Analise a imagem e responda à questão
Cascão é um menino diferente dos outros: não toma banho, não entra em rios nem em piscinas, não anda na chuva... Ele é conhecido por ser o menino mais sujinho da turma. O que há de estranho nessa imagem?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 10. As Estações do Ano
Texto base: .
Enunciado:
Leia o texto e faça o que se pede.
Horário de verão
No Brasil, o horário de verão foi criado em 1º de outubro de 1931, com o decreto 20.466. Desde 2008, o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro.
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos do verão, com mais tempo de luz solar, para economizar energia.
Disponível em <http://g1.globo.com/brasil> Acesso em 08 mar. 2013.
Analise as datas de início das estações do ano apresentadas na figura. Compare-as com as informações do texto sobre o horário de verão.
a) Em que estação o horário de verão se inicia?
b) E em que estação ele termina?
c) Explique por que não é possível continuar o horário de verão a partir de março.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Leia o texto a seguir para responder.
“Algumas palavras, para serem encontradas no dicionário, devem sofrer algumas mudanças.” Para encontrar a palavra ouvindo, por exemplo, deve-se procurar pela palavra “ouvir”; contando, pela palavra “contar”; rindo, pela palavra ‘rir”. Já a palavra barulhando, nem com alteração, é possível de ser encontrada no dicionário. Isso porque ela é uma palavra que a autora criou para compor seu poema.
Mas é possível imaginarmos o que significa essa palavra se pensarmos em outras que conhecemos. Escreva um significado para ela considerando o sentido do texto.
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
Leia as informações a seguir.
Disponível em: <http://www.agenciadoradio.com.br/noticia.php?codigo_noticia=PDMS090031>. Acesso em: 28 set. 2012. (Adaptação.)
Essa situação, além de ser um perigo para a saúde é um desperdício injustificável de alimentos. Uma forma sustentável de minimizar esse problema e evitar o desperdício de alimentos é
- História - Fundamental | 12. Roma Imperial
Leia o texto a seguir sobre os hunos.
Os mais temidos de todos os povos bárbaros. Os hunos eram um povo originário do centro asiático. São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro de Roma as tribos germânicas que quebraram a unidade política do Império. Os hunos viviam como nômades que se dedicavam a atividade pastoril. Moravam em barracas e carroças. No entanto, eles não se limitavam apenas na criação de pasto e cavalos, eram guerreiros de raro valor. Os hunos montados em seus cavalos conseguiam manejar facilmente armas como lanças e arcos.
Disponível em: <http://www.civilizacaoantiga.com/2009/08/os-hunos.html>. Acesso em: 18 set. 2012.
As invasões germânicas estão associadas ao fim do Império Romano porque
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Bioindicador ou indicador biológico é uma espécie ou grupo de espécies que reflete o estado biótico ou abiótico de um meio ambiente, o impacto produzido sobre um hábitat, comunidade ou ecossistema, entre outras funções. A posição trófica do organismo bioindicador é uma das características mais relevantes quanto ao seu grau de importância para essa função: quanto mais baixo o nível trófico do organismo, maior é a sua utilidade, pois pressupõe-se que toda cadeia trófica é contaminada a partir dele.
ANDRÉA, M. M. Bioindicadores ecotoxicológicos de agrotóxicos. Disponível em: www.biologico.sp.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2013 (adaptado).
O grupo de organismos mais adequado para essa condição, do ponto de vista da sua posição na cadeia trófica, é constituído por: