(PUC-PR) Leia o trecho da reportagem “Superpopulação: chegará o dia em que haverá gente demais para planeta de menos?”:
“A cada ano, nascem 81 milhões de pessoas, o equivalente à população da Alemanha. Mantido esse ritmo, passaremos dos atuais 7,3 bilhões de habitantes para 9,6 bilhões em 2050, de acordo com as projeções da ONU. Embora não dê para estimar o máximo de pessoas que cabe no planeta, sabemos que os recursos que temos por aqui são limitados. A quantidade de água (em suas diferentes formas) e de terra é a mesma há milênios e, apesar de todo o avanço da ciência, nada indica que a humanidade será capaz de ampliá-las. Quando se combina muita gente a uma mesma quantidade de recursos, o resultado é a escassez. Apenas para ficar no básico, pode faltar água e alimento para todo mundo – que dirá saneamento básico, moradia, energia elétrica.”
BARROS, Mariana. Cidades sem fronteiras. Veja.com. Disponível em:br/blog/cidades-sem-fronteiras/debate/superpopulacao/>. Acesso em: 12 mar. 2016.
A teoria ou reflexão demográfica implícita no texto é conhecida como:
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- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: 01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta. No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba. Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/ CHOCALHO MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos. Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento. Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo Fonte:https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/manual-de-brincadeiras/indicacao/confira-6-ideias-de-instrumentos-caseiros-para-as-criancas/
Enunciado:
01 tambor e 01 chocalho
MATERIAL
- Latinhas de leite ninho vazias
- Bexigas (várias cores)
- Gominha
- Cola colorida
- Gliter
- Tinta
- 01 tambor e 01 chocalho
TAMBOR
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique as crianças que o tambor é um instrumento usado em todas as culturas e em cada uma possui nomes, constituições e formas diferentes, como cilíndricas, cônica, como um barril, taça ou ampulheta.
No carnaval, o tambor é um instrumento bastante presente nas baterias das escolas de samba.
Fonte:http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o tambor com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que batam um pouco, para sentirem o som.
- Pedir aos alunos para trazer no dia marcado, latinhas de alumínio.
- Sugestão: latinhas de leite ninho vazias
- Faça uma demonstração para os alunos de como vai ser o processo para montagem do tambor.
- Pegar a latinha tampada e colocar a bexiga.
- Prenda a borda da bexiga na latinha, com a gominha.
- Decore o tambor com cola colorida, gliter e tinta.
- Usar uma vareta ou lápis para virar uma baqueta.
Anexo: modelo abaixo
CHOCALHO
MATERIAL
- Latinha de refrigerante
- Pedrinhas
- Fita adesiva
- Fitas coloridas
ORIENTAÇÕES
Antes de iniciar esta atividade, explique ás crianças que o chocalho é um instrumento que tem em sua parte interna ou externa, pequenas peças, pedrinhas, bolinhas, sementes ou guizos.
Pode ser feito de diversos materiais e pode ter diversos tamanhos e formas. Ao ser agitado, o chocalho produz um som que se origina do atrito entre as peças, ou delas com a parede do próprio instrumento.
Fonte: http://musicabrasilis.org.br/instrumentos/tambor
- Depois de ter falado sobre o chocalho com os alunos, mostre o instrumento musical original para eles. Deixem que chaqualem um pouco, para sentirem o som
- Pedir aos alunos, para trazer no dia marcado , latinhas de refrigerante vazias.
- Separar uma latinha de refrigerante e entregar para cada aluno.
- Entregar as pedrinhas e pedir que eles coloquem dentro da latinha.
- Instrua os alunos que para ter um bom som, depende da quantidade de pedrinhas que vai ter dentro da latinha.
- Auxilie os alunos quando forem colocar as pedrinhas.
- Encha algumas latinhas com mais pedrinhas e outras com menos.
- Feche a latinha com fita adesiva. Nesta etapa, auxilie os alunos.
- Peça aos alunos para usar muita criatividade e fazer uma decoração nas latinhas.
- Sugestão: colar fitas coloridas ao redor da lata ou cobrir a lata com papel com um desenho feito pelos próprios alunos.
Anexo: modelo abaixo
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Para avaliar a durabilidade e a energia elétrica fornecida por uma pilha é imprescindível conhecer a sua resistência interna (r) e sua força eletromotriz (e). A forma mais eficiente é medir a ddp em seus terminais e a corrente que a percorre. Para fazer a avaliação de uma pilha foi montado um circuito no qual dois aparelhos de medias, um voltímetro e um amperímetro além da própria pilha e mais dois resistores R1 e R2. Uma chave S foi instalada de modo a permitir duas configurações diferentes de funcionamento.
Qual dos circuitos a seguir pode representar uma possibilidade de se avaliar a pilha?
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LEIA E RESPONDA:Boa parte das estrelas do Universo formam sistemas binários nos quais duas estrelas giram em torno do centro de massa comum, CM. Considere duas estrelas esféricas de um sistema binário em que cada qual descreve uma órbita circular em torno desse centro. Sobre tal sistema são feitas duas afirmações:
I. O período de revolução é o mesmo para as duas estrelas e depende apenas da distância entre elas, da massa total deste binário e da constante gravitacional.
II. Considere que R1 e R2são os vetores que ligam o CM ao respectivo centro de cada estrela. Num certo intervalo de tempo , o raio vetor R1 varre uma certa área A. Durante este mesmo intervalo de tempo, o raio vetor R2 também varre uma área igual a A.
Diante destas duas proposições, assinale a alternativa correta.
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Disponível em: http://epocanegocios.globo.com.Acesso em: 1 ago. 2012
A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)
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