisa. A maquiagem Perlman foi toda feita com peças de espuma, incluindo o seu peito, um gorro, e tudo que cobria a face exceto lábio inferior.
05
Brad Pitt em
O Curioso caso de Benjamin Button
Primeiro, os maquiadores fizeram um molde da cabeça de Pitt, e então, como David Ulbrich, presidente da Digital Domain explicou ao NY Times: "Eles criaram uma escultura dele simulando seus 80 anos, em seguida fizeram uma outra simulando seus 70 anos, e mais uma que parecesse 60 anos. Então, usando um sistema de captura de movimento, eles digitalizaram o rosto de Pitt através de mais de 120 expressões. Depois de usar o corpo dois e softwares de análise de imagem, a face de Pitt idoso foi inserida eletronicamente na filmagem.
06
Martin Lawrence em
Vovózona 02
Martin Lawrence espremeu-se em uma roupa inflável de 40-50 libras, o corpo inteiro é uma prótese maquiagem para retratar Vovózona.
07
Benício Del Toro em
O Lobisomen
Tempo na cadeira de maquiagem: 3 horas / dia
O maquiador de O Lobisomen, seis vezes vencedor do Oscar, divulgou todos os detalhes da fantasia aterrorizante de Benicio Del Toro em entrevista ao EW: "A parte que cobre o nariz e seu rosto é o que chamamos de um aparelho. É composta por umaespuma, um pedaço de látex com o tecido e bordas finas que cobrem parte do rosto de Benício e misturam-se em sua própria pele ", explicou Barreto. "Então nós temos uma peruca e dentadura que mudam os dentes. A maioria dos pêlos no rosto é o que chamamos de 'ajuda'. É realmente cabelo solto que aplicamos pedacinhos de uma só vez com cola para seu rosto.
08
John Travolta em
Hairspray
Tempo na cadeira de maquiagem: 4-5 horas / dia
Transformação de Travolta em Edna Turnblad, personagem originalmente interpretado por Devine, incluía uma pele gorda, peruca, muita maquiagem, além de ter de se acostumar com a maneira de agir diferente.
O ator descreveu sua experiência, dizendo para movieweb.com: 'Você sabe, como uma mulher grávida, todos se sentem como se tivessem o direito de tocar o seu estômago, e às vezes os seios. Por que você sente que de repente você tem esse direito? Bem, todos se sentiam no direito de tocar meus seios e minha bunda.
09
Jim Carrey em
O natal do Grinch
Tempo na cadeira de maquiagem: 4 horas e mais uma hora para remover todo dia durante cinco meses
Por seu papel como o Grinch, Jim Carrey sofreu cinco meses de um "naipe cabelo", composta por um suéter individualmente tingido, mão, cabelos em um terno “spandex” lycra. O maquiador Rick Baker demorou extraordinários 4 meses para fazê-lo.
Quanto ao seu rosto, Carrey foi configurado na maquiagem com borracha e ainda tinha que usar lentes de contato de grandes dimensões.
10
Robin Williams em
Uma babá quase perfeita
Tempo na cadeira de maquiagem: 4,5 horas / dia
Ao ser 'Senhora Doubfire", o comediante Robin Williams interpreta Daniel, um dublador desempregado que se transforma em uma babá inglesa de 60 anos para poder passar o tempo com seus filhos, após o divórcio com sua esposa. Enquanto Daniel recebe de seu irmão para criar seu traje babá, o processo de composição real foi de 4,5 horas. Mas tudo valeu a pena - o filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino.
11
Ralph Fiennes em
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Eles usaram próteses mínimas para fazer a pele de Ralph Fiennes e o olhar pálido e translúcido, e veias correndo pelo seu crânio, braços e mãos. Na pós-produção, efeitos visuais digitais foram usados para reforma do nariz de Fiennes, achatando-o e acrescentando fendas para fazer parecer cobra.
12
Emma Thompson em
Nanny McPhee
Tempo na cadeira de maquiagem: 1 hora / dia
A atriz britânica Emma Thompson é sempre deslumbrante, mas em uma entrevista de 2005, ela revelou que só teve maquiagem artística de uma hora uma vez, para transformá-la em bruxa, na personagem vovó Nanny McPhee para o filme infantil de mesmo nome.
Para entrar na personagem, recebeu um nariz redondo, uma sobrancelha peluda, duas verrugas cabeludas e um dente sobressalente.
13
Marlon and Shawn Wayans em
As Branquelas
Tempo na cadeira de maquiagem: 7 horas / dia cada um
Transformar os irmãos afro-americanos Marlon e Shawn Wayans em loiras, olhos azuis e herdeiras de um hotel, na comédia de 2004 "As Branquelas" foram gastas mais de sete horas por dia, por ator. O processo foi longo e árduo, e incluiu a elaboração de moldes de rostos dos irmãos.
14
Eddie Murphy em
O Professor Aloprado
Maquiado por Rick Baker, ganhador do Oscar por seu trabalho incrível de transformação em Eddie Murphy em Sherman Klump, tanto ele como toda a sua família na sequência, "A Família Klump". Murphy, essencialmente, desaparece sob a montanha de queixo, bochechas e gordura.
http://www.mataohojeemdia.com/2010/03/super-15-transformacoes-das.html
Converse com a turma sobre as transformações dos atores para representarem seus personagens, sobre a paciência exigida para serem maquiados, sobre a habilidade dos maquiadores, sobre o tempo gasto nesse trabalho e também sobre a perfeição dos resultados. Proponha aos alunos um desafio, que após pesquisarem um pouco mais sobre essa técnica realizem a maquiagem de alguns personagens mais complexos, podendo inclusive, ser feito um trabalho de campo, em que em grupos eles podem agendar com profissionais da área a possibilidade de assistirem a sua atuação e também pesquisarem sobre a técnica através de entrevista.
Registre todos os procedimentos através de fotografia digital e monte um painel na sala de aula ou em um espaço da escola em que outras turmas possam ver.