Para resolver a questão, leia o texto sobre a importância econômica da escravidão.
[...] A escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam quanto para os europeus que traficavam escravos. A acentuação da escravidão na África aconteceu porque as vendas de escravos para a América se tornou uma lucrativa atividade.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/escravidao-na-Africa.htm> (Adaptação). Acesso em: 06 mar. 2013.
A presença dos africanos no Brasil deveu-se
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A partir do texto, é possível atribuir as lâminas pontiagudas encontradas a um dos primeiros grupos humanos que habitaram o atual território brasileiro.
Lâminas construídas por povos que viveram há 9 mil anos foram descobertas no Sul do Brasil.
Aposto que na sua casa há facas, garfos e colheres. Acertei? Eles provavelmente foram feitos em uma grande fábrica, que produz uma enorme quantidade de talheres iguais todos os dias.
Estamos acostumados com isso: atualmente, existem fábricas capazes de produzir os mais diferentes objetos numa rapidez impressionante. Agora eu pergunto: antes das máquinas, como era a produção de utensílios? E muito antes… lá na Pré-História?
Arqueólogos acharam, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, lâminas de 9 mil anos atrás. Foram encontradas 101 lâminas pontiagudas que mediam até 20 centímetros. [...]
Os pesquisadores acreditam que as ferramentas podem ter servido para raspar, cortar e perfurar. Os objetos encontrados são tão variados que, provavelmente, tinham muitas funções.[...]
“Esses grupos usavam lascamentos sucessivos que deixavam a lâmina no formato de uma faca de cozinha, mas que é cortante nas duas laterais e na ponta”, conta a arqueóloga Sirlei Hoeltz, da empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas, que participou da análise dos artefatos.
[...] as ferramentas foram esculpidas em matérias-primas rochosas comuns naquela região.
[...]
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/industria-da-pre-historia/>. Acesso em: 16 abr. 2016. Adaptado.
Glossário:
Sucessivos – contínuos; que se repetem em sequência; sem interrupção.
Sobre as ferramentas, na Pré-História, é correto afirmar que:
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada.
As fichas de registro, A, B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes.
Hemograma
Ficha
A
Valores
obtidos
Ficha
B
Valores
obtidos
Ficha
C
Valores
obtidos
Eritograma
Valores de referência
4,5 a 6,0 milhões de hemácias/mm3
5,7
4,95
2,5
Leucograma
Valores de referência 4 300 a 10 000 leucócitos/mm3
2 300
7 100
6 300
Contagem de plaquetas
Valores de referência 150 000 a 450 000/mm3
160 000
12 000
270 000
É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes.
- Física | D. Capacitores
(UECE) Considere dois capacitores com diferentes capacitâncias, ligados em paralelo e conectados a uma bateria. É correto afirmar que, após carregados,
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem
.
Disponível em: <http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/2013_03_15_archive.html>. Acesso em: 17 de nov. 2015.
Enunciado:
O profissional ao lado desenvolve um importante trabalho para o processo da investigação histórica. Esse profissional é o