(UESB)
Com base no esquema apresentado e nos conhecimentos sobre a fotossíntese, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05. Expansão Portuguesa na África e na Ásia
Leia as informações a seguir.
A realidade vivida atualmente pela maioria das nações africanas associa-se ao processo expansionista marítimo e ao contexto histórico do século XIX.
Identifique e explique o contexto histórico do século XIX do qual deriva o subdesenvolvimento e as guerras civis presente no continente africano.
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) O Brasil foi privilegiado com uma dádiva da natureza: rios que podem “produzir” energia renovável, limpa e de baixo custo. O país tem um potencial hidráulico de 260 GW disponíveis para geração de energia, mas nem todo aproveitável, dos quais somente um terço é utilizado até agora. Ainda assim, vem enfrentando ameaças de racionamento, não tão graves, mas persistentes. Nossas barragens regularizavam um período médio de cinco anos de chuva, incluindo os anos secos. As novas barragens estão sendo construídas para uso a fio d’água, ou seja, se chove, temos energia, se não chove, não a temos. A insegurança do sistema levou à busca de alternativas, como, por exemplo, a energia eólica e a energia solar. A energia dos ventos tornou-se acessível em termos de custo; a solar, ainda não. (MASCARENHAS, 2013, p. B7).
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, o potencial hidráulico brasileiro não aproveitável até então, estimado em quilowatts, é da ordem de
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A Primeira República no Brasil (1889-1930) iniciou com um golpe militar que derrubou a monarquia. Depois de alguns anos de profundas crises, o novo regime foi-se consolidando.
A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I. Uma figura muito comum no período é a do “coronel”, geralmente um dos grandes proprietários rurais nos municípios interioranos, o qual controlava parte da população local, que o apoiava em lutas políticas.
II. Com a ampla autonomia permitida pela Constituição de 1891, estados mais ricos e populosos, e com economia integrada ao mercado, acabaram impondo seus interesses ao restante do país.
III. A instabilidade gerada pelo golpe de 15 de novembro de 1889 acarretou uma sucessão de governos militares que caracterizaram a política brasileira ao longo de todo o período da Primeira República.
Quais estão corretas?
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(FATEC) Um aluno da Fatec Cotia deve realizar cinco trabalhos: A, B, C, D e E, que serão executados um de cada vez. Considerando o cronograma de entrega, ele estabeleceu as seguintes condições:
- não é possível realizar o trabalho A antes do trabalho B;
- não é possível realizar o trabalho A antes do trabalho D;
- o trabalho E só pode ser feito depois do trabalho C; e
- o trabalho E deverá ser o terceiro a ser realizado.
Assim sendo, o quarto trabalho a ser realizado:
- Matemática | 14.2 Prisma
A imagem a seguir representa um tijolo muito usado em alguns tipos de edificações. As duas cavidades, que o atravessam totalmente, possuem formato de prisma reto de base quadrada, com altura igual à do tijolo. As dimensões desse objeto são dadas em centímetros, conforme a imagem a seguir, considerando que a espessura, igual em todas as partes do objeto, é a região em que fica a argamassa de concreto.
O volume de argamassa de concreto presente nesse tijolo é