Texto base: Observe o mapa sobre as diversas populações indígenas existentes no território brasileiro. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/cedae/indiomap.gif> Acesso em: 10 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o mapa, a atual região do Brasil com a maior diversidade de troncos linguísticos é:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
(IFSP) A figura mostra uma peça feita em 1587 por Stefano Buonsignori, e está exposta no Museu Galileo, em Florença, na Itália. Esse instrumento tem a forma de um dodecaedro regular e, em cada uma de suas faces pentagonais, há a gravação de um tipo diferente de relógio.
Em 1758, o matemático Leonard Euler (1707-1783) descobriu o teorema conhecido por relação de Euler: em todo poliedro convexo com V vértices, A arestas e F faces, vale a relação V-A+F=2. Ao se aplicar a relação de Euler no poliedro da figura, o número de arestas não visíveis é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com o texto, de quais formas os cativos demonstravam resistência à escravidão?
De maneira geral, os escravos que fugiam iam para quais locais? Caracterize-os.
Na sua opinião, por que essa resistência acontecia?
Nos dias atuais, existe algum tipo de escravidão? Explique
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Você é o gerente de produção de uma fábrica de condutores elétricos. A empresa municipal de eletricidade solicitou um pedido urgente para o máximo possível de cabos ACSR de seus fios (aço), alumínio e cobre. Sua tarefa será definir o número de metros de cada um dos condutores a serem fabricados e o número de bobinas de cada material.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Para o autor, os jovens não deviam ser obrigados a escolher uma profissão porque
- Física
Dentro de um calorímetro que contém 4 litros de água a 15ºC colocam-se 600g de gelo a 0ºC e deixa-se atingir o equilíbrio térmico. Considerando que o calor específico da água é 1cal/gºC o calor latente de fusão do gelo é 80cal/g e a massa específica da água, 1kg/L a temperatura aproximada do equilíbrio térmico será :