(UESB) Pesquisas indicam que são os diversos tipos de estrelas, em diferentes momentos de suas transformações, que deram origem à maioria dos elementos químicos, por meio de reações nucleares, a partir do hidrogênio. Nos primeiros momentos depois do Big Bang, a explosão que deu início ao universo, foram gerados os elementos químicos mais leves, como o hidrogênio, H, o hélio, He, e o lítio, Li. Os demais foram produzidos, progressivamente, no interior das estrelas.
Considerando-se essas informações e a Tabela Periódica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Apresente duas razões para o início da produção açucareira no Brasil
b) Apresente duas razões para o início da produção açucareira no Brasil.
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver a questão, leia o texto sobre a escravidão na África.
Desde os tempos mais antigos, alguns homens escravizaram outros homens, que não eram vistos como seus semelhantes, mas sim como inimigos e inferiores. [...] A escravidão existiu em muitas sociedades africanas bem antes de os europeus começarem a traficar escravos pelo Oceano Atlântico.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-na-Africa.htm>. Acesso em: 06 mar. 2013.
Explique as principais mudanças introduzidas pelos europeus em território africano no processo de escravidão.
- História | 6.15 Descolonização
(PUC-RJ)
Tendo como referência o mapa apresentado e os conhecimentos que você possui, analise as afirmativas seguintes com relação às independências africanas.
I. O Egito foi um dos primeiros países a conseguir a independência com a assinatura de uma declaração extinguindo a sua condição de protetorado britânico.
II. O Sudão passou por uma longa guerra entre os povos do sul e do norte, cujo principal alvo era Darfur, uma região rica em petróleo, originando a independência da região sul com a criação do Sudão do Sul, em 2011.
III. A partir de 1945, grande parte das colônias europeias na Ásia tornou-se independente, como Índia, Paquistão, Indonésia e Vietnã, influenciando na diminuição dos movimentos de descolonização na África nas décadas seguintes.
IV. 1975 foi um dos anos com maior número de independências na África, em grande medida, por causa dos movimentos de libertação da maioria das colônias portuguesas que ganharam força após a Revolução dos Cravos e o fim da ditadura militar em Portugal.
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(FATEC) Queria evitar, mas me vejo obrigado a falar na literatura da Bruzundanga. É um capítulo dos mais delicados, para tratar do qual não me sinto completamente habilitado. Dissertar sobre uma literatura estrangeira supõe, entre muitas, o conhecimento de duas cousas primordiais: ideias gerais sobre literatura e compreensão fácil do idioma desse povo estrangeiro. Eu cheguei a entender perfeitamente a língua da Bruzundanga, isto é, a língua falada pela gente instruída e a escrita por muitos escritores que julguei excelentes; mas aquela em que escreviam os literatos importantes, solenes, respeitados, nunca consegui entender, porque redigem eles as suas obras, ou antes, os seus livros, em outra muito diferente da usual, outra essa que consideram como sendo a verdadeira, a lídima, justificando isso por ter feição antiga de dous séculos ou três.
Quanto mais incompreensível é ela, mais admirado é o escritor que a escreve, por todos que não lhe entenderam o escrito. Lembrei-me, porém, de que as minhas notícias daquela distante república não seriam completas, se não desse algumas informações sobre as suas letras e resolvi vencer a hesitação imediatamente, como agora venço. A Bruzundanga não podia deixar de tê-las, pois todo o povo, tribo, clã, todo o agregado humano, enfim, tem a sua literatura, e o estudo dessas literaturas muito tem contribuído para nós nos conhecermos a nós mesmos, melhor nos compreendermos e mais perfeitamente nos ligarmos em sociedade, em humanidade, afinal.
Continuemos, porém, na Bruzundanga. Nela, há a literatura oral e popular de cânticos, hinos, modinhas, fábulas, etc.; mas todo esse folk-lore não tem sido coligido e escrito, de modo que, dele, pouco lhes posso comunicar. Porém, um canto popular que me foi narrado com todo o sabor da ingenuidade e dos modismos peculiares ao povo, posso reproduzir aqui, embora a reprodução não guarde mais aquele encanto de frase simples e imagens familiares das anônimas narrações das coletividades humanas.
(Lima Barreto. Os Bruzundangas.)
Assinale a alternativa em que a nova colocação do pronome destacado na frase é aceita pela norma culta:
- Literatura | 4.1 Romantismo
(UNISC) Considere as afirmativas abaixo, a respeito de José de Alencar.
I. Seu romance O Guarani é uma das obras mais importantes do indianismo brasileiro.
II. A obra Lucíola inaugurou o Realismo no Brasil.
III. O sertanejo é uma das obras do autor a tratar da temática regionalista.
IV. Em Escrava Isaura, José de Alencar antecipa, na literatura, a discussão promovida pelo movimento abolicionista.
Assinale a alternativa correta.