Enrique le encantan las adivinanzas. Casa mes elige en tema y se pone a resolver adivinanzas sobre ello. Este mes le toca adivinanzas sobre las prendas de vestir. Lee una de las adivinanzas de Enrique y veas si eres capaz de resolverla. Dos buenas piernas tenemos
y no podemos andar,
pero el hombre sin nosotros
no se puede presentar. Disponible en: <http://www.elhuevodechocolate.com>. Acceso el 20 sept. 2013.
¿Quiénes somos?
Somos los p ___ ___ ___ ___ ___ ___ n___ ___.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Um edifício será construído com as seguintes características: até o 5º andar, a planta terá um formato retangular (sendo a medida do comprimento o dobro da largura) e do 6º ao 10º andar ficará um pouco mais estreito na lateral direita e, mais estreito ainda, na lateral esquerda como mostra a figura a seguir.
Continue o desenho das vistas, simplificadas nas malhas a seguir.
- Matemática - Fundamental | 20.1 Medida de Comprimento
Neste quadro, aparecem as distâncias entre algumas cidades brasileiras, em quilômetros.
Marque a opção que indica a distância entre Fortaleza e Porto Alegre.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto I
Mário, querido,
Sempre quando começo uma carta para você, eu penso: desta vez ele vai ler. Sei que deve estar ainda muito magoado comigo por eu ter voltado para a Alemanha, mas eu realmente precisava voltar para o meu trabalho aqui em Munique, para a minha terra. Na época, eu e sua mãe achamos que você devia ficar com ela. Mas agora sinto tanta falta de você, Mario. Queria que passasse uma temporada comigo, com seus irmãos, que você nem conhece. Eles têm muita vontade de conhecer o irmão brasileiro. (...)
Se eu pudesse, voava para o Brasil agora mesmo, mas você sabe como é: estou trabalhando muito, dando um curso sobre o Mário de Andrade e acabando de escrever a minha tese sobre ele.
Mário, estou esperando você.
Um beijo do seu pai, que te ama muito.
Klaus.
Luciana Sandroni. O Mário que não é de Andrade. Cia das Letrinhas, 2010.
Texto II
Banana com chocolate
Ingredientes:
6 bananas-nanicas maduras
250 g de chocolate ao leite picado
Chocolate granulado a gosto
Modo de preparo:
Deixe as bananas com casca no freezer durante 3 horas no mínimo. Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar e coloque em copo alto. Retire as bananas do freezer, tire as cascas e corte-as ao meio. Espete palitos de sorvete, banhe-as no chocolate e em seguida cubra com chocolate granulado.
Coloque-as em um prato e leve a geladeira até firmar. Sirva em seguida.
(Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-banana-chocolate-483268.shtml>.Acesso em: 12 dez. 2012.)
Na carta que Klaus escreve para seu filho, Mário, ele expõe alguns fatos e opiniões. Uma das opiniões de Klaus é que
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(IFSP) As Angiospermas são vegetais que podem apresentar diferentes tipos de raízes que se relacionam, entre outras funções, às diferentes condições ecológicas, conforme as apresentadas na tabela a seguir.
Considerando-se que um manguezal é um ecossistema típico de região litorânea, com alta concentração de matéria orgânica, baixa concentração de oxigênio, alta umidade e salinidade, espera-se que a vegetação local apresente adaptações de raízes do tipo
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Brasília é mundialmente conhecida como uma cidade planejada. Tudo no seu devido lugar: setores habitacionais, setores comerciais, setores bancários, entre outros. No projeto original desse planejamento, a arborização não foi esquecida: as árvores estão presentes tanto nas quadras residenciais quanto nas comerciais, como também entre as largas avenidas da cidade. Na escolha das espécies para arborização, são considerados vários critérios, como porte, sombreamento, épocas de floração. Um problema comum é a rachadura em calçadas e ruas, provocada pelas espécies cujas raízes crescem mais próximas à superfície. Oflamboyant, espécie muito utilizada na arborização de Brasília, proporciona bom sombreamento e produz flores com belas pétalas vermelhas ou alaranjadas.
Tendo como referência o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item subsequente.
As características do ambiente influenciam mais o crescimento das raízes de uma planta que as características genéticas da espécie da planta.